Buscar

Prova Online EAD Antropologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova Online 
Disciplina: 100955 - ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO 
QUESTÃO 1
O modo de ver o mundo e os julgamentos morais e valorativos, os diferentes comportamentos e até mesmo posturas corporais são produtos de uma herança cultural e vão determinar como veremos a diferença. A consequência do fato de vermos o mundo através da lente da nossa cultura pode levar a julgamentos equivocados e preconceituosos em relação ao outro. Para que isso não aconteça devemos relativizar. 
Essa ideia diz respeito a um dos conceitos mais importantes para a antropologia. Estamos falando do(a):
a ) preconceito
b ) relativismo cultural
c ) diversidade cultural
d ) etnocentrismo
e ) racismo
QUESTÃO 2
O etnocentrismo está na base da maioria dos casos de preconceito, discriminação e exclusão, sendo, muitas vezes, o resultado da ignorância e da intolerância em relação ao medo que o novo e o desconhecido podem gerar. 
Como o etnocentrismo se relaciona com o relativismo cultural?
a ) O relativismo é uma visão de mundo produzida quando adotamos nossos valores, princípios e modelos culturais como referência para olhar o "outro" e sua cultura, sem buscar captar a lógica daquela cultura, enquanto o etnocentrismo é a capacidade de captar a lógica da cultura do outro.
b ) Quando se fala do etnocentrismo e sua relação com o relativismo cultural, temos a oportunidade de rever nossos valores, nossos conceitos e nossa visão de mundo, combatemos o preconceito e a discriminação. O relativismo cultural é conceito que se contrapõe ao etnocentrismo, sendo a base para o combate a visões etnocêntricas.
c ) O relativismo, assim como o etnocentrismo, facilita a ampliação do conhecimento sobre o outro, mas também pode construir abordagens excludentes sempre que um indivíduo ou grupo entenda que só pode se afirmar se negar o outro.
d ) Trata-se do modo de pensar a diferença: enquanto pelo etnocentrismo percebemos a cultura a partir de sua própria lógica, adotando assim uma atitude antropológica, pelo relativismo reforça os preconceitos.
e ) O relativismo é irracional, frágil em termos de argumentação e inconsciente; no entanto, ao adotarmos uma atitude etnocêntrica, assumimos a postura de respeito ao outro.
QUESTÃO 3
Na atualidade há muitos temas novos colocados para discussão pela Antropologia: nacionalismos, relações étnico-raciais, novo papel da mulher e as questões de gênero, mudanças tecnológicas, o papel das novas mídias sociais, novas fronteiras e imigração, economia mundial, crises humanitárias, fundamentalismos religiosos e terrorismo, etc. Enfim, com tudo isso a Antropologia está sendo desafiada a pensar sobre o processo de _______________ , marca do nosso tempo. 
Assinale a palavra que completa o texto acima:
a ) socialização.
b ) globalização.
c ) aculturação.
d ) desintegração.
e ) homogeneização
QUESTÃO 4
Uma das estratégias adotadas pelo Estado para promover ações de combate à exclusão causada pelo preconceito étnico-racial e garantir maior igualdade e justiça social para a população afrodescendente é a implementação de 
a ) políticas públicas de segregação racial, tais como o apartheid.
b ) abandono da legislação antirracista, que se mostrou ineficaz.
c ) realização de campanhas públicas para negação do racismo, já que ele não existe no país.
d ) mudanças no currículo escolar para retirar a temática relacionada ao racismo.
e ) políticas públicas e ações afirmativas, como as cotas na educação superior.
QUESTÃO 5
Um dos fatos históricos que marcaram a história do Brasil e que serve de exemplo de choque cultural e do quanto o etnocentrismo pode ser danoso foi a violência cometida em relação aos negros africanos transformados em escravos. Essa era uma prática comum entre os colonizadores.
PORQUE
Sob o peso do não reconhecimento do outro, essa atitude foi levada ao extremo, pois para os colonizadores aquelas pessoas nem eram consideradas humanas, o que demonstra um exemplo do desrespeito à diferença e a forma como ela era pensada. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a ) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c ) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d ) As asserções I e II são proposições falsas.
e ) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
QUESTÃO 6
Quando se estuda a história da educação vemos que as diferenças sempre estiveram presentes, definindo como seria não só o próprio sistema educativo, mas também o perfil do professor e do aluno. Buscar as razões pelas quais essas mudanças aconteceram e avaliar o papel desempenhado pela cultura nesse processo é o objetivo da antropologia da educação. 
PORQUE
A humanidade é alteridade, e quando nos debruçarmos sobre a educação a partir de um olhar antropológico, estaremos em busca do que nos aproxima a partir daquilo que nos diferencia. Isso porque o objetivo maior da educação em qualquer lugar do mundo é transmitir a cultura de um povo e socializar os indivíduos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b ) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
c ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e ) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
A antropologia aparece nos currículos dos cursos de formação docente antes mesmo de se tornar disciplina nas universidades. Diante disso, porque se critica, hoje, a presença nas instituições de formação superior de professores, inclusive nos cursos de licenciatura, de professores que não têm formação pedagógica?
a ) A crítica se deve ao fato de que, sem o conhecimento pedagógico e antropológico, os professores especialistas, com experiência apenas profissional em suas áreas de atuação, não são capazes de proporcionar uma formação crítica e humanista aos futuros educadores, de respeito às diferenças e ao pluralismo cultural. 
b ) Porque argumenta-se que essa fase da escolaridade exige que o indivíduo seja muito bem preparado para "o mercado" e, nesse caso, professores especialistas em suas áreas são essenciais, sendo dispensável uma formação pedagógica, crítica e humanista.
c ) A crítica diz respeito à necessidade de formar profissionais para a docência de qualquer forma, ainda que falte aos professores especialistas uma base humanista que discuta temas relacionados a questões éticas e à pluralidade cultural, já que essas questões não são discutidas nas escolas.
d ) Uma vez que a sociedade já amadureceu a discussão sobre a alteridade e o respeito à pluralidade cultural, tendo acabado com os preconceitos, o olhar antropológico, construído ao longo da formação docente com a disciplina de Antropologia tornou-se dispensável, sendo mais adequado focar nas demandas do mercado.
e ) Porque hoje há um consenso de que professores especialistas, ao não terem passado por um curso de formação para professores, não tiveram contato com disciplinas como a de Antropologia, o que facilitaria à percepção do outro e proporcionaria trabalhar pelo respeito às diferenças.
QUESTÃO 8
A antropologia surgiu para explicar fatos, fenômenos sociais e visões de mundo que foram sendo construídos e consolidados ao longo de toda a história da humanidade. Seu objetivo é captar o ponto de vista do nativo de uma cultura, decifrar sua lógica, preferencialmente sem traçar nenhum juízo de valor sobre o que encontrar. 
Quando se assume essa atitude estamos respeitando a(o)
a ) história.
b ) etnocentrismo.
c ) homogeneidade cultural.
d ) aculturação.
e ) alteridade.
Obs: Resposta correta está na cor VERDE.

Continue navegando