Buscar

Tipos de Sistemas ERP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tipos de Sistemas ERP
1 – ERP BackOffice para E-commerce
Ele não é bem um ERP e pode ser considerado como uma ponte de ligação ao ERP legado (vide abaixo), mas não envolve gerenciamentos fiscais e nem tão pouco contábeis. Financeiramente é mais barato, no entanto, funcionalmente pode não atender a todas as expectativas e necessidades de uma empresa.
2 – ERP Legado
Já foi muito utilizado, principalmente porque foi um dos pioneiros. No entanto, na atualidade, sofreu uma forte defasagem tecnológica frente aos sistemas ERP da atualidade, além de não ter quem realize manutenção.
Assim, optar pelo legado pode engessar processos e o custo, inicialmente menor, pode se transformar em prejuízos mais à frente com a necessidade de investir em outros softwares ou mesmo readequando equipes de trabalho com atividades manuais que poderiam estar automatizadas.
3 – ERP Engessado
É um tipo de sistema ERP bem mais barato. No entanto, como o próprio nome já indica, ele não oferece tantos recursos funcionais para a empresa. Se a intenção de sua empresa é crescer, este tipo de ERP Engessado não é recomendado.
O custo menor inicial também pode se transformar em prejuízo no futuro, ao ter que adquirir sistemas mais sofisticados, readequar processos e treinar novamente equipes de trabalho.
Tipos de Sistema ERP: Conheça os Principais
Escolher um sistema ERP para a sua empresa deve levar em consideração uma série de fatores ou, como já adiantamos logo acima, o “investimento” vai se transformar em “prejuízo”.
Ao procurar por este sistema, é necessário ter um entendimento sobre as reais necessidades da empresa e também tentar conhecer bem os recursos e funcionalidades tecnológicas dos principais tipos de sistema ERP no mercado. Conheça então os principais:
• Sistema SAP
É um sistema poderoso, com sua estrutura em Nuvem e projetado para conseguir atender as necessidades de empresas de todos os portes. Seu custo é um tanto elevado, mas é funcional.
O SAP serve para fornecer informações. Baseando-se dados e analisando tudo o que foi processado, o sistema produz as informações necessárias para tomar decisões e pode ser interpretado por quem as utiliza.
• Sistema Totvs
Ficou recentemente bem conhecida, principalmente por seu investimento em propaganda e marketing, projetando-a de vez no mercado. Foi estruturado como mobile-first como foco, e é uma ferramenta 100% integrada à Nuvem.
Ela oferece soluções tecnológicas a empresas de todos os portes, incluindo softwares de gestão, plataformas colaborativas e consultoria empresarial.
• Sistema Oracle
Muito conhecido e utilizado no mercado, se apresentando como uma das principais soluções deste. Também está totalmente na Nuvem (ERP Cloud) e apresenta soluções completas para os softwares ERP de sua empresa.
Analisa e desenvolve de projetos de sistemas Oracle, levanta requisitos, mapeia processos e realiza modelagem de dados, com objetivo de estudar e implementar sistemas de acordo com as regras de negócio. Analisa o desempenho de sistemas implantados, soluciona problemas técnicos e elabora manuais.
• Sistema Linx
O Linx pode ser considerado um verdadeiro especialista em softwares de gestão empresarial (ERP e POS). Foi criado em 2004 e é totalmente focado no varejo brasileiro. Ele é muito importante na integração de lojas físicas, por exemplo, e também é muito conhecido no mercado.
Tipos de ERP mais usados
Ao considerarmos os tipos de sistemas ERP que existem versus os tipos de ERP no mercado, o que se tira de conclusão é que praticamente todos consideram os recursos ERP Cloud como fundamentais.
O entendimento disto é fácil, afinal, toda a informação estará à disposição de qualquer colaborador, previamente autorizado a acessar a mesma, em qualquer lugar do mundo, bastando, para tanto, ter acesso à internet.
E então ainda pode ficar a dúvida: qual sistema de gestão empresarial escolher? Nossa dica é um sistema que já está no mercado há bastante tempo e é um dos mais usados no mercado e por inúmeras empresas, principalmente as de pequeno e médio portes.
Estamos falando do GestãoClick, um sistema ERP online bem completo e consegue integrar diversas áreas da empresa, automatizando-as e facilitando muito a vida do gestor e de todos os colaboradores.
Quase totalmente intuitivo, não requer muito treinamento, o que representa em ganho operacional mais que satisfatório para organização e inclui módulos como gestão de estoque, financeiro, contábil, orçamento e vendas, nota fiscal eletrônica, controle de acesso e muitos outros.
Funcional, também tem sua plataforma baseada em Nuvem, o que, como já foi demonstrado até aqui, é de suma importância para este tipo de recurso tecnológico.

Continue navegando