Buscar

ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO7

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Abaixo estão as questões e as alternativas escolhida pelo aluno:
Questão 1
Preencha as lacunas com termos que completem o sentido do texto e assinale a alternativa correta. A
 	tem desdobramentos sociais, políticos, econômicos e, sobretudo, culturais. São alguns pontos de destaque desse processo ocorrido ao longo do século XX: oa revolução eletrônica; oos processos de descolonização e independência das ex-colônias que existiam na África, Ásia e alguns locais da América Central; oo enfraquecimento dos Estados-nacionais; oa criação de espaços sociais transnacionais; e oo surgimento de novas formas comunicação, de trabalho e de viver nas grandes cidades. Todos esses fenômenos impactaram na construção de identidades, reforçando o papel da	.
a) diversidade cultural; cultura.
b) cultura; globalização.
c) globalização; aculturação.
d) globalização; cultura.
e) pluralidade; economia mundo.
Questão 2
Uma das estratégias adotadas pelo Estado para promover ações de combate à exclusão causada pelo preconceito étnico-racial e garantir maior igualdade e justiça social para a população afrodescendente é a implementação de
a) políticas públicas e ações afirmativas, como as cotas na educação superior.
b) realização de campanhas públicas para negação do racismo, já que ele não existe no país.
c) abandono da legislação antirracista, que se mostrou ineficaz.
d) políticas públicas de segregação racial, tais como o apartheid.
e) mudanças no currículo escolar para retirar a temática relacionada ao racismo.
Questão 3
Todo o processo de desenvolvimento da antropologia de alguma maneira tem sido marcado pela ideia de evolução, o que nem sempre foi favorável às populações não-ocidentais ou não europeias e isso muitas vezes implicou em desrespeito e violência. Infelizmente, a visão europeia era de que os povos/os indivíduos que não tivessem atingido o estágio de evolução igual ao seu, estavam "atrasados". A "solução" encontrada foi "ajudar" esses grupos a alcançarem o desenvolvimento desejável, sempre tendo como meta a "civilização". Essa visão, que fundamentou uma corrente teórica que influenciou tanto a sociologia quanto a antropologia, é chamada de
a) positivismo.
b) darwinismo social.
c) marxismo.
d) liberalismo.
e) eugenia.
Questão 4
O modo de ver o mundo e os julgamentos morais e valorativos, os diferentes comportamentos e até mesmo posturas corporais são produtos de uma herança cultural e vão determinar como veremos a diferença. A consequência do fato de vermos o mundo através da lente da nossa cultura pode levar a julgamentos equivocados e preconceituosos em relação ao outro. Para que isso não aconteça devemos relativizar. Essa ideia diz respeito a um dos conceitos mais importantes para a antropologia. Estamos falando do(a):
a) preconceito
b) racismo
c) etnocentrismo
d) diversidade cultural
e) relativismo cultural
Questão 5
Com relação às relações de gênero, hoje há muita polêmica sobre a pertinência de se discutir esse tema nas escolas e o que se tem visto é que há uma forte resistência em trazer a temática para as salas de aula. E isso compromete o projeto de uma educação que valorize as diferenças e a alteridade. As relações de gênero, bem como a sexualidade, são temas que causam desconfortoPORQUE Estão cercadas de tabus e preconceitos.
Historicamente, a Antropologia tem analisado as relações de gênero em várias culturas do mundo e é recorrente o fato de haver muita desigualdade nessa área, comprometendo as relações sociais, políticas e econômicas. Além disso, universalmente a mulher é inferiorizada e desvalorizada, devendo se colocar em uma posição de submissão em relação ao homem. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
d) As asserções I e II são proposições falsas.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Questão 6
Leia a frase abaixo e faça o que se pede. Nossa pretensão é de uma sociedade não racial... Estamos lutando por uma sociedade em que o povo deixará de pensar em termos de cor... Não é uma questão de raça; é uma questão de ideias. (Nelson Mandela) Frases de Nelson Mandela. Disponível em: . Acesso em: 6 jun. 2018. Com base na discussão sobre as relações étnico-raciais, assinale a alternativa que explica como a frase de Nelson Mandela se relaciona com a realidade das nossas salas de aula.
a) O combate ao preconceito e à discriminação por questões étnico-raciais é visto hoje quase como uma obrigação do sistema escolar. Entretanto, na escola essa temática nem é tratada, uma vez que os currículos escolares não permitem essa discussão, o que inviabiliza que ela se torne um ambiente favorável para tornar as relações sociais mais equitativas e justas, menos hierárquicas e conflitivas nas suas salas de aula.
b) Ações discriminatórias se concretizam e se perpetuam em ambientes escolares e não-escolares porque a mentalidade de todos os envolvidos no processo educativo ainda não mudou como deveria e sobre isso a escola nada pode fazer, uma vez que não é o lugar próprio para que essas ações aconteçam.
c) As relações étnico-raciais na escola já alcançaram um patamar de igualdade que reflete o que diz Mandela: que não se
pode pensar em termos de cor. Alunos e professores superaram suas limitações para que hoje essas relações sejam harmônicas e respeitosas.
d) A escola é um espaço no qual é preciso criar as condições para o exercício da tolerância e do respeito ao outro porque é um lócus de aprendizagem de valores, princípios e conceitos que podem ser desconstruídos e revistos, especialmente quando geram preconceitos, causam discriminação e exclusão. Assim, é na escola que se pode superar as barreiras impostas pela cor.
