Buscar

Atividade4 Projeto Integrador Planejamento Estratégico

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A evolução da tecnologia e as constantes mudanças no ambiente de negócios, além de tornarem as empresas cada vez mais eficientes, têm-nas levado a estratégias de novos modelos de gestão administrativa e de produção, a fim de produzir cada vez mais com cada vez menos (recursos). Por conta disso, têm praticado downsizing, outsourcing , reengenharia etc. Essas técnicas ou modelos de gestão geram alterações significativas em seus processos produtivos, atendendo às necessidades de sustentação do negócio, com vistas a não perder espaço no mercado.
 
A partir do texto, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I.                    Downsizing é o achatamento da pirâmide organizacional, podendo levar ou não a redução do quadro de funcionários; tem como focos a eficiência e, por consequência, os custos.
 
PORQUE
 
II.                 A função do achatamento é a redução dos níveis do organograma, revendo todos os fluxos de processos e automatizando ou modernizando a produção.
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! O processo de downsizing prevê a eliminação do excesso de burocracia, cortes de cargos, resultando ou não em demissões, levando a redução de custos, a processos de decisões mais rápidas e a aumento da eficiência.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com Maximiano (2005), “o estudo das vantagens competitivas (ou bases de diferenciação em relação aos concorrentes) permite entender as razões pelas quais os consumidores preferem um produto ou serviço, em vez de outro, e tomar decisões sobre como a empresa pode distinguir-se dos concorrentes”.
 
Uma vantagem competitiva pode significar vários pontos percentuais de distância dos concorrentes. No entanto, isso não acontece de forma singular ou espontânea, é preciso estudar todas as características do mercado, clientes, concorrentes, entre outras variáveis do ambiente de negócios, e, assim, verificar qual será a melhor estratégia a seguir.
 
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração – da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2005, p. 34.
 
Nesse contexto, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas sobre como conseguir vantagens competitivas utilizando as consagradas teorias de Porter.
 
(   ) Diferenciar-se da concorrência por meio do posicionamento claro.
(   ) Renegar o poder de barganha dos fornecedores.
(   ) Dar maior atenção às condições e aos fatores relacionadas à produção.
(   ) Por meio de maior participação de ações e interações com o governo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Michel Porter concentrou suas pesquisas na busca de vantagens competitivas por meio da análise de todas as condições e fatores inerentes à capacidade de produção. Quando respeitadas e trabalhadas em escala, podem alterar a economia de um país.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Risco é a possibilidade de ocorrências de problemas ou um resultado indesejável promovido por falhas na execução ou até mesmo no projeto do plano. Podem ocorrer também negligência, mudanças de cenários no ambiente de negócios e outros fatores. Portanto, o risco faz parte do processo. Considerando-o como inerente ao projeto, é de se esperar que os erros serão punidos, e ninguém quer assumir a culpa de algo que pode fugir ao controle.
 
A partir dessa afirmação, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I.                    Todo planejamento é fruto de uma ampla discussão – há várias pessoas envolvidas num objetivo comum e com muita vontade de tudo dar certo. Ao final, forma um grande documento teórico para ser colocado em prática, ficando sujeito a todos os riscos possíveis. Assim, é fundamental obter a aprovação de um órgão colegiado antes de sua colocação em prática.
 
PORQUE
 
II.                 Não se deve levar em conta os riscos e os erros, já que esses são inerentes ao processo de execução de um planejamento estratégico. A importância de se obter a aprovação de um colegiado se deve ao fato se conseguir apoio em todas as operações e transações do plano de ação.
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A proposição I é verdadeira, e a proposição II é falsa.
	Resposta Correta:
	 
A proposição I é verdadeira, e a proposição II é falsa.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A proposição I é verdadeira, pois o planejamento estratégico empresarial está sujeito a todas as condições possíveis e inimagináveis. Portanto, os gestores devem se resguardarem para não se comprometer além de suas responsabilidades reais e justas. Já a proposição II é falsa, pois se refere a punições por falhas e erros na execução que com certeza irão causar algum dano ao negócio.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	A análise SWOT é uma ferramenta gerencial para estudar de forma integrada todo o ambiente de negócios da empresa e fazer um diagnóstico dela, a visão conjunta dos pontos fortes, pontos fracos e algumas ameaças, permitindo até gerar oportunidades. Ao se identificarem pontos de fragilidades ou possíveis ameaças, estas devem ser eliminadas ou atenuadas. Uma técnica utilizada para elaborar e organizar a execução de ações após a SWOT para esse fim é a 5W2H. Além de organizar as ações, ela tem muitas outras funções ou vantagens.
 
