Buscar

GESTÃO DE MATERIAIS E PATRIMONIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Gestão de Materiais e Patrimônio
Curso: Logística
Definir etapas de processos e importante na gestão das operações logísticas, a rentabilidade de um negócio está condicionada a eficiências da aplicação dos processos. Observar aspectos como Volume-Variedade em uma Matriz, é um diferencial para atender as demandas de serviços ou produtos atreladas ao volume e a magnitude da oferta de serviços de uma empresa, há uma relação proporcional, entre volume e variedade, pois empresas que trabalham com um fluxo alto de produção possuem pouca variedade de oferta, em contra partida as que possuem um volume reduzido, tendem a ofertar mais serviços (SLACK, 2013). A Variação e o grau de visibilidade são outras características que completam os 4Vs da produção sendo estas definidas pelos tipos de serviços ofertados e os modelos de visibilidade disponíveis ao cliente nas saídas de produção.
Volume, variedade, variação e visibilidade, complementam-se em escala proporcional para definirem os inputs e outputs da produção, onde volumes baixos de produção representam baixa padronização de processos e uma alta variedade de serviço, já os volumes altos, representam uma alta padronização e uma baixa variedade, sendo correlatos entre si e proporcionalmente inversos em seus aspectos de produção, (SLACK, Nigel et al, 2013). Os processos de produção são direcionados para a transformação dos inputs, conhecer as operações de volume mitigam falhas no output, potencializam as variedades, e sistematizam a variação, maximizando a visibilidade na entrega de produtos ou serviços (RIBEIRO, 2017). O Volume está condicionado a repetição de serviços, a variedade a padronização, a variação está condicionada as mudanças do mercado, a visibilidade há exposição das atividades para os clientes, (SANTOS et al., 2018).
Os Input representam a medida da quantidade da matéria prima, como valor da matéria-prima, contratação de colaboradores, gastos concessionários, investimentos e instalações. Já os Outputs são definidos pela medida do quantitativo de produção, valor das receitas de venda ou de serviços. Para Frederick W Taylor[footnoteRef:1], produtividade é a relação entre entrada e saídas na produção, potencializadas pela qualidade da transformação que ocorre entres esses processos chamados de inputs (entrada) e output (saída). [1: Engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, (Filadélfia, 20 de março de 1856 – Filadélfia, 21 de março de 1915). Considerado o pai da Administração Científica.] 
A tabela a seguir demonstra um modelo resumido de um processo de inputs e outputs de uma operação área.
	Operação
	Inputs
	Processo
	Outputs
	Viagem 
	Companhia, manutenção, passageiros, serviços de bordo, condução, cargas.
	Translado de passageiros e cargas
	Passageiros e cargas transportados.
Adaptado pelo autor
Referências
SLACK, Nigel et al. Gerenciamento de Operações e de Processos: Princípios e práticas de impacto estratégico. Bookman Editora, 2013.
RIBEIRO, Murilo. Conheça os 4 V’s da produção e suas implicações nos custos dos processos operacionais. 2017. Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/conhe%C3%A7a-os-4-vs-daprodu%C3%A7%C3%A3o-e-suas-implica%C3%A7%C3%B5es-nos-custos-ribeiro>. Acesso em: 01 mai. 2022.
SANTOS, R. P. et al. Influência do sistema de gerenciamento no incremento da produção de café solúvel: um caso no sudeste do Brasil. Braz. J. of Develop. Curitiba, v. 4, n. 5, Edição Especial, p. 2180-2199, ago. 2018.
LEÃO,  Wandick . O processo de transformação: Input e Output (Entrada e Saída). Administradores. 2014. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/o-processo-de-transformacao-input-e-output-entrada-e-saida. Acesso em: 2 jun. 2022.
GESTÃO da Produção. Estudando Logística. 2015. Disponível em: http://estudandologaero.blogspot.com/2015/03/gestao-da-producao.html. Acesso em: 2 jun. 2022.
OS 4VS DA PRODUÇÃO: Estudo da produção do McDonalds. prezi.com. 2016. Disponível em: https://prezi.com/prmmr-qw3ibe/os-4vs-da-producao/. Acesso em: 2 jun. 2022.
AKUTAGAWA, Karla Hikari et al. Um estudo de caso realizado em restaurantes com a análise dos 4Vs da produção e os objetivos de desempenho. dep.uem. Disponível em: http://www.dep.uem.br/gdct/index.php/simeprod/article/view/1655/1523. Acesso em: 2 jun. 2022.
ALVARENGA, Henrique. Gerenciamento de operações: Projeto de Processos e 4Vs. Ilos. 2017. Disponível em: https://www.ilos.com.br/web/gerenciamento-de-operacoes-projeto-de-processos-e-4vs/. Acesso em: 2 jun. 2022.

Continue navegando

Outros materiais