Buscar

Rogerio unidade IV

Prévia do material em texto

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nome: Rogerio Gonçalves Custodio
RGM: 30275806
	I. Tema da aula: O sujeito e seu lugar no mundo
	II. Dados de identificação:
Série: 3º Ano
Duração: Aproximadamente 50 minutos.
	III. Objetivos: 
· Possibilitar que os estudantes construam sua identidade relacionando-se com o outro:
· Compreender as diferentes culturas;
· Ampliar sua compreensão do mundo.
	IV. Conteúdos: Relações Sociais e étnico-raciais
	V. Habilidade(s) da BNCC: (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
	VI. Desenvolvimento - Etapas (detalhar etapas):
1 – Os alunos foram reunidos na forma de roda de conversa, através de um data show com slides previamente preparados, expliquei a eles como seria desenvolvida a atividade do dia.
2 – Fizemos algumas pesquisas sobre imagens relacionadas a diversidade cultural no Brasil, em seguida, pedi para os discentes reproduzirem o desenho do mapa do Brasil. Feito isso, solicitei num segundo momento desenhos a partir das imagens que foram pesquisadas por eles. Cada aluno desenhou a si mesmo, (olhos, cabelo, braços, pernas, cor da pele etc.) para que pudessem ver as diferenças entre si e aprender que no território em que vivemos, existe uma diversidade de culturas muito grande. Assim consegui fazer com que todos dessem sua contribuição na aula, usando a criatividade e o lúdico dos discentes.
3 – Para a conclusão da aula do dia fiz uma breve consideração do que abordamos e pedi para que todos interagissem com seus comentários. Olhando o desenho do coleguinha e suas diferenças como pessoa.
	VII. Recursos didáticos utilizados: Data Show, Notebook com Internet, Cartolina, Lápis, Lápis de cor e Caneta Hidrográfica. 
	VIII. Avaliação: 
· Vale destacar que é importante para os alunos compreenderem, logo nos anos iniciais, a importância do lugar em que vivem e as diferenças entre as pessoas, uma vez que elas estão cada vez mais presentes no cotidiano dos indivíduos; 
· É importante destacar, também, a metodologia de ensino, isto é, a utilização da prática de desenhar para dar um teor prático à aula, despertando, assim, um maior interesse por parte dos alunos.
	IX. Bibliografia: 
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://novaescola.org.br/conteudo/1493/como-organizar-sequencias-didaticas
https://www.youtube.com/watch?v=aRsDawzSVgE
	X. Anexos (se houver):

Continue navegando