Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNiversidade Norte do paraná 
curso de Graduação em educação física
jaqueline cristina lara Lopes
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO curricular em educação física iii: gestão educacional
São Gabriel do Oeste
2020
jaqueline cristina lara lopes
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO curricular em educação física iii: gestão educacional
Relatório apresentado à Universidade do Norte Paraná, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de estagio curricular em educação física III: gestão educacional do Curso de Graduação em Educação Física.
São Gabriel do Oeste
2020
1	LEITURAS OBRIGATÓRIAS	5
2	PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)	6
3	ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA	7
sUMÁRIO
INTRODUÇÃO 									5
1. LEITURAS OBRIGATORIAS 							6
2. PROJETO POLITICO PEDAGOGICO (PPP)				7
3. ATUAÇÃO EQUIPE DIRETIVA						8
4. PLANO DE AÇÃO									 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 								11
REFERÊNCIAS									 12
INTRODUÇÃO
No curso de Graduação em Licenciatura em Educação Física um dos principais segmentos que fazem parte do componente curricular são os estágios supervisionados realizados em âmbito escolar. Tais estágios trazem a vivencia aos futuros docentes nas situações de ensino-aprendizagem, com tal vivencia se é possível reflexões sobre o saber e o fazer pedagógico no interior e no exterior de sala.
A oportunidade de se fazer um estágio supervisionado é a chance de se inserir no cotidiano escolar e na realidade dos alunos, realizando uma pratica docente, conseguindo uma participação com orientações adequadas, colocando em pratica conteúdos teóricos e ganhando conhecimento na vivencia.
Estágios supervisionados tendem a confrontar os saberes dos futuros educadores em situações práticas vivenciando mesmo que, por pouco que seja, o que se é realmente a intervenção em âmbito escolar. Convertendo em aprendizado estes estágios, tais que por sua vez despertam no futuro educador a possibilidade de rever suas praticas pedagógicas em andamento e colocar em atuação conhecimentos adquiridos na teoria.
Ao longo desse ultimo estagio voltado para a Gestão Escolar, através desse relatório irá nos aprofundar no Projeto Politico Pedagógico entendendo como é sua estrutura e como é elaborado, assim como funciona o regimento escolar, como é a atuação da equipe administrativa e bem como é o papel do diretor escolar. Foi também elaborado um Plano de Ação voltado para a escola e sua comunidade.
1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O Estado democrático no Brasil foi instituído por meio de representantes formados legalmente pela população com voto direto, tem sua atuação, tanto da população quanto do governo, delimitada pela Constituição Brasileira. (MONTEIRO; GONZÁLES; GARCIA, 2011, p. 86).
No campo educacional a Constituição Brasileira preceitua a gestão democrática do ensino publico, sancionada na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional n° 9394/96, na qual os sistemas de ensino determinarão as normas da gestão democrática do ensino publico na educação básica, de acordo com suas particularidades. (BRASIL, 1996).
As normativas tem como principio dois elementos: “I – a colaboração dos profissionais do corpo docente na elaboração do projeto pedagógico da escola” e “II – colaboração das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes”. (BRASIL, 1996). Tais elementos precisam ser materializados nas unidades escolares, vendo que “hoje, o desafio maior é organizar políticas de governo que consigam dar cumprimento a tudo o que está disposto na LDBEN 9.394/96, fato que ainda não ocorreu plenamente” (MONTEIRO; GONZÁLES; GARCIA, 2011, p. 92).
Tais leis publicadas em diário oficial não são suficientes para garantir o processo democrático no âmbito escolar. É necessário provar o cumprimento delas.
No novo milênio a gestão escolar passa por uma grande mudança, tornando com que o diretor passe a ser o único administrador da escola que obedece às ordens provindas dos superiores. Sobressaindo que “não se trata de simples mudança terminológica e sim de uma fundamental alteração de atitude e orientação conceitual. Portanto, sua prática é promotora de transformações de relações de poder, de práticas e da organização escolar em si” (LÜCK, 2000, p.15).
O Projeto Politico Pedagógico quando elaborado democraticamente, apresenta a filosofia da escola, demonstra suas dificuldades e anseios por meio do diagnostico. “A autonomia e a gestão democrática da escola fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. A gestão democrática da escola é, portanto, uma exigência de seu projeto político –pedagógico” (GADOTTI, 2001, p. 35, grifos do autor).
No presente cenário educacional surge a necessidade de se refletir uma gestão participativa e democrática, na qual educadores, alunos, pais, funcionários, equipe gestora e comunidade local compartilhem das decisões dentro do âmbito escolar com a perspectiva de participação e a descentralização das atividades e decisões escolares. Assim, a função do diretor que é responsável, passa a ser ponderada, quando no cotidiano a sua figura de gestor, não necessita mais ser direcionada sozinho, mas que passa a gerenciar a escola em coletivo com a participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares.
2. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
O Projeto Politico Pedagógico deve ser elaborado de maneira detalhada e minuciosa envolvendo todos os segmentos e pessoas dentro do âmbito escolar, porque através dele que se norteiam todas as demais ações e atividades desenvolvidas dentro da escola, sejam elas pedagógicas ou administrativas, todas estarão presentes de forma detalhada para que ocorra uma orientação de como se agir dentro do ambiente escolar. Através do PPP surgem também outros documentos que podem nortear ações e trabalhos uma forma mais pratica do PPP seria então o Regimento Escolar.
1. Qual a função do regimento no ambiente escolar? O Regimento Escolar é elaborado também para que possa ser claramente descrita todas as competências que cada segmento, setor e pessoa dentro do ambiente escolar que tenha uma função ou cargo possam saber aquilo que compete a ele realizar no cotidiano, como exemplo o papel do diretor que deve direcionar todos os trabalhos que vai desde a elaboração do PPP do inicio ate sua aprovação e também o do regimento escolar desde o momento que são constituídas as ações e pessoas que estarão elaborando esse regimento até a resolução dele. 
2. Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar? O regimento escolar segue um padrão elaborado pela Secretaria de Educação, e no qual é modificado de acordo com as necessidades de cada instituição escolar, depois de elaborado o regimento deve articular todos os segmentos e funções para que possa ser ofertado aos alunos um ensino de qualidade.
3. ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA
1. Descreva quais são as principais atribuições do (a) diretor da escola.
O trabalho do diretor é sempre voltado ao aprendizado dos alunos, trabalho esse que compreende em saber em como os funcionários estão trabalhando para que isso ocorra da melhor forma possível desde o administrativo aos funcionários externos, convergindo para que ocorra uma melhor aprendizagem. Trabalho realizado voltado ao PPP da escola, coordenando as equipes e orientando para um melhor atendimento aos alunos, administrando finanças e repasses de verba e interagindo com a comunidade.
2. Descreva a atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes. 
O diretor é um pilar importantíssimo no cotidiano escolar visto que busca integrar as diversas funções em uma escola para que ocorra um aprendizado de qualidade a todos os estudantes e que suceda no ambiente uma harmonia entre os diversos cargos exercidos no corpo docente, o diretor intervém em conflitos, mas apenas em casos extremos. Também responsável por reuniões, buscando sempre a interação entre escola e comunidade.
4. PLANO DE AÇÃO
	Descrição da situação-problema
	Com as novas tecnologias o sedentarismovem sendo um dos vilões na vida das crianças e dos adolescentes, mas também vem afetando a vida de toda uma comunidade escolar que esta inserida neste cotidiano.
	Proposta de Solução
	Estimular aos alunos, pais/ responsáveis e a comunidade escolar a hábitos mais saudáveis de vida com palestras sobre alimentação saudável, palestra com os próprios profissionais da área de educação física inseridos na escola em como se manter mais ativo fisicamente com dicas e informações de exercícios físicos que possam ajudar contra o processo de sedentarismo.
Apresentar o exercício físico não somente como forma de lazer, mas também como prevenção de doenças futuras.
Programar um horário logo na chegada ao âmbito escolar em que todo corpo docente em conjunto com os alunos e pais a um momento de alongamento ou de aquecimento, como forma de tornar a todos mais ativos.
Incentivar aos alunos a não se limitarem somente ao espaço escolar com atividades físicas incentivando que eles tenham um convívio com a comunidade onde vivem, fazendo melhor uso das praças para que tal ação aconteça.
	Objetivos do plano de ação
	O objetivo principal desse plano de ação é tornar não só a vida dos alunos e pais mais ativa, mas também influenciar no corpo docente. Trazendo melhoras na qualidade de vida de todos, proporcionando interação social na comunidade.
	Abordagem Teórico-metodológica
	 Segundo o artigo do site Boa Saúde: Um estilo de vida saudável ajuda a manter o corpo em forma e a mente alerta. Ajuda a nos proteger de doenças, e ajuda a impedir que as doenças crônicas piorem. Isto é importante, porque à medida que o corpo envelhece, começa-se a notar alterações nos músculos e nas articulações e um declínio na sensação de "força" física. Um estilo de vida saudável inclui a saúde preventiva, boa nutrição e controle do peso, recreação, exercícios regulares, e evitar substâncias nocivas ao organismo.
Um bom estilo de vida deve ser desenvolvido o mais cedo possível em sua vida - quanto mais jovem melhor; estes hábitos devem ser mantidos durante a vida adulta e na idade madura. Fatores modificáveis do estilo de vida são a causa de 50% das mortes (entre as 10 causas mais importantes), incluindo:
- Doenças cardíacas
- Câncer
- Derrame cerebral
- Acidentes
- Doença pulmonar crônica
	Recursos
	Recursos humanos e materiais
	Considerações finais
	Visando a saúde como nosso bem mais precioso esse plano de ação é uma das maneiras que podemos inserir nossa comunidade escolar de alunos, pais e todo nosso corpo docente em um estilo de vida mais saudável, buscando incentivar essa proposta além do ambiente escolar motivando aos alunos a levarem uma vida saudável para o convivo da comunidade onde se vive, propiciando uma interação social de todos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Considerando a atual situação na qual estamos vivenciando com pandemia do vírus Covid-19 e a não realização infelizmente em pratica escolar, acredito que essa forma de estagio foi bastante enriquecedora e valida de absorção de conhecimentos. Fui inserida em uma diferente área de vivencia em âmbito de Gestão Educacional, pude entender melhor o trabalho da equipe administrativa de uma escola, como é elaborado o Projeto Politico Pedagógico e suas funções e funcionamento assim como o Regimento Escolar, e tive a oportunidade de apresentar um Plano de Ação algo que achei muito interessante e que pode trazer muita inovação para o ambiente escolar.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 24 ago. 2017.
GADOTTI, Moacir. Projeto Político Pedagógico da escola: fundamentos para sua realização. In: GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. (orgs.). Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 2001. p.33-42.
LÜCK, Heloísa. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 11-33, fev./jun. 2000.
MONTEIRO, Rui Anderson Costa.; GONZÁLEZ, Miguel Léon.; GARCIA, Alessandra Barreta. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: o porquê e seu contexto histórico. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP: UFSCar, v. 5, n. 2, p.82-95, nov., 2011.
Estilos de Vida Saudáveis e a Prevenção das Doenças. Artigos de Saúde. Disponível em: https://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/4118/-1/estilos-de-vida-saudaveis-e-a-prevencao-das-doencas.html. Acesso em 09 jun. 2020.

Mais conteúdos dessa disciplina