Buscar

Exercício avaliativo - Módulo 1- Corrupção e seus impactos na fruição dos Direitos humanos no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direitos Humanos como ferramenta de combate à corrupção
 1: Corrupção e seus impactos na fruição dos direitos humanos no Brasil / Exercício avaliativo - Módulo 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
sábado, 3 set 2022, 09:09
Finalizada
sábado, 3 set 2022, 09:29
20 minutos 26 segundos
3,00/3,00
 de um máximo de 30,00(100%)
Em discurso durante a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, o ex-secretário geral das NaçõesUnidas Kofi Annan definiu a corrupção como “uma praga insidiosa que possui um vasto leque de efeitoscorrosivos nas sociedades. Mina a democracia e o Estado de Direito, conduz a violações dos direitos humanos,distorce os mercados, corrói a qualidade de vida e permite que floresçam o crime organizado, terrorismo eoutras ameaças para a segurança das pessoas”. À luz dessa afirmação, analise a charge abaixo e responda: 
Qual das alternativas melhor articula as afirmações do ex-secretário da ONU com a reflexão suscitada pelochargista? 
Escolha uma opção:
a. As palavras de Kofi Annan são um estímulo para todos aqueles que lutam contra a corrupção, porqueevidenciam que o problema se encontra nos políticos.  
b. O discurso do ex-secretário geral da ONU revela que, na luta contra a corrupção, deve-se tomar cuidadopara não colocar em risco a segurança das pessoas. 
c. Ao evidenciar a contradição entre o discurso e a ação do militante anticorrupção, o chargista lança luzsobre o fato de que, como afirma Kofi Annan, a corrupção é um fenômeno complexo, que envolveintegrantes do Estado, do mercado e da sociedade civil. 
d. Embora o chargista ironize o famoso jeitinho brasileiro, o discurso de Kofi Annan demonstra quepequenos desvios são inofensivos quando comparados à grande corrupção. 
e. A visão de Kofi Annan, para quem a corrupção é uma praga muito difundida em nossas sociedades,corrobora a contradição apontada na charge, que demonstra que não podemos confiar nem mesmo nasforças de segurança. 
Sua resposta está correta.
Tanto o discurso de Kofi Annan quanto a charge evidenciam que, justamente por ser um problema muitodifundido em todos os âmbitos da vida social, a corrupção mina o Estado democrático de direito, porque estepressupõe que todos os cidadãos – independentemente de sua posição socioeconômica ou política – respeitemvalores fundamentais como a igualdade perante a lei e os direitos humanos. 
Exercício avaliativo - Módulo 1: Revisão da tentativa https://mooc38.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=65...
1 of 3 03/09/2022 09:35
Correto
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Leia atentamente os três trechos a seguir e responda à questão proposta: 
“Deflagrada pela Polícia Federal em maio, a Operação Sanguessuga prendeu assessores e servidorespúblicos acusados de utilizar R$ 110 milhões do Orçamento na compra de ambulâncias superfaturadas.Segundo as investigações da PF, a empresa Planam, com sede no Mato Grosso, superfaturava o preço dasambulâncias em até 110%. Além disso, a empresa entregava muitas vezes veículos com defeitos ou semtodos os equipamentos” (Fonte: G1, “Entenda como funcionava a máfia das ambulâncias”, 15/09/2006). 
I. 
“A Volkswagen admitiu que mais de 11 milhões de veículos em todo o mundo haviam sido equipados como "dispositivo manipulador" que reduzia as emissões de óxido de nitrogênio de seus motores durantetestes de laboratório. Quando as autoridades regulatórias começaram a suspeitar dos resultados, osexecutivos da empresa passaram a mentir e destruíram documentos” (Fonte: Folha de São Paulo,“Volkswagen admite culpa e pagará US$ 4,3 bi por escândalo de emissões”, 11/01/2017). 
II. 
“O jornal britânico The Times foi o primeiro a revelar, na sexta, que alguns dirigentes e funcionários dainstituição contrataram prostitutas e organizaram orgias em instalações financiadas pela Oxfam no Haiti,durante a missão humanitária depois do terremoto que destruiu o país em 2010” (Fonte: BBC Brasil, “Oescândalo sexual que põe em xeque uma das maiores ONGs do mundo”, 13/02/2018). 
III. 
Assinale a alternativa que indica corretamente, para cada caso apresentado, o setor em que ela ocorre e osdireitos humanos violados. 