e) Sobre o que diz Mandela a respeito das relações étnico-raciais, observa-se que a escola e a realidade das nossas salas de aula já estão em outra fase de superação das dificuldades até então encontradas porque muito se investiu na formação docente. Hoje, os professores estão bem preparados para lidar com essa situação.
Questão 7
As Revoluções Francesa e Industrial trouxeram muitas transformações, entre elas, a consolidação da sociedade industrial. Novas demandas e novas formas de pensamento se colocavam diante da humanidade, o que foi decisivo para a constituição das ciências sociais, sobretudo a sociologia e a antropologia, que terão a "missão" de pensar essa nova sociedade que surgia. Foram tempos muito marcados pela ideia de progresso, nas regiões em que não houvesse a industrialização e urbanização, não existiria progresso, tratando-se, portanto, de povos e países "atrasados". Assinale a teoria que fundamentou a ideia de atraso e progresso que marcou as ciências sociais, e em especial, a antropologia.
a) Positivismo
b) Marxismo
c) Evolucionismo
d) Socialismo
e) Etnocentrismo
Questão 8
O etnocentrismo é uma visão de mundo em que o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos por meio dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. Diante disso, é correto afirmar que o etnocentrismo
a) é encontrado somente nas sociedades e grupos dominantes, que não querem lidar com as diferenças.
b) é encontrado somente entre as minorias sociais ou étnicas, que são mais ignorantes.
c) é uma visão desvinculada da história das sociedades, bem como do dia-a-dia das nossas vidas.
d) é exclusivo de uma determinada época e de uma única sociedade.
e) é um fenômeno no qual se misturam os elementos intelectuais, racionais, emocionais e afetivos, levando ao preconceito.
Questão 9
A diversidade que caracteriza grupos, países e sociedades pode ser percebida na pluralidade e originalidade de identidades. Na atualidade essa diversidade assume diversas formas: raça, etnia, orientaçãosexual ou religiosa, nacionalidade, posicionamento político, hábitos alimentares etc. O conviver se torna um exercício de superação de pré-conceitos e uma luta para desenvolver conexões empáticas com o outro, acolhendo-o, estabelecendo o diálogo e valorizando suas características e pontos de vista, ainda que divergentes dos nossos. Assinale o conceito relacionado a esse exercício de se colocar no lugar do outro e reconhecer e respeitar a diversidade, básico para a antropologia.
a) Diversidade cultural
b) Racismo
c) Relativismo cultural
d) Etnocentrismo
e) Cultura
Questão 10
As noções de cultura, diversidade, identidade e relações étnico-raciais estão presentes desde os anos 1990 nos documentos oficiais do Ministério da Educação que normatizam o sistema educativo brasileiro. Nesse sentido, especialmente na educação básica, o governo tem se preocupado em:
a) Discutir a concepção, a elaboração e os desdobramentos do currículo da educação básica no Brasil, desconsiderando as particularidades e os fins de cada um dos níveis de escolaridade, já que o objetivo é a homogeneização cultural.
b) determinar a inclusão no currículo oficial das escolas brasileiras da temática História e Cultura Afro-Brasileira, sugerindo também que os conteúdos relacionados sejam ministrados no âmbito de todo o currículo escolar sem, no entanto, tornar esse tema obrigatório.
c) Definir diretrizes que sejam coerentes com a proposta de promover o debate na sociedade e no sistema educativo sobre o respeito à pluralidade cultural, além de determinar a inclusão no currículo oficial das escolas brasileiras da temática História e Cultura Afro-Brasileira.
d) reconhecer a legitimidade e a urgência de algumas das demandas trazidas pelos movimentos sociais - especialmente o movimento negro - em relação à democratização da educação no país, mas deixando para a escola a definição dos conteúdos curriculares.
e) Informar às instituições de ensino que o combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação que se manifesta na sociedade em relação às populações afrodescendente, quilombola e indígena, deve ser mantido fora da escola.
Questão 11
A palavra antropologia significa estudo do homem. Mas outras ciências, como a Sociologia, a Psicologia e a Biologia também estudam o homem. Portanto, qual seria a diferença? A diferença reside no tipo de abordagem, na forma como esse estudo é realizado e com qual objetivo. PORQUE A antropologia se propõe a entender o homem como um ser sociável, buscando na sua história tudo aquilo que fundamenta seu modo de vida e que condiciona sua visão de mundo (valores, leis, regras, tradições, ritos, mitos, comportamentos etc.), além de compreender como ele evolui ao longo do tempo sob o ponto de vista biológico. Assim, tem uma dimensão muito maior, sendo vista por alguns autores como a ciência da humanidade e do ser humano enquanto produtor de cultura. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 12
Quando se estuda a história da educação vemos que as diferenças sempre estiveram presentes, definindo como seria não só o próprio sistema educativo, mas também o perfil do professor e do aluno. Buscar as razões pelas quais essas mudanças aconteceram e avaliar o papel desempenhado pela cultura nesse processo é o objetivo da antropologia da educação. PORQUE A humanidade é alteridade, e quando nos debruçarmos sobre a educação a
partir de um olhar antropológico, estaremos em busca do que nos aproxima a partir daquilo que nos diferencia. Isso porque o objetivo maior da educação em qualquer lugar do mundo é transmitir a cultura de um povo e socializar os indivíduos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
* - Questão anulada.

Continue navegando