Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE FARMACOLOGIA BÁSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE FARMACOLOGIA BÁSICA
As vias de absorção desse agrotóxico são: oral, cutânea e respiratória. Após absorver eles são rapidamente sintetizados e distribuídos pelos tecidos e as reações ocorre principalmente no fígado, o mecanismo de ação se dá pela inibição enzimática tendo como principais alvos as enzimas a acetilcolinesterase (AChE), nas sinapses químicas e nas membranas dos eritrócitos e a butirilcolinesterase (BChE) no plasma.
No caso acima citado os primeiros socorros foram iniciados imediatamente removendo as roupas do paciente para evitar maior contaminação devido as roupas possivelmente conter grande quantidade de inseticida. diante dos vários sintomas apresentados como: visão turva, fraqueza, salivação intensa, dificuldade de respirar, vômitos, Defecação e micção involuntárias, constatado intoxicação aguda.
A conduta farmacológica para resolução do caso foram: sulfato de atropina e pralidoxina. O sulfato de atropina é um antagonista muscarineo, evitamos efeitos da ACh por meio do bloqueio da sua ligação dos receptores muscaríneos nas células neuroefetoras em funções parassimpáticas e simpáticas colinérgicas, nos gânglios periféricos e no SNC, um reativador das colinesterases. A pralidoxina reverte a ligação dos organosforado com a acetilcolinesterase, usados em conjunto pois servem para reestabelecer a atividade enzimática periférica.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: 
https://www.medicinanet.com.br/conteudos/medicamentos injetaveis/3537/pralidoxima.htm 13 de dezembro 2021
https://consultaremedios.com.br/sulfato-de-atropina/bula
https://www.ecycle.com.br/organofosforados/

Outros materiais