Buscar

Fabian-Émile Durkheim-Sociologia

Prévia do material em texto

EEEFM Severina Ramos de Oliveira
 Aluno:Fabian Chris de Lima Mendonça Turma: 3° ano manhã
 Resumo sobre Émile Durkheim:
 A partir dos estudos de Émile Durkheim a Sociologia foi vista como um objeto de análise essencial, pois as relações e as racionalidades que a regem são tão nítidas que não conseguimos observá-las, justamente pelo fato de estarmos impregnados de valores morais, um dos maiores parâmetros para o sociólogo no entendimento da sociedade é o afastamento desses dogmas.
 Dessa forma, tendo ele valores positivistas de Ausguste Comte, suas analogias sobre o senso comum são similares, com base nisso, o tratamento dos “Fatos Sociais” como coisas torna racional a maneira como os vemos, para Durkheim os fatos sociais são precursores das ações sociais, essa tese se aplica intrinsecamente quando comparamos aos “padrões da sociedade”, por exemplo: um adolescente que não tem um smartphone em pleno ano de 2020 é um absurdo, exatamente por que todos tenderem a ter é um fato social. Vemos assim que sua abordagem é crítica, contudo, condiz com vários momentos da sociedade, fortificando seu eficácia nesse aspecto. No entanto, acreditar que os fatos como assalto ou homicídio são normais e até necessários na sociedade deixa esse fundamento controvérsio.
 Em finalidade, a abordagem do suicídio por esse personagem em relação a sociedade é instigante, contudo esse tema tem muitos fatores introspectivos, logo não se aplica individualmente. Assim, os suicídios anômicos, egoístas e autruístas, especialmente o último, são ações a serem refletidas, justamente por sua impactância na história, um exemplo seria o suicídio dos Kamicazes na 2º Guerra Mundial e os soldados na guerra de maneira geral.

Continue navegando