Buscar

PRÉ PROJETO TCC NOVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRÉ - PROJETO DE TCC
	
1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
	
ALUNO: HUDSON DOS SANTOS ALVES
	
MATRÍCULA: 201502309513
	
CAMPUS: ESTACIO DE SÁ CABO FRIO
	
E – mail: HHUDSONALVES17@GMAIL.COM
	
TEMA
	
IMPLANTAÇÃO E LOGISTICA NO CANTEIRO DE OBRAS
	
2- JUSTIFICATIVA
	A indústria da construção civil representa um setor de muita importância econômica em grande parte dos países. No Brasil, este setor passa por um período de muitas mudanças positivas que visam melhorar seu desempenho, garantindo maior segurança, rapidez, economia e prática no seu desenvolvimento. Qualidade e produtividade tornaram-se, mais do que nunca, temas obrigatórios a serem discutidos pelas empresas do setor construtivo. 
A produtividade está intimamente ligada ao poder de utilização dos recursos produtivos disponíveis em uma empresa, tal como espaço físico, ferramentas, mão -de-obra, insumos, transporte, entre outros. Isso faz com que o planejamento seja fundamental na implantação do canteiro. Um canteiro de obras bem projetado tem impacto significativo sobre os custos e a durabilidade de uma obra.
 
O planejamento do canteiro apresenta um papel fundamental na 
eficiência das operações, cumprindo sempre os prazos, custos e qualidade da construção, os gerentes geralmente aprendem a realizar as atividades somente através das tentativas e erros, ao longo de muitos anos de trabalho. 
Nesse cenário, fica a pesquisa propõe estudar o sistema produtivo da construção civil, da concepção do terreno até a definição dos transportes internos, sempre envolvidos pelas normas técnicas disponíveis, a fim de que se possa contribuir no auxílio das empresas e gerentes de obras.
	
OBJETIVOS 
3- IMPLANTAÇÃO E LOGISTICA NO CANTEIRO DE OBRAS
	 
 3.1 – OBJETIVO GERAL
	
O setor da construção civil desenvolveu-se, ao longo dos anos, de maneira informal, o que refletiu na desorganização do canteiro de obras, uma vez que falamos de decisões vinha sendo executada à medida que os problemas iam acontecendo. Entretanto, bastantes estudos vêm mostrando que não há mais espaço para esse tipo de conduta, uma vez que é no canteiro que todo o processo produtivo se desenvolve, fazendo com que as empresas busquem cada vez mais desenvolver o seu planejamento prévio de todas as ações a serem feitas.
	
 3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
	
A sua organização em si vem tornando um foco importante no canteiro de obras, cada tipo de canteiro corresponde uma forma de organização, já que existem diferentes formas de transporte e movimentação de materiais e operários, diversos tipos de equipamentos, localização das instalações do canteiro entre outros. A sequência de execução das atividades também variará conforme o planejamento podendo existir várias frentes de serviço sendo executada ao mesmo tempo e planejado sempre no canteiro. 
Nesse cenário, este trabalho possui o objetivo de analisar o planejamento do sistema produtivo da construção civil, com projetos de canteiro de obras, a partir de revisão bibliográfica, constatando que tal planejamento é fundamental na busca por aumento da qualidade e produtividade no canteiro, assim como o aumento da segurança e satisfação dos trabalhadores. Vale destacar que o sucesso de qualquer ideia ou modelo de planejamento só será alcançado com dedicação total do material humano envolvido, procurando sempre satisfazer aos anseios mais amplos da empresa e suprir as necessidades dos trabalhadores envolvidos. 
	
