Buscar

PH - AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0165 PSICOLOGIA HOSPITALAR
	Tipo de Avaliação: AV2
	Data: 10/06/2014
	
	 1a Questão (Ref.: 201201243815)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Lucas estava em uma aula de Psicologia Hospitalar e o professor perguntou se ele sabia qual era o objeto de estudo da psicossomática. Lucas respondeu que o objeto de estudo da Psicossomática consiste nos mecanismos de interação entre as dimensões mental e corporal da pessoa. O professor considerou a resposta de Lucas.
		
	
	Errada
	
	Enganada
	
	Equivocada
	
	Inadequada
	 
	Acertada
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201261358)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A intervenção do psicólogo que atua em uma UTI-adulto envolve o paciente, a família e a equipe de saúde. Quais são as principais atribuições do psicólogo junto ao paciente em uma unidade de terapia intensiva?
		
	
Resposta: O Psicólogo dá ao paciente atenção psicológica (biopsicossocial); promove o suporte à família levando-a a conhecer o ambiente da UTI, esclarecendo sobre instrumentos a serem utilizados com o paciente e possiveis procedimentos que poderão ocorrer durante a visita. Informa sobre a impossibilidade de visita ou a visita de curta duração.
	
Gabarito: ¿Assistir o paciente; ¿Atender aos fatores que influenciam sua estabilidade emocional; ¿Orientar e informar sobre as rotinas da UTI; ¿Avaliar a adaptação do paciente à hospitalização. ¿Avaliar o estado psíquico do paciente e sua compreensão acerca do seu diagnóstico, além das reações emocionais frente à internação e à doença.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201299364)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A psicologia hospitalar coordena as atitudes dos profissionais da saúde e administra as melhores intervenções diante dos momentos de dor e sofrimento. Sobre este assunto leia as afirmativas abaixo e marque a resposta correta:
I - A função da Psicologia Hospitalar é ensinar aos profissionais da saúde a melhor maneira de atender os mais variados perfis de pacientes que chegam ao espaço da internação.
II - O psicólogo hospitalar visita os leitos, atende os pacientes da emergência, dá suporte às mães de recém-nascidos, ajuda a fornecer notícias de perdas familiares e ajuda os pacientes a enfrentar a doença com vigor e fé na recuperação.
III - A escuta é considerada o caminho menos indicado para a recuperação e tratamento.
Está correto apenas o que se afirma em:
 
		
	 
	I e III
	 
	I, II e III
	 
	I e II
	 
	II e III
	 
	II
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201214422)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O trabalho nas comunidades sobre os riscos de gravidez na adolescência ou contágio do vírus da AIDS é um exemplo de:
		
	
	Prevenção quaternária.
	
	Prevenção secundária.
	
	Prevenção de doenças
	 
	Prevenção primária.
	
	Prevenção terciária.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201243809)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Rita é psicóloga em uma unidade hospitalar. O modelo de gestão do hospital ainda é baseado na burocracia e verticalização, o que faz com que a equipe de saúde e todos os outros colaboradores do hospital tenham pouco contato com o gestor e com as decisões que são tomadas. Rita está buscando facilitar a comunicação entre o gestor e a equipe de saúde para que novos projetos sejam implantados na unidade. Correlacionando o caso em que Rita está contextualizada com os estudos acerca da humanização em ambientes médicos, é correto afirmar que:
		
	
	Rita está agindo adequadamente, pois dentro do espaço organizacional, as pessoas devem ser tratadas como material humano. Devem ser vistas como empregados que cumprem tarefas designadas pelo gestor e não tem participação na sua produção e nos resultados destas.
	
	Rita está agindo inadequadamente, pois dentro do espaço organizacional, as pessoas devem ser tratadas como parceiros, e não mais como ¿material humano¿. Devem ser vistas como colaboradores agrupados em equipes, que desenvolvem metas negociadas e compartilhadas.
	 
	Rita está agindo adequadamente, pois dentro do espaço organizacional, as pessoas devem ser tratadas como parceiros, e não mais como ¿material humano¿. Devem ser vistas como colaboradores agrupados em equipes, que desenvolvem metas negociadas e compartilhadas.
	
	Rita está agindo inadequadamente, pois dentro do espaço organizacional, as pessoas devem ser tratadas como material humano. Devem ser vistas como empregados que cumprem tarefas designadas pelo gestor e não tem participação na sua produção e nos resultados destas.
	