Escolha uma opção:
a. I. Estado; direito à saúde; II. Terceiro Setor, direito a meio ambiente equilibrado; III. Mercado, direito anão ser submetido a tratamento degradante. 
b. I. Mercado; direito à saúde; II. Estado, direito à saúde; III. Terceiro Setor, direito à moradia.
c. I. Estado & Mercado, direito à educação; II. Mercado, direito a meio ambiente equilibrado; III. Estado,direito à habitação. 
d. I. Estado, direito à saúde; II. Estado direito a meio ambiente equilibrado; III. Terceiro Setor, direito a nãoser submetido a tratamento degradante. 
e. I. Estado & Mercado, direito à saúde; II. Mercado, direito a meio ambiente equilibrado; III. Terceiro Setor,direito a não ser submetido a tratamento degradante. 
Sua resposta está correta.
A chamada máfia das sanguessugas é o típico exemplo de corrupção em que agentes públicos e privados searticulam para obter vantagens privadas em detrimento da garantia de direitos humanos dos cidadãos, no casoespecífico, o direito à saúde. O escândalo da Volkswagen é um exemplo de que a corrupção no setor privado(Mercado) pode ameaçar os direitos humanos (no caso, o direito coletivo de terceira geração a um meioambiente equilibrado). Finalmente, os abusos cometidos por funcionários da Oxfam Internacional no Haitievidenciam que também no Terceiro Setor pode haver desvios que ameaçam os direitos humanos, como porexemplo o direito de mulheres em situação de vulnerabilidade não serem exploradas e tratadas de formadegradante. 
O trecho a seguir foi retirado do Comentário Geral no 24 do Comite ̂ da ONU para os Direitos Econômicos,Sociais e Culturais - CESCR  de 2017. Leia-o atentamente e responda à questão proposta. 
“Os Estados violam o seu dever de proteger os direitos do Pacto [Internacional sobre Direitos Econômicos,Sociais e Culturais], por exemplo, quando falham em prevenir e contrariar condutas empresariais queconstituem abusos desses mesmos direitos, ou que têm como efeito previsível conduzir a esses abusos, porexemplo, através da manipulação dos critérios para a aprovação de novos medicamentos, por não se atenderaos requisitos associados às designadas “adaptações necessárias” para as pessoas com deficie ̂ncia no quadro dacontratação pública, pela concessão de licenças de exploração de recursos naturais sem que tenham sidotomados devidamente em conta os potenciais impactos adversos de tais atividades no gozo destes direitos porparte dos indivíduos e das comunidades, por se excluírem certos projetos ou áreas geográficas do a ̂mbito deaplicação de leis que protegem os direitos consagrados no Pacto, ou através de falhas na regulação do mercadoimobiliário e da atividade dos atores financeiros que nele operam de modo a garantir a todas as pessoas oacesso a uma habitação adequada e acessível. Tais violações são facilitadas quando não existem mecanismos desalvaguarda suficientes para dar resposta à corrupção de funcionários públicos ou entre privados, ou quando osabusos de direitos humanos são deixados impunes, em resultado de corrupção judicial.” 
Qual das alternativas interpreta corretamente o trecho do documento em questão? 
Escolha uma opção:
a. O trecho deixa claro que a corrupção é um fenômeno que pode envolver apenas agentes públicos. 
b. Ao evidenciar a incapacidade do Estado de fazer frente à corrupção de seus quadros, o trecho citado dá aentender que a privatização de todos os serviços públicos é única solução possível para o problema, umavez que a iniciativa privada tem o monopólio da virtude. 
c. O texto apresenta inúmeros exemplos de como a corrupção pode colocar em risco a plena fruição dosdireitos humanos, como no caso da aprovação de medicamentos por meio da manipulação de critérios. 
d. O comentário do CESCR sugere que não existem mecanismos para reduzir  a corrupção. 
e. Ao mencionar a corrupção judicial, o texto explicita que, para combater a corrupção bastam boas leis. 
Sua resposta estácorreta.
O trecho selecionado cita diversas situações nas quais a fruição dos  direitos humanos pode ser prejudicada porcausa da corrupção, inclusive na manipulação de critérios para aprovação de medicamentos. Todas as demaisalternativas são contrárias ao que é afirmado no trecho incluído na questão.  
Exercício avaliativo - Módulo 1: Revisão da tentativa https://mooc38.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=65...
2 of 3 03/09/2022 09:35
Seguir para... Conteúdo - Módulo 2 ►
Exercício avaliativo - Módulo 1: Revisão da tentativa https://mooc38.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=65...
3 of 3 03/09/2022 09:35

Continue navegando