Buscar

Prova de Fitoterapia: Uso de Fitoterápicos e Estrutura Química

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

PROVA DE FITOTERAPIA
1. Sobre produtos fitoterápicos e seus constituintes químicos, é fato que o isolamento e o refino dos princípios ativos também não são isentos de riscos, uma vez que pretende substituir o conhecimento popular tradicional por resultados provindos de algumas pesquisas analítico-científicas muitas vezes antagônicas. Além disso, ao se extrair os princípios ativos são desprezados diversos elementos existentes na planta que naturalmente se mantêm em proporções adequadas. Por esta razão , podemos afirmar que o uso de fitoterápicos de laboratório também poderia introduzir novos efeitos colaterais ou adversos, devido a ausência de sinergismo ou antagonismo parcial entre os diversos princípios ativos existentes na planta. Verdadeiro ( ) Falso ( ) (0,5 pontos).
2. A Anvisa tem publicado normas relacionadas ao regulamento de registro de fitoterápicos industrializados, as quais incluem a classificação “isento” ou “sob prescrição médica”, e as espécies vegetais inscritas nessas normas devem ser utilizadas na definição se o produto é ou não sujeito à prescrição farmacêutica. A norma vigente neste caso é a Instrução Normativa nº 02 de 13 de maio de 2014, que apresenta 44 itens dos quais 32 são espécies classificadas como “venda sem prescrição médica”, isto é, podem estar sob a abrangência da prescrição farmacêutica. É verdadeiro afirmar que: (0,5 pontos).
A. Que o Plantago (Plantago ovata),que não necessita de prescrição e devido as suas mucilagens e fibras, absorvem a água, aumentando o volume fecal e o lúmen intestinal. Deve ser dispersado em agua, podendo ser preparado horas antes, sem risco ao paciente. 
B. Pacientes imuno deprimidos, que fazem uso de Anti retrovirais, principalmente do Saquinavir, podem ingerir derivados de alho, desde que encapsulados, sem riscos ao seu tratamento.
C. A crença popular de que as plantas não fazem mal, estimulada por fortes apelos de marketing, acaba distorcendo os usos e reais benefícios das plantas. ” O conceito pré-estabelecido, popular, de que o que vem da natureza não faz mal é incorreto”.
D. Medicamento fitoterápico genérico: é o medicamento que tem sua eficácia segurança e qualidade comprovadas cientificamente junto aos órgãos federais competentes por ocasião do registro.
E. Nenhuma das Respostas Apresentadas (NRA).
3. RELACIONE AS COLUNAS: Em relação à estrutura química e sua denominação. Marque a opção correta . (1,0 pontos).
1. Alcaloide verdadeiro.( 5 ) Tratamento da malária da malária 
( 3 ) Estrutura isoprênica 
( 1 ) Boldina e escopolamina.
( 4 ) Açucares raros ou glicose.
( 2 ) Anel heterocíclico, sem átomo de nitrogênio.
2. Protoalcaloide.
3. Látex.
4. Glicona.
5. Quinolina.
A. 2,3,5,4,1.
B. 2,2,3,5,1.
C. 5,3,1,4,2.
D. 5,3,1,4,3.
E. 4,5,3,1,2.
4) Os taninos são polímeros de fenóis, moléculas formadas pela associação de outras menores chamadas flavan-3-óis (também chamados flavanóis), variando entre 2 a mais de 30 moléculas unidas. São substâncias complexas presentes em inúmeros vegetais, as quais têm a propriedade de se combinar e precipitar proteína da pele animal. São substâncias adstringentes e hemostáticas suas aplicações terapêuticas estão relacionadas com estas propriedades. Normalmente são encontrados nas folhas, frutos e sementes e classificados como taninos hidrolisáveis e condensados. Plantas que os contem, podem ser utilizadas para parar o diminuir processos diarreicos, como por exemplo brotos de goiaba.
Verdadeiro ( ) Falso ( ) (0,5 pontos).
5) Em 1926 surgem as primeiras comprovações científicas da atividade estrogênica de hormônios vegetais. Entre os compostos com atividade estrogênica, chamados fitoestrógenos. As isoflavonas ganharam destaque entre os fitoestrógenos depois que estudos apontaram que as populações asiáticas apresentam menor incidência de sintomas do climatério, da menopausa, câncer de mama, perda óssea e doenças cardiovasculares, em função de sua dieta rica em isoflavonas, compostos fenólicos. Atuam principalmente por competição no sítio de ação ou similaridade estrutural. Marque a opção errada : (0,5 pontos).
A. Os derivados de soja podem ser consumidos, sem risco de estrogenismo, em todas as faixas etárias, independente da forma de apresentação. 
B. As mulheres, no Japão e China não apresentam os mesmos sintomas das mulheres ocidentais, no período de menopausa pelo fato de consumirem a soja em sua alimentação diária.
C. A soja apesar de benefícios , é considerada uma das culturas mais transgênicas do planeta, e os riscos deste tipo de plantio ainda não são bem compreendidos.
D. Os fito hormônios contidos na soja são as isoflavonas, os lignanos e os coumestanos.
E. Nenhuma das Respostas Apresentadas (NRA).
6) Para a obtenção de extratos secos de origem vegetal, devem ser considerados o tipo de processo, uma vez que estes podem apresentar problemas relacionados a instabilidade e perda de suas atividades quando submetidos a temperaturas que causem sua degradação. Qualquer umidade descontrolada tende a desencadear muitos problemas como a alteração da durabilidade dos produtos, redução da qualidade do produto e, desenvolvimento bacteriano e posterior alterações no desempenho das substâncias ativas, entre outros. Com a técnica de atomização possível obter uma separação entre produtos solúveis e a água com uma secagem extremamente rápida e eficiente. Sem causar nenhum tipo de degradação ao produto em secagem.
Verdadeiro ( ) Falso ( ) (0,5 pontos).
7) São fitoterápicos que apresentam efeito ansiolítico, mas não apresentam efeito GABA-érgico semelhante aos diazepínicos. (0,5 pontos).
A. CAMOMILA (Matricaria recutita L.)
B. VALERIANA (Valeriana officinalis L.)
C. ERVA-DE-SÃO-JOÃO (Hypericum perforatum)
D. KAVA KAVA (Piper methysticum G. Forster.)
E. CIMIFUGA, Cimicifuga racemosa.
8) Discutir os efeitos anti gripais da Badiana (Illicium anisatum), e seus efeitos tóxicos. 
 (2,0 pontos). 
9) Discutir os efeitos adversos de 3 fitoterápicos que interfiram no mecanismos de medicamentos desagregantes plaquetários. (2,0 pontos).
10) Discutir os efeitos cicatrizantes e antiflogísticos do Aloe vera. E por que sua utilização in-natura é perigosa ? (2,0 pontos).
 Boa Sorte!