Buscar

Resumo módulo 1 - TEMA 2 - Sociedade Contemporânea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociedade
Contemporânea
SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: A IDENTIDADE SOCIOPOLÍTICA DO HOMEM
A sociedade em que vivemos é algo relativamente recente do ponto de vista histórico. Vários conceitos que usamos atualmente, como patriotismo, leis escritas, liberdades e direitos individuais, ou não existiam, ou não tinham o mesmo sentido que damos a eles hoje.
Sociedade contemporânea: Movimento acelerado de mudanças nas esferas políticas, econômicas, culturais e tecnológicas que modificaram a estrutura social e o modo do homem compreender o mundo. Essas transformações são resultado do desenvolvimento do capitalismo, especialmente a partir do século XIX. Na mesma proporção, a aceleração do tempo e de ritmo de vida do homem devolveu em resposta uma paisagem social trágica: aumento das desigualdades sociais, empobrecimento da população, exploração do trabalho e miséria.
PS: A sociedade contemporânea como um produto, resultado das condições históricas e políticas, fabricado pela ascensão da burguesia e o novo modo de produção capitalista no final do século XVIII e início do século XIX.
Karl Marx: Método o materialismo histórico e dialético mostrou o modo como a produção da vida material — os bens materiais que necessitamos para sobreviver, como, por exemplo, mesa, cadeira, roupas etc. – determina uma nova relação de produção no sistema capitalista: um grupo social – a burguesia – passa a dominar outro grupo social – o proletariado. Essas classes sociais estabelecem necessariamente as desigualdades entre os homens através da exploração do trabalho. O capital e o lucro são produtos dessa relação e, ao mesmo tempo, motores da sociedade contemporânea.
Nova ordem social – burguesa – a geradora das mudanças nos hábitos, costumes, relações familiares, concepções de vida etc.
Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx formam a base teórica clássica da Sociologia. Por caminhos e métodos distintos, os três autores nos apresentam uma ciência ocupada com a relação indivíduo-sociedade. 
· Durkheim: Fato social.
· Weber: Ação social.
· Marx: Classe social.
FORMAÇÃO POLÍTICA, JURÍDICA E INSTITUCIONAL DO ESTADO
É o Estado liberal quem dá a identidade sociopolítica do que chamamos de sociedade contemporânea. O capitalismo e as ideias liberais são as bases subjacentes à vida social contemporânea. Os princípios defendidos pela burguesia formam grande parte das nossas ideias sobre direitos, deveres, justiça, bens etc. Esses princípios formam o esqueleto jurídico: Constituição.
O NASCIMENTO DO INDIVÍDUO E O CONTRATO SOCIAL: SOCIEDADES INVENTADAS
Estado de Natureza: No estado de natureza, os indivíduos seriam completamente livres, viveriam independentes, ou seja, agiriam de acordo com suas próprias regras, executariam suas atividades da forma que quisessem, e, julgariam conforme seus interesses próprios. Não existe coletividade ou sociedade no Estado de Natureza. Não existiam leis. “O mais forte vive, o mais fraco morre”.
Os homens escolheriam abandonar o estado de natureza para constituírem uma sociedade politicamente organizada, através de uma espécie de contrato no qual os indivíduos delegam parte — ou o todo — de seus poderes no estado de natureza para um “outro”, tendo em vista que esse “outro” proteja seus direitos naturais — ou parte deles. Isso é o contrato social.

Outros materiais