Buscar

Seminario Carol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quem faz parte do Comitê de Ética em Pesquisa? O Comitê de Ética em Pesquisa é composto de, no mínimo, 7 pessoas, entre homens e mulheres, profissionais de diferentes áreas e, pelo menos, um representante dos usuários.
 O que é o Comitê de Ética em Pesquisa? É um órgão institucional e tem a responsabilidade primária pelas decisões sobre a ética de pesquisas a, serem desenvolvidas na instituição, de modo a proteger a integridade e os direitos dos voluntários participantes nessas pesquisas. 
Quais as atribuições do CEP? Avaliação (e acompanhamento) dos aspectos éticos dos projetos de pesquisas envolvendo seres humanos, exercer papel consultivo e educativo, promover a discussão dos aspectos éticos da pesquisa em seres humanos, junto aos profissionais e conselheiros de saúde, e na comunidade em geral, realizar atividades tais como seminários, palestras, jornadas e cursos, receber denúncia de pessoas que se sintam, de alguma maneira, prejudicadas por alguma pesquisa.
O que o Comitê de Ética analisa nos protocolos de pesquisa?
 As pesquisas envolvendo seres humanos devem atender às exigências éticas e científicas. Para que uma pesquisa seja considerada eticamente adequada é necessário, que: O pesquisador explique do que se trata a pesquisa e o que acontecerá com quem aceitar participar, A pessoa que foi convidada a participar da pesquisa possa escolher se participa ou não.
É possível participar de uma pesquisa e não assinar o TCLE? Existem situações que são exceções, mas nesse caso o pesquisador tem que apresentar claramente a justificativa de porque não utilizar o TCLE, que deve ser aprovada pelo CEP, isso geralmente é aceito pelo CEP se for para proteger o participante da pesquisa.

Outros materiais