Buscar

EXERCICIOS EM CADEIA CINETICA ABERTA E FECHADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios em cadeia cinética aberta e fechada
O reforço da musculatura do quadríceps e dos isquiotibiais é muito importante para a reabilitação de alterações cinético-funcionais dos membros inferiores.
Você é um profissional de Fisioterapia e precisa indicar exercícios a dois pacientes. Veja a situação de cada um deles: 
Paciente 1: está  em recuperação da reconstrução cirúrgica do ligamento cruzado anterior.
Paciente 2:  apresenta processo de artrose no joelho.
Ambos expressam redução da força muscular dos extensores e flexores do joelho.
Com base nessas informações, qual dos exercícios a seguir é o mais indicado para cada paciente? Justifique sua escolha baseando-se nas forças de pressão e cisalhamento articular.
Padrão de resposta esperado
Paciente 1:  Exercício B.
Na reabilitação do LCA, o aumento de força de cisalhamento no joelho é fator limitante, pois coloca o ligamento em estresse. Por isso, deve-se dar preferência aos exercícios em CCF.
Paciente 2: Exercício A.
Nas artroses de joelho (patologia degenerativa), é preferível evitar exercícios que aumentem a força de compressão articular, para não gerar mais agressão à matriz óssea, pois esta encontra-se vulnerável. Sendo assim, é preferível, nesses casos, exercícios em CCA, apesar de ocorrer maior força de cisalhamento nessa situação.
1. 
No programa de reabilitação física de lesões neuro-musculo-articulares, o fisioterapeuta pode prescrever e utilizar exercícios em cadeia cinética aberta (CCA) e/ou em cadeia cinética fechada (CCF), podendo intercalar a sua execução em cadeia, ou seja, ora CCA ora CCF, na busca constante da assertividade em suas condutas frente ao objetivo traçado para o paciente.
Os exercícios em CCA e CCF apresentam características que podem, de fato, contribuir para a uma reabilitação física de lesões neuro-musculo-articulares muito mais assertiva e otimizada.
Sendo assim, torna-se imperioso, por parte do fisioterapeuta, conhecer algumas destas características sobre os exercícios em CCA e CCF, como, por exemplo:
I - Oferece um diminuição das forças compressivas.
II - Apresenta movimentos de co-contração.
III - Ocorre aumento das forças de aceleração e diminuição das forças de resistência.
IV - Envolve a atividade funcional de marcha.  
Note o quão importante é conhecer as características de cada exercício em CCA e CCF para um prescrição assertiva em razão dos objetivos traçados ao paciente. Dessa forma, as características dispostas nas alternativas acima correspondem, respectivamente, aos exercícios de:
B. 
CCA, CCF, CCA e CCF.
Nos exercícios em CCA, há a diminuição das forças compressivas e, consequentemente, maior força de cisalhamento articular. Nesses exercícios, ocorre o aumento das forças de aceleração e a diminuição das forças de resistência. Já nos exercícios em CCF, há contrações musculares predominantemente excêntricas, com estabilização muscular dinâmica (co-contração), proporcionando atividades mais próximas da realidade funcional, como, por exemplo, o treino de marcha. Sendo assim a resposta correta é CCA, CCF, CCA e CCF.
2. 
Em seu consultório de fisioterapia, você recebe um atleta de karatê que sofreu uma ligamentoplastia do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo há 6 meses. Após realizar a avaliação cinético-funcional do paciente, você constatou que ele apresenta déficit sensório-motor desse membro. Ainda, ele diz que, para realizar o gesto esportivo, sente dores no joelho. Diante disso, você opta por iniciar o tratamento com exercícios que estimulem um maior número de mecanorreceptores, que apresentem uma maior compressão articulare que sejam realizados em uma velocidade mais lenta.Através dessas características, o seu programa de exercícios em cadeia cinética fechada ou aberta, para esse paciente, seguiria qual sequência para atingir os objetivos?​​​​​​​
D. 
CCF, CCF e CCF.
Os exercícios em CCF apresentam características que estimulam um maior número de receptores, pois exigem que mais articulações façam parte da cadeia de movimento proposto. Ainda, a CCF diminui a força de cisalhamento articular, proporcionando maior pressão articular quando executado o movimento. Por trabalharem em cadeia com mais articulações em movimento, essas atividades, geralmente, são mais lentas. Já os exercícios em CCA estimulam um menor número de mecanorreceptores, pois ativam somente as articulações em movimento. Como essas atividades têm uma menor compressão articular, a força de cisalhamento articular aumenta. Também, apresentam, geralmente, uma execução em maior velocidade quando comparados com os exercícios em CCF.
3. 
Os exercícios terapêuticos podem ocorrer em cadeia cinética aberta (CCA) ou fechada (CCF). Cada uma dessas cadeias apresenta caracteristicas próprias. Sendo assim, assinale alternativa que faz referência à cadeia cinética aberta.
C. 
Ocorre maior cisalhamento articular.
Como o segmento distal está livre, a força-peso gera grande cisalhamento na articulação.
Na CCA, o segmento distal move-se no espaço e é sobre ele que se deve aplicar a resistência. A ativação muscular é predominante na articulação que está sendo movimentada. Como não ocorre descarga de peso ao longo do eixo do segmento, a força de compressão não é grande, entretanto, a força de cisalhamento sim.
4. 
Os fisioterapeutas, em seus programas, devem prever, em algum momento da reabilitação física, condutas com foco na prática de exercícios e gestos funcionais. Os exercícios em CCA e CCF são indicados para esse tipo de conduta. Supondo que você é fisioterapeuta e tenha que elaborar um programa para reabilitar os movimentos de pentear o cabelo, escovar os dentes e incrementar a marcha, quais os tipos de exercícios em cadeia você recomendaria para cada objetivo?​​​​​​​
C. 
CCA, CCA e CCF.
O desempenho funcional deve ser trabalhado e avaliado quando das condutas fisioterapêuticas em um programa de reabilitação física. Diante disso, os exercícios em CCA proporcionam a prática de exercícios funcionais, como, por exemplo, pentear o cabelo, escovar os dentes, abotoar o sutiã, levar o talher à boca, entre outros, e não funcionais, como exercício analítico de flexo-extensão de cotovelo.
Já os exercícios em  CCF são mais próximos da realidade funcional, otimizando as cadeias musculares, articulares e o sistema neuromotor, como, por exemplo, treino de marcha e bicilcleta. Sendo assim, os exercicios em CCF são uma excelente indicação para incremento da marcha.
5. 
O movimento está integrado dentro de uma cadeia cinética através do encadeamento e da transmissão de força dos segmentos articulados. Diante disso, o gesto funcional e o exercício terapêutico podem ocorrer em cadeia cinética aberta (CCA) ou fechada (CCF). Assinale a alternativa correta quanto as cadeias cinéticas aberta e fechada.
D. 
Durante a marcha, nos membros inferiores, ocorre uma alternância entre atividade em cadeia cinética aberta e fechada.
Durante a fase de apoio, o membro inferior está em cadeia cinética fechada, e, durnate a fase de balanceio, em cadeia cinética aberta. Tanto o agachamento quanto o leg press são exercícios em cadeia cinética fechada. O deslizamento do segmento distal na superfície de apoio é um parâmetro de progressão para os exercícios em cadeia cinética fechada. Nas atividades funcionais, ocorrem muitas variações e combinações de solicitações em cadeia cinética aberta e fechada. Para a completa recuperação muscular do quadríceps femoral, é necessária a combinação de exercícios em cadeia cinética aberta e fechada.

Continue navegando