	Não há correlação entre o caso em que Rita está contextualizada e os estudos acerca da humanização em ambientes médicos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201243772)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A função da Psicologia Hospitalar é ensinar aos profissionais da saúde a melhor maneira de atender os mais variados perfis de pacientes que chegam ao espaço da internação. Ela coordena as atitudes dos profissionais da saúde e administra as melhores intervenções diante dos momentos de dor e sofrimento. Ofereça argumentos que esclareçam o papel e a atuação do psicólogo no hospital:
		
	
Resposta: A escuta psicológica e o acolhimento ao paciente são fundamentais. O Psicólogo hospitalar visita os leitos, atende os pacientes de emergência, dá suporte às mães de recém-nascidos, ajuda a fornecer notícias e perdas familiares e ajuda os pacientes a enfrentar a doença com vigor e fé na recuperação.
	
Gabarito: o psicólogo hospitalar visita os leitos, atende os pacientes da emergência, dão suporte às mães de recém-nascidos, ajudam a fornecer notícias de perdas familiares e ajudam os pacientes a enfrentar a doença com vigor e fé na recuperação. Com isto, os psicólogos sobrecarregam menos os outros profissionais e conseguem acelerar o processo da alta. A escuta é considerada o caminho mais simples para a recuperação e tratamento.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201299368)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A respeito da avaliação psicológica no espaço hospitalar, leia as afirmativas abaixo e marque a sequência correta para V (verdadeiro) ou F (falso):
I - O encantamento pela avaliação psicológica no espaço hospitalar se dá em função dos instrumentos utilizados para se chegar a uma conclusão sobre a mente e o comportamento humano.
II - O Conselho Federal de Psicologia raramente avalia as ferramentas e as autoriza como fidedignas ou não, o que acarreta em instrumentos disponíveis ultrapassados e desatualizados.
III - Existem diferentes técnicas para avaliação psicológica, tais como: testes psicológicos, entrevistas, questionários e inventários.
IV - O lugar em que o paciente se encontra internado, quarto ou enfermaria, muitas das vezes não tem privacidade, limitando alguns tipos de avaliação.
V - A avaliação psicológica no espaço do hospital é exatamente igual do psicodiagnóstico na clínica.
		
	 
	(F) X V, F, V, V, F
	 
	(F) ⱱ F, V, V, F, V
	 
	(F) ⱱ V, F, F, F, V
	 
	(V) X F, F, F, F, V
	 
	(F) ⱱ V, V, F, F, V
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201261408)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com relação a vinculação mãe-bebê muitos autores acreditam que ela ocorre de forma instintiva, sendo este processo orientado por:
		
	 
	Processos inconscientes.
	
	Influência dos avós maternos.
	
	Condicionamento clássico
	 
	Modelação, modelagem e ensaio e erro.
	
	Influência dos médicos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201261371)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ideia da loucura sofreu mudanças nos diferentes momentos históricos nos levando a reflexão também sobre as diferentes intervenções possíveis em função de cada concepção. A partir do século XX a loucura passou a ser entendida como:
		
	
	um erro e vivia em harmonia com a sociedade.
	
	um processo de exclusão social.
	 
	a possibilidade de se considerar o diferente não mais como um elemento ameaçador, porémcomo alguém que vive a sua singularidade no seu percurso existencial.
	
	a razão como divisão entre os homens, mas como não consegue dar conta de todas as incertezas, dúvidas da existência humana passa incluir todos àqueles que eram considerados fora deste contexto da razão.
	
	a possibilidade de se pensar em uma ação terapêutica excludente que foi surgindo a partir de várias experiências que foram implantadas por diversos profissionais em diferentes contextos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201261384)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as afirmativas abaixo levando em consideração a atuação do psicólogo diante do viver e do morrer e marque a alternativa correta. I - O psicólogo deve procurar ignorar as experiências do paciente e o modo como ele enfrenta e suporta o tratamento necessário se preocupando com a adesão ao tratamento indicado pelo médico. II - Através da escuta psicológica é possível compreender dentro da experiência de cada paciente que está em seu limite entre o viver e o morrer como ele enfrenta esse desafio do tratamento e de sua recuperação. III - Através da escuta psicológica é possível compreender como a temática entre o viver e o morrer é vivenciada pelos profissionais de saúde.
		
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I está correta.

Continue navegando