Buscar

Logistica reversa Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gabarito
Questão 1
O destino dos resíduos sólidos, gerados pelo consumo e pelos processos produtivos, deve ser uma preocupação do logístico, de forma que ele tenha conhecimento que lhe permita atuar de forma mais impactante no processo.
Considere as asserções a seguir e escolha a alternativa correta.
I – Área de preservação permanente é a área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
II - A articulação entre os setores objeto da responsabilidade compartilhada, de acordo com a lei 12.305/10, ainda é frágil e a sociedade carece de maiores informações sobre a forma como são gerenciados os resíduos sólidos.
III – Lixão é a técnica adequada de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo sem causar danos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais, que utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho, ou a intervalos menores, se necessário.
B)Estão corretas apenas as asserções I e II.
Questão 2
Economia Verde é o conjunto de processos produtivos da sociedade e as transações deles decorrentes que deve contribuir, cada vez mais, para o Desenvolvimento Sustentável, tanto em seus aspectos sociais quanto ambientais.
Analise as asserções a seguir e escolha a alternativa correta.
I - A economia verde se caracteriza por ser muito intensiva em carbono, ou seja, por aumentar mais do que a economia convencional a pegada de carbono, de forma que o crescimento na renda e no emprego puxado por investimentos públicos e privados compense o aumento das emissões de carbono e a poluição.
II - A economia verde deve ser eficiente no uso de recursos materiais, ou seja, o desenvolvimento deve manter, aprimorar e, onde necessário, recuperar o capital natural degradado, enfocando-o como ativo econômico crítico e fonte de benefícios públicos.
III - A economia verde deve ser voltada, especialmente, para a população pobre, cuja sobrevivência e segurança são mais direta e imediatamente afetadas por desequilíbrios nos sistemas naturais (como demonstram os efeitos das secas e cheias em regiões pobres).
E)Estão corretas apenas as asserções II e III.
Questão 3
A Política Nacional de Resíduos Sólidos se utiliza de alguns instrumentos para alcançar os seus objetivos e se fundamenta em alguns princípios básicos.
Assinale a alternativa que identifica o princípio que incentiva economicamente quem protege uma área, deixando de utilizar seus recursos, estimulando assim a preservação, por meio de redução das alíquotas de IPTU; Isenção do Imposto Territorial Rural- ITR e ICMS ecológico.
D)Protetor-Recebedor.
Questão 4
Quando os produtos retornam do pós-venda é necessário que se faça a sua seleção e  se escolha o seu destino. 
Considere a seguinte afirmação e escolha a alternativa a que ela corresponde:
Visa recapturar valor do produto por meio de políticas de baixo preço, como é o caso das pontas de estoque, leilões pela internet, outlets, lojas especializadas, de preços menores, ou lojas do tipo ‘tudo por um real’.
D) Comercialização no mercado secundário.
Questão 5 
No Brasil, há marcos regulatórios importantes para a Logística reversa. A respeito da legislação aplicada sobre a logística reversa assinale (V) verdadeiro ou (F) falso para as afirmações a seguir e escolha a alternativa correta:
(   ) O principal instrumento regulamentador que define o conceito e a implantação da Logística Reversa no Brasil é a Lei nº 12.305/2010, que estabelece a política nacional de resíduos sólidos (PNRS). Com esta lei, os produtores, importadores e comerciantes são corresponsabilizados pelos impactos decorrentes da produção, transporte, consumo e destinação de produtos.
(  ) A política nacional dos recursos hídricos, estabelecida pela Lei nº 9.433/197, delibera sobre a outorga e cobrança pelo uso de recursos hídricos, bem como sobre a compensação dos municípios em que ocorre a exploração de recursos ambientais.
(   ) A lei nº 9.605/1998, conhecida como a Lei de Crimes Ambientais, regulamenta o uso de sansões e multas para os responsáveis por impactos ambientais e considera a pessoa física como responsável pelo impacto ambiental decorrente de atividade industrial.
B)V – V – V.
Questão 6
A operacionalização de uma política pública, qualquer que seja a sua natureza, encontra viabilidade pela utilização de instrumentos que conduzem a sua aplicação.
Indique a alternativa que identifica o ato de natureza contratual entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes para a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.
D) Acordo Setorial.
