Buscar

COSMETOLOGIA 3

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	  COSMETOLOGIA
	
	Simulado: SDE0063_SM_200901227121 V.1 
	Fechar 
	Aluno(a): PABLO LUIZ SANTANA VELASCO
	Matrícula: 200901227121 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 24/05/2015 21:34:15 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200901412123)
	6a sem.: PRODUTOS DE TOALETE
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Assinale a alternativa correta
		
	
	A molécula de sabão não tem capacidade de dissociação uma vez que é produzida em meio alcalino.
	
	Uma das formas de se separar o sabão resultante do excesso de soda cáustica e da glicerina é através da utilização de cloreto de sódio.
	
	Os principais componentes dos sabões são a glicerina e a soda cáustica. O material graxo utilizado não interfere na sua composição.
	
	O processo de saponificação ocorre em meio ácido.
	
	O processo de saponificação pode ser divido em duas etapas: uma etapa ocorre em meio ácido e outra em meio alcalino.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200901374110)
	7a sem.: Produtos capilares
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Observe a formulação: Lauril éter sulfato de sódio ---------------------------------------- 18,0% Diestearato de polietilenoglicol ------------------------------------ 5,0% Lauril éter sulfossuccinato de sódio ------------------------------- 8,0%: Côco amido propil betaína ----------------------------------------- 3,0% Solução estoque de conservantes --------------------------------- 1,0% Dietanolamida de ácido graxo de côco ---------------------------- 4,0% Óleo de jojoba ------------------------------------------------------- 0,6% Essência -------------------------------------------------------------- 0,8% BHT ------------------------------------------------------------------- 0,6% D-pantenol ----------------------------------------------------------- 1,0% EDTA ------------------------------------------------------------------ 1,0% Solução de cloreto de sódio 30% ----------------------------------- q.s Solução de ácido cítrico 20% -----------------------------------------q.s( pH 5,5 a 7,0 ) Água deionizada ------------------------------------------------------ q.s .p 100,0mL Quais substâncias da formulação acima exercem respectivamente as funções de base perolada, tensoativo aniônico, tensoativo anfótero e corretivo de pH: 
		
	
	Lauril éter sulfato de sódio, Solução de cloreto de sódio 30%, Diestearato de sódio, e Côco amido propil betaína.
	
	D-pantenol, Solução de cloreto de sódio 30%, Lauril éter sulfato de sódio, e Lauril sulfossuccinato de sódio.
	
	Dietanolamida de ácido graxo de côco, Diestearato de polietilenoglicol, Côco amido propil betaína, e Lauril sulfossuccinato de sódio.
	
	Diestearato de polietilenoglicol, Lauril éter sulfato de sódio, Côco amido propil betaína, Solução de ácido cítrico 20%.
	
	Lauril sulfossuccinato de sódio, Lauril éter sulfato de sódio, Côco amido propil betaína, e D-pantenol.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200901440731)
	3a sem.: Cabelo
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	2) Aquela sensação de que o cabelo está sujo não se deve só à poluição do dia a dia. Na verdade, o uso de xampus, condicionadores e especialmente de finalizadores e cremes sem enxágue também vai deixando resíduos impregnados nos fios. Com o tempo, essa "sujeira" acumulada pode formar um tipo de barreira que impede que outros produtos penetrem e ajam nos fios dos cabelos como deveriam. Sobre os tensoativos usados na formulação de xampus podemos dizer que:
		
	
	I. Os alquil éter sulfato são tensoativos aniônicos possuem boa propriedade de limpeza, porém não respondem bem a eletrólitos;
	
	IV. Os alquilpoliglicosídeoos podem ser usados como tensoativo primário quanto secundário, porém reduzem a viscosidade quando usados como primários.
	
	III. Os tensoativos anfóteros podem atuar como primários ou secundários num xampú e tem ação condicionante;
	
	II. Os tensoativos não iônicos servem para incrementar e estabilizar a espuma além de melhorar o sensorial;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200901374100)
	5a sem.: Produtos de Toalete
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Através da RDC 211, de 14 de maio de 2005, a ANVISA classifica os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes em Graus I e II, em função da possibilidade de ocorrência de efeitos não desejados, devido ao uso inadequado do produto, sua formulação, finalidade de uso, áreas do corpo a que se destinam e cuidadosa serem observados de sua utilização¨.( 1,0) Segundo essa RDC, antitranspirantes axilares são classificados como produtos de Grau 2, ou seja, aqueles que devem atender exigências como ¨possuir indicações específicas, cujas características exigem comprovação de segurança e/ou eficácia, bem como informações e cuidados, modo e restrições de uso¨.Assim, a rotulagem exige, conforme consta do Anexo V ( regulamento técnico para rotulagem específica para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes¨) as seguintes informações ao usuário: 1- Usar somente nas áreas indicadas; 2- Não usar se a pele estiver irritada ou lesionada; 3- Caso ocorra irritação e/ou prurido no local da aplicação, suspender o uso imediatamente. Analise as afirmações abaixo: I-O Triclosan é a substância antitranspirante mais utilizado em desodorantes axilares. II-O bicarbonato de sódio é dos antitranspirantes mais eficazes, uma vez que neutraliza o pH axilar. III-O cloridróxido de alumínio, com ação adstringente, é um dos antitranspirantes mais usados. IV-Os antimicrobianos são os melhores antitranspirantes. Está(ao) incorreta( s) a(s) afirmação(ões): 
		
	
	III, apenas
	
	I, II e IV
	
	II e IV
	
	II e III
	
	II, apenas
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200901396917)
	5a sem.: PRODUTOS PARA O ROSTO E CORPO II
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com relação as máscaras faciais, correlacione as colunas: (a) Lauril sulfato de sódio ( I ) Utilizado em máscaras sedativas e refrescantes (b) Cloridróxido de alumínio ( II ) Utilizado em máscaras hidratantes (c) Álcool polivinílico ( III ) Utilizado em máscaras com propriedades detergentes (d) Camomila e tília ( IV ) Utilizado em máscara adstringentes (e) Lactato de amônio ( V ) Utilizado em máscaras do tipo película adesiva 
		
	
	A-III; B-IV; C-V; D-I; E-II
	
	A-II; B-V; C-III, D-I; E-IV
	
	A-V; B-III; C-I; D-IV; E-II
	
	A-V; B-II, C-III; D-IV; E-I
	
	A-I; B-II; C-III; D-IV; E-V
		
	
	
	 
	
	Período de não visualização da prova: desde até .
Parte inferior do formulário

Continue navegando