4- METODOLOGIA
	
Este capítulo propõe descrever os procedimentos metodológicos que embasam esta pesquisa, que, com base nos objetivos, se caracteriza como exploratória, e baseada nos procedimentos técnicos utilizados, levantamento bibliográfico. 
Para Cervo et al. (2007), a pesquisa exploratória dispensa a formulação d e uma hipótese, restringindo-se em definir os objetivos e buscar informações sobre o assunto de estudo, sendo recomendada quando se tem pouco conhecimento acerca da problemática estudada, enquanto que para Gil (2002) a pesquisa bibliográfica é desenvolvida baseada em material já elaborado, tendo nos livros e artigos científicos as suas principais fontes.
O trabalho constituiu -se em duas etapas, sendo que a primeira foi responsável pelo levantamento bibliográfico referente ao assunto, procurando obter a maior quantidade e qualidade de informações possíveis, para a partir daí organizá-las em tópicos a serem apresentados em seções.
 A segunda etapa da pesquisa conta com um layout de canteiro de obras (Anexo), em um terreno hipotético de 800,00 m² com área construída de 282,60m. Em relação a construção, será adotado o concreto como método construtivo da estrutura. As paredes serão de alvenaria, as telhas cerâmicas e a estrutura do telhado em madeira. Estima-se que o pico máximo de trabalhadores no canteiro é 18 pessoas. 
O layout foi desenvolvido utilizando o software de desenho Auto Cad (Autodesk) e sempre norteado pelos princípios expostos na pesquisa.
Parte superior do formulário
	
5- REFERENCIAL TEÓRICO
	
Nas seções seguintes, é apresentada uma sistematização das diretrizes sugeridas por vários autores, porém se restringindo somente àquelas aplicáveis ao tipo de canteiro abordado nesta pesquisa, ou seja, canteiros de obras de edificações se resume em residenciais e/ou comerciais de múltiplos pavimentos. 
Esta colocação faz-se necessária pois a transformação da literatura estrangeira disponível frequentemente reporta-se a obras de grande porte, tais como usinas nucleares ou barragens. Outro aspecto a observar é o fato destes artigos tratarem de construções desenvolvidas em países de primeiro mundo, portanto inseridas em uma realidade cultural, socioeconômica e tecnológica que determinam certas exigências e práticas ainda não aplicáveis à realidade brasileira. 
Como ilustração das particularidades destes artigos, pode ser citada a atenção que estas publicações dirigem a itens como normas de segurança, áreas para estacionamento de automóveis e a necessidade de se planejar estradas para acesso à obra.
	
6- REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
	
Este pré-projeto foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas independentes do período e nacionalidade focada sim em planejamento em canteiros de obras, como objetivo de adquirir conhecimento focadas na área da construção de forma geral.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Preparo, controle e recebimento de concreto: NBR 12655. Rio de Janeiro, 1992. 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. (2014). NBR ISO 11228-3 Ergonomia – Movimentação Manual – Parte 3: Movim entação e cargas leves e alta frequência de repetição. Brasil
OLIVEIRA., M. et al. Sistema de indicadores de qualidade e produtividade para a construção civil: manual de utilização. Porto Alegre: SEBRAE I RS, 1995.
SCARDOELLI, L. et al. Melhorias de qualidade e produtividade: iniciativas de empresas de construção civil. Porto Alegre: SEBRAE I RS, 1994. 280 p 
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 18 – Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção. R edação dada pela Portaria n° 4, 4 de julho de 1995. Manuais de Legislação – Segurança e Medicina do Trabalho, Ed. Atlas, São Paulo, 6 1ª Ed. , v.2. p. 246- 307, 2007.
SOUZA, U.E. L. Projeto e implantação do canteiro. 1. ed. São P aulo: Tula Melo, 2000. Coleção primeiros passos da qualidade no canteiro de obras.
LOBO, Renato Nogueirol; SILVA, Damião da. Planejamento e controle da produção. Érica, 06/2014. 
10 dicas para aumentar a eficiência no canteiro de obras. 2017. Disponível em: https://www.sienge.com.br/blog/10-dicas-para-aumentar-a-eficiencia-no-%0Acanteiro-de-obras/. Acesso em: 28 dez. 2017.

Continue navegando