Sobre as funções ou vantagens do 5W2H, assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
 
(   ) Atribui responsabilidade àqueles que devem fazer parte do processo de execução das ações.
(   ) Articula-se em tarefas em que todas devem, necessariamente, ser sincronizadas.
(   ) Serve para decomposição de ações envolvendo todos os níveis e setores da organização.
(   ) Seu ponto fraco é não ter condições de produzir um orçamento com o valor das operações para colaborar na gestão financeira.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! 5W2H é uma excelente ferramenta de gestão de projetos e planos estratégicos por envolver todos os que devem participar do plano por meio da decomposição das tarefas. Trata-se de uma técnica completa, que oferece uma visão orçamentária do plano.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“[...] não basta escolher a rota; é preciso medir se a empresa está nela. Aqui, se insere a avaliação do desempenho. Para que uma organização seja competitiva, não basta um bom planejamento estratégico. É preciso que o plano traçado seja cumprido. Portanto, é de vital importância a medição dos processos e dos resultados, tanto globais como pontuais, e sua comparação com os objetivos predeterminados”.
 
MÜLLER, C. J. Planejamento estratégico, indicadores e processos : uma integração necessária. São Paulo: Atlas, 2013, p. 81.
 
Relacione o tipo de controle promovido pelas técnicas a seguir com as respectivas características.
 
        I.            BSC
     II.            Mapa estratégico
  III.            FCS
  IV.            Pima
 
(  ) Ações e reflexos, sem indicadores mensuráveis
(  ) Indicadores balanceados mensuráveis
(  ) Controle dos detalhes de forma geral, textuais
(  ) Controle de um ou dois detalhes críticos de sucesso
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
2, 1, 4, 3.
	Resposta Correta:
	 
2, 1, 4, 3.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Todo plano deve ter vários mecanismos de controle de eficiência e eficácia, podendo sertextuais, mensuráveis, gráficos, de forma geral ou restritos. O BSC é o único que estabelece controles mensuráveis, os demais são gráficos e textuais.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Uma forma de instrumentalizar, ou seja, transformar o planejamento em uma ferramenta acessível a todos os envolvidos, de forma materializável, tangibilizado, de modo que todos possam conhecer suas fases, os desdobramentos, os detalhes dos planos e saber onde se encontram e qual seu papel com suas responsabilidades chama-se Plano Integrado de Metas e Ações (Pima). Ele se faz necessário para tirar todas as ideias, objetivos e metas da mente de seus idealizadores e colocá-los em prática.
 
Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
(  ) O Pima tem a função de fazer toda a gestão do projeto de planejamento.
(  ) A grande vantagem do Pima é a integração dos setores e pessoas envolvidas.
(  ) O Pima se apropria de todas a ferramentas, metodologias e técnicas para formar um único documento de gestão.
(   ) Trata-se de um poderoso software com um grande banco de dados, por isso consegue fazer toda a gestão do planejamento com eficácia.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A missão dessa metodologia de gestão é aglutinar todas as informações, técnicas, ferramentas e dados para formar um grande documento de gestão. Pode ser visto como um processo sistêmico (com começo, meio e fim).
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Entre os dois modelos de gestão – Just in Case e Just in Time
– existem vantagens e desvantagens. Isso é natural, até mesmo porque geralmente são modelos distintos. Analisando-os percebemos que vantagens e desvantagens são quase antagônicas. Inicialmente, esses modelos já se diferenciam em sua filosofia de produção: uma procura se dedicar à produção enxuta focando a demanda, ao passo que a outra, na produção, aproveitando ao máximo a capacidade produtiva dela, independentemente da demanda gerada.
 
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma vantagem do Just in Case .
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Maiores chances de vendas por tornarem seus produtos mais visíveis.
	Resposta Correta:
	 
Maiores chances de vendas por tornarem seus produtos mais visíveis.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Quando trabalha com estoques muito altos, ou estoque regulador, a empresa não sofre o risco de perder vendas, além do fato de que os produtos expostos aumentam as chances de vendas. Esse é o grande motor de tal modelo de produção: produzir ao máximo e colocar à disposição da força de vendas.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	É fundamental para o êxito do planejamento a formação de um comitê gestor, o qual deverá ter reuniões frequentes de acompanhamento dos planos de ações e suas devidas correções, ajustes, cobranças etc. De forma a dar transparência ao processo, o comitê deve utilizar a comunicação para manter informada toda a organização dos resultados parciais alcançados e seus benefícios a fim de continuar estimulando todos os envolvidos.  Ele passa ser uma instância não apenas de gestão, mas também de discussão, com vistas aos devidos ajustes e correção dos desvios em face dos objetivos traçados.
 
Sobre detalhes dos atributos desse comitê gestor, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
(  ) Deve operar em full time (tempo integral).
(  ) A figura do patrocinador é a mais importante.
(  ) Deve ter status de departamento formal e ter autoridade/autonomia.
(   ) Não requer múltiplas competências do gestor, por isso é uma equipe multidisciplinar.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
F, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! O formato de comitê não exige necessariamente uma equipe ou colaboradores organizados em condição de um setor formal, portanto não requer dedicação exclusiva e, assim, trabalham part time (tempo parcial). No entanto, esperam-se do gestor competências múltiplas para entender e atuar em todas as fases e setores envolvidos.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	A concentração das empresas em um espaço geográfico dos negócios pode ser uma condição favorável para produzir associações e alianças estratégicas, como é o caso dos clusters e dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Conhecidas também como arranjos estratégicos, estão intimamente ligadas a extrair vantagens competitivas para elas mesmas e também para as respectivas cidades, regiões ou até mesmo o país. A ideia desses arranjos é tornar as empresas mais fortes e competitivas, independentemente de seu grau de concorrência para que, ao dominarem as técnicas de fortalecimento, também produzam efeitos na economia local de forma conjunta.
 
A partir do ponto apresentado, considere as afirmações a seguir.
 
I.                    Os clusters e arranjos não são invenções recentes, existem desde a Idade Média, quando a união de reinos era fundamental para conquistar novos territórios. Essa técnica se mistura aos modelos e alianças estratégicas até como política econômica para gerar vantagens competitivas para um país.
II.                 Muito embora os clusters tenham em seu arranjo empresas concorrentes, a partir de certo ponto podem desfrutar das mesmas estratégicas para conquistar novos mercados.
III.              Os APLs possuem as mesmas características, ou seja, empresas concorrentes se unindo para conquistar novos mercados. A diferença está em não coabitarem o mesmo espaço geográfico.
IV.              As duas estratégias comtemplam empresas que coabitam o mesmo espaço geográfico e não são concorrentes como condição para fazer essas alianças.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III.
	Resposta Correta:
	 
II e III.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Empresas e governo podem formar uma grande parceira no que diz respeito à conquista de novos mercados. As alianças estratégicas são ideais para fortalecer empresas e negócios. Geralmente coabitam o mesmo espaço geográfico quando se referem a clusters e APLs.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com Maximiano (2005), “o método Just in Time (expressão que significa, bem na hora, no momento certo ou na hora certa) procura reduzir ao mínimo o tempo de fabricação e o volume de estoques. O princípio é estabelecer um fluxo contínuo de materiais, sincronizado com a programação do processo produtivo, para minimizar a necessidade de estoques”.
 
Esse modelo de produção, além de trabalhar com baixo nível de estoque, promove um impacto relevante nas questões ligadas à qualidade de seus produtos.
 
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração – da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2005, p. 194.
 
A partir dessa informação e de nossos estudos sobre o modelo de produção Just in Time , associe cada resultado a seguir com os respectivos fundamentos.
 
I. Redução do custo da qualidade
II. Melhora da qualidade
III. Melhor qualidade significa menores estoques
IV. Reconhecimento da qualidade
 
(  ) Insumos de qualidade possibilita a redução de estoque e de todos os custos associados a ele.
(  ) Dão notoriedade à marca e não custam mais por isso.
(  ) Como não há estoque, não há retrabalho, perdas, danos, manutenção de itens em estoque.
(  ) Com os itens de estoque permanecendo pouco tempo em estoque, não há risco de obsolescência ou prazo de validade.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
3, 4, 1, 2.
	Resposta Correta:
	 
3, 4, 1, 2.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! De fato, se os itens de estoque são de qualidade e o excesso não deve justificar a falta de qualidadee insumos não confiáveis, então é possível trabalhar estoques reduzidos e se beneficiar de todos as suas vantagens.

Continue navegando