Questão 7
Os princípios constituem as ideias centrais de um determinado sistema. São eles que dão ao sistema um sentido lógico, racional, harmônico e coerente. A PNRS se estabeleceu embasada em alguns princípios.
Qual é o princípio que considera a necessidade de uma percepção integradora e ampla para a solução de problemas e para as definições estratégicas e que leva em consideração todos os agentes do sistema, suas relações e consegue uma visão holística da realidade?
B)Visão sistêmica.
Questão 8
A logística reversa do pós-venda cuida da devolução de produtos com pouco ou nenhum uso, que são devolvidos entre os elos da cadeia de distribuição direta ou pelo consumidor final, sendo reintegrados ao ciclo de negócios.
As embalagens fazem parte da logística do pós-venda na forma de retorno contratual.
Escolha a alternativa que contém as asserções com as informações corretas sobre as embalagens.
I – Embalagens Secundárias são as embalagens que estão em contato direto com o produto e que definem o tipo de material constituinte as dimensões adequadas compatíveis com as fases logísticas seguintes, os aspectos estéticos e mercadológicos, os aspectos e a tecnologia de utilização, entre outros cuidados.
II - O maior desafio para a recuperação de embalagens é o gerenciamento no sistema de transporte e distribuição destas embalagens no que se refere ao seu rastreamento durante o fluxo de materiais.
III – As funções tecnológicas das embalagens são: transmitir informações, despertar desejo de compra e vencer a barreira do preço.
C)Está correta apenas a asserção II.
Questão 9
A Gestão Ambiental da Cadeia de Suprimentos diz respeito ao conjunto de políticas e práticas administrativas e operacionais que levam em conta a saúde e a segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente por meio da eliminação ou mitigação de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação de empreendimentos ou atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo de vida do produto.
Esta Gestão Ambiental proporciona diversas vantagens competitivas para as empresas.
Analise as asserções, verifique quais são vantagens competitivas para as empresas e escolha a alternativa correta:
I – Adoção de um design do produto de acordo com as exigências ambientais tornando-o mais flexível do ponto de vista de instalações e operação, com um custo menor e uma vida útil maior.
II - Redução nos custos de produção com a redução do consumo de recursos energéticos.
III – Utilização da mínima quantidade de material utilizado por produto, com redução dos custos de matéria-prima e do consumo de recursos.
IV - Melhoria na capacidade de inovação da empresa pela otimização das técnicas de produção e redução das etapas de processo produtivo, acelerando o tempo de entrega do produto e minimizando o impacto ambiental do processo.
D)Estão corretas as asserções I, II, III e IV.
Questão 10
Uma organização deve escolher como será o seu processo de distribuição, levando em conta o tipo de produto, a abrangência de mercado, a forma de abastecê-lo, a segmentação dos clientes e política dedistribuição do fornecedor.
Analise as asserções a seguir, verifique quais são verdadeiras (V) ou falsas (F) sobre a Distribuição Intensiva e escolha a alternativa correspondente.
( ) Utilizada quando uma empresa pretende alcançar o maior número de pontos de venda do mercado, através de um Canal de Distribuição Longo.
( ) É viável em empresas com um grande número de vendedores e forte organização comercial.
( )Tem a vantagem de permitir que os produtos consigam atingir o maior número de consumidores.
( ) Tem a vantagem do baixo custo que impõe à empresa, além de um possível ganho parcial de controle sobre o canal.
A)VVVF.
Questão 11
A eficiência de um processo de logística reversa depende de como ele é planejado e controlado.
Analise os fatores apresentados a seguir e verifique se são fatores críticos e que contribuem positivamente para o desempenho do sistema de logística reversa. Coloque (V), se considerar o fator verdadeiro e (F) se considerar o fator falso. Escolha a alternativa correspondente:
( ) Relações competitivas entre clientes e fornecedores
( ) Bons controles de entrada.
( ) Processos padronizados e mapeados.
( ) Tempos de Ciclo aumentados.
C)FVVF.
Questão 12
A Logística Verde é a área da logística que tem como objetivo a redução dos impactos das atividades logísticas sobre seu entorno (população e natureza), e que atua em 5 frentes de trabalho.
A qual frente de trabalho da logística verde estou me referindo quando afirmo que é a que busca a incorporação do meio ambiente como elemento-chave do modelo de negócio da organização, com iniciativas e programas ambientais?
A)Frente das Estratégias ambientais organizacionais no sentido da logística.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes