Buscar

AVA2 - Oficina de leitura e interpretação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho AVA2
Nome: João Vitor Moreira Santiago
Matricula: 20213304015
A leitura é um instrumento essencial para a formação e o desenvolvimento de uma pessoa, pois está diretamente relacionada ao aprendizado e desenvolvimento do conhecimento, tendo assim um papel social de grande relevância na sociedade, tanto para pesquisa educacional como suporte diante dos problemas sociais, políticos e econômicos.
As diversas formas de literatura disponíveis: comerciais, musicas, telenovelas, podcasts, tiras, charges, exigem um grau de leitura e compreensão baseadas em um conhecimento prévio.
Infelizmente, vivemos em uma geração onde a leitura esta ficando cada vez mais pra traz. Segundo estudos realizado pela AgenciaBrasil, de 2015 a 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%. Já os não leitores, ou seja, brasileiros com mais de 5 anos que não leram nenhum livro, nem mesmo em parte, nos últimos três meses, representam 48% da população, o equivalente a cerca de 93 milhões de um total de 193 milhões de brasileiros.
Um exemplo bem fácil de observar a falta que a leitura faz é na escola. Atualmente, muitas crianças e adolescentes, não conseguem interpretar um texto simples, elas vão mal na matemática, não porque não sabem as formulas, mas sim porque não sabem interpretar o que a questão esta pedindo.
O habito da leitura traz inúmeras vantagens à nossa vida. A primeira, e em minha opinião a mais importante, devido à quantidade de informações instantâneas que a internet proporciona, é o aperfeiçoamento do nosso pensamento critico. Quando interagimos com um texto publicado e nos permitimos ter um ato de reflexão sobre aquilo que estamos lendo, somos manipulados se não tivermos conhecimento. Devemos tomar mais consciência da importância de uma boa leitura, pois somente ela pode nos permitir um bom aprendizado.
Não parando por ai, a leitura também tem como conseqüência o aumento do nosso vocabulário, melhorando nosso poder de argumentação e oratória.
Finalmente, a leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou de revistas e livros. Podemos nos entreter ao mesmo tempo em que fazemos uma reflexão sobre a realidade, ou simplesmente optar por fugir das dificuldades que enfrentamos em nosso dia a dia, despertando nossos sonhos, curiosidades e criatividade.

Outros materiais