Buscar

GESTÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Gestão de Materiais e Patrimônio
 
Curso: Logística 
A produção representa um dos principais processos do desenvolvimento de uma empresa, neste contexto parametrizar estes processos é uma medida que envolve comprometimento do gestor logístico, além de conhecimento técnico nas boas práticas dos processos logísticos, os 4Vs da produção quando bem aplicados proporcionam a redução de custos, o aprimoramento dos setores envolvidos e uma entrega eficiente do produto ou serviço trabalhado, além de propiciar o manejo dos inputs e outputs de formar ágil e proporcionando uma transformação condizente com a expectativa do cliente final.
Os fenômenos econômicos e tecnológicos representam um impacto de mudança, muitas vezes drásticos nas aquisições de matéria prima para a produção, para tanto trabalhar seguindo essas mudanças corrobora para uma produção eficiente, (MACEDO, 2017). Seguindo esta linha de raciocínio (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2009) destaca que alinhar inputs e outputs, realizando o processo de transformação adequado, resulta em oferecer qualidade na entrega de produtos e consequentemente uma aceitação satisfatória para fornecedores e clientes.
Os inputs são as entradas de matéria primas ou serviços, que precisam passar por um processo de transformação para só então terem como resultado os outputs ou saídas, que nada mais são que o produto pronto para a utilização por seu cliente final, este conceito pode ser considerado também em aplicação de serviços. O impacto relevante da eficiente deste conceito está diretamente ligado as eficácia da aplicabilidade dos 4Vs, pois eles determinam o quantitativo das saídas segundo (SLACK, 2008), sendo eles: Volume, Variedade, Variação e Visibilidade.
· O Volume é representado pelo quantitativo de produtos na saída da produção como ocorre em redes fast food que possuem uma produção padronizada para determinados produtos e oferecem este serviço em larga escala e tempo hábil. 
· A variedade pode ser representada pelos diversos meios de oferta de serviços, como ocorrem em uma oferta de viagem marítima ou aérea onde há uma oferta de transporte de passageiros, porém com diversas formas de outputs diferente mesmo que o objetivo seja o mesmo, transporte.
· A variação pode ser exemplificada como a oferta de um serviço em situações diferentes como clima de um lugar, ou períodos culturais por exemplo.
· A visibilidade faz referência ao com uma operação está disponível ao cliente em sua forma produtiva, um exemplo a ser citado são as lojas virtuais que hoje ofertam produtos tão vem quanto as lojas físicas em busca de atrair mais cliente para o seu nicho de ofertas variadas.
REFERÊNCIAS
ALVARENGA, Henrique. Gerenciamento de operações: Projeto de Processos e 4Vs. Ilos. 2017. Disponível em: https://www.ilos.com.br/web/gerenciamento-de-operacoes-projeto-de-processos-e-4vs/. Acesso em: 6 jun. 2022.
LEÃO, Wandick . O processo de transformação: Input e Output (Entrada e Saída). Administradores. 2014. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/o-processo-de-transformacao-input-e-output-entrada-e-saida. Acesso em: 6 jun. 2022.
Macedo, E. D. F. S., & Júnior, N. N. (2017). A importância do planejamento logístico com foco no crescimento da demanda da cadeia produtiva de alimentos até 2050. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 3(3), 31-45.
Slack, N., Chambers, S., & Johnston, R. (2009). Administração da produção (Vol. 2). São Paulo: Atlas.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. Editora Atlas, 2008.

Continue navegando

Outros materiais