Buscar

PLANO_DE_PROJETO_FINAL_EM_ENGENHARIA (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO DE PROJETO FINAL EM ENGENHARIA
	Informações sobre o aluno
	Nome:Lucas Dantas de Andrade
	
	Matrícula: 201708254153
	
	
	INTRODUÇÃO
	
	Observando a evolução das tecnologias presentes no meio da construção civil é notório percebermos a diferença entre o desenho técnico, usado inicialmente para a pré-visualização técnica de um projeto de obra, para as ferramentas gráficas, famosos “CAD´s” (sigla derivada do inglês Computer-aided design). Os programas graficos possuem o mesmo objetivo que o desenho técnico, visto com a facilidade de utilização e compartilhamento de seus projetos bem maior. Prometendo diminuir e os erros e agilizar o processo, as ferramentas “CAD´s” ganharam notoriamente espaço no meio da construção civil.
Por sua vez, o desenho técnico tradicional vem perdendo espaço no mercado, já que a disponibilidade de um computador cresce exponencialmente. O tempo de aprendizado para dominar técnicas mais avançadas de figuras tridimensionais, a excessiva quantidade de ferramentas necessária pra sua execução e a dificuldade de compartilhar esses processos são fatores que, contribuem para o domínio dos “CAD´s”
	
		JUSTIFICATIVA
	Entender como o avanço da tecnologia acontece e quais impactos geram, e de suma importância para qualquer área tecnológica. A engenharia civil não e diferente disso, já que diferentes tecnologias vêem impactando diretamente na forma de se trabalhar.
Comparar e mostrar essas tecnologias, ajuda tanto na compreensão do estudante de como a engenharia evoluiu , quanto a do engenheiro que tem anos no mercado de trabalho, mas utiliza uma ferramenta “ultrapassada”.
	
	Descrição dos objetivos
	Geral: Observar os impactos da modernização das ferramentas de desenho e planejamento estrutural na construção civil.
	
	Específicos: apresentar uma comparação do tempo e qualidade de planejamento. com e sem os programas auxiliares
Entender como isso impacta a construção civil.
	
	PROCEDIMENTOS DE INVESTIGAÇÃO E PESQUISA (METODOLOGIA)
	 Elaborar os mesmos projetos em CAD e desenho técnico, com dificuldade simples, media e avançada. Tais com todos os recursos necessários disponíveis.
 Anotar e comparar diretamente o tempo levado para conclusão de cada um. Comparar também o numero de erros e o tempo para concertá-los.
 Interpretar os dados e, compará-los com artigos e monografias que apresentam dados semelhantes.
	PRINCIPAIS CONCEITOS ACADÊMICO (REFERENCIAL TEÓRICO)
	Não consegui fazer o referencial teórico, peço orientação.
	BIBLOGRAFIA
	Janaina Carneiro Marques: “O Ensino do Desenho Técnico e suas relações com a História da Matemática, da Arquitetura e a Computação Gráfica”. Disponível em: https://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd3_janaina_marques.pdf
DR. Eng. Marcio Fontana Catapan: “apostila de desenho técnico UFPR”. Disponível em: http://www.exatas.ufpr.br/portal/degraf_marcio/wp-content/uploads/sites/13/2014/09/Apostila-DT-com-DM.pdf
Gabriel Fernandes Saldanha: “Historia dos softweres: o AutoCAD e suas contribuições para as engenharias e arquitetura”. Disponivel em: https://razor.com.br/blog/tecnologia/historia-do-autocad/

Outros materiais