Buscar

RELATORIO COSMETICOS E SANIFICANTES AULA I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE UNINASSAU
NOME: 
MATRÍCULA: 
CURSO: Farmácia 
POLO: 
PROFESSOR (A) ORIENTADOR (A):
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: COSMÉTICOS E SANITIZANTES FORMULAÇÕES PARA LIMPEZA CAPILAR
 TEMA DE AULA: FORMULAÇÕES PARA LIMPEZA CAPILAR 
 
RELATÓRIO:
Identifique qual o tensoativo aniônico, qual o tensoativo anfotéro e qual o tensoativo não iônico da formulação e cite uma característica de cada um deles.
Tensoativos são compostos que vão apresentar em sua estrutura uma região apolar ligada a uma outra região polar, dando-lhe a capacidade de solubilizar moléculas apolares em um meio polar, pois possui duplamente característica polar e apolar. Alguns exemplos de tensoativos amplamente utilizados são os sabões, detergentes e xampus. Os tensoativos utilizados na produção do shampoo foram o aniônico é o lauril éter sulfato de sódio, anfotéro é o cocoamido propil betaína, e o tensoativo não iônico é o dietanolamida de ácido graxo de côco.
Os tensoativos aniônicos possuem carga negativa, ou seja, a interação com a água é uma parte da molécula que possui caráter negativo eles são o de maior volume de produção devido ao seu baixo custo de produção e sua grande aplicação nas formulações: sabões, sabonetes, xampus e detergentes sendo os mais utilizados pela indústria em geral. Os tensoativos aniônicos possuem também forte poder espumante e umectante. Os sabões de ácidos graxos, Lauril Sulfato de Sódio, Lauril Éter Sulfato de Sódio são os principais representantes da classe de tensoativos aniônicos. E os tensosativos anfóteros se comportam como aniônicos ou catiônicos, de acordo com o pH do meio. O Coco amido propril betaina é um excelente co-tensoativo, compatível com tensoativos aniônicos, catiônicos e não iônicos, favorecendo seu uso em formulações de shampoos, produtos para banho e cremes de limpeza. Nestas aplicações é normalmente utilizado em associação com tensoativos aniônicos proporcionando as propriedades descritas abaixo. Aumenta o poder espumante de tensoativos aniônicos, proporcionando uma espuma mais rica e cremosa. A Dietanolamida de Ácido Graxo de côco é um tensoativo não iônico que não se dissolve em íons de solução aquosa, por esse motivo são apropriadas com qualquer outro tipo de tensoativo, é muito utilizado nas formulações complexas na presença de tensoativos de outras classes, é bastante utilizado em formulações cosméticas e de higiene pessoal, como shampoos, sabonetes líquidos. Suas propriedades mais conhecidas e procuradas são a capacidade de ajuste da viscosidade, aumento do poder espumante, solubiliza fragrâncias e óleos. 
Qual o componente presente na formulação que confere a fomrmulação propriedades contra queda capilar?
Extrato de jamborandi (Pilocarpus microphyllus). É uma planta de origem brasileira que possui diversas propriedades medicinais é rica em pilocarpina, substância que fortalece os cabelos, evitando a queda, estimulando o crescimento e a renovação textura capilar, possui ação adstringente, antioleosidade e antisséptica.
Qual a função do EDTA na formulação?
O ácido etilenodiamino tetra-acético (EDTA) é um agente quelante muito utilizado em cosméticos, pois ajuda na estabilidade dos produtos. Caracteriza-se como um agente orgânico, que sequestra íons metálicos, como cálcio, magnésio, cobre, ferro e manganês, encontrados especialmente na água, agregando-os em sua estrutura química, formando o que é chamado de quelato. Através da formação do quelato remove os metais pesados livres presentes no meio, reduzindo, dessa maneira a reatividade desses metais com os demais componentes da formulação cosmética, farmacêutica ou alimentícia.
Explique por que foi adicionado ácido cítrico na formulação final?
O ácido cítrico foi adicionado, para ajustar o pH ente 5,5 e 6.
Vidrarias/ equipamentos: 
Becker
Espátula
Balança analítica
Papel manteiga
Vidro de relógio
Pipeta descartável 
Materiais/Insumos
Lauril Éter Sulfato de sódio 30%
Côco Amido Propilbetaina 3%
Água Destilada q.s.p 100%
Nipagin 0,5%
Essência 0,2%
Corante (opcional)
HCL 10% ou dietanolamina q.s.p pH 6-7
NaCl sol 20% q.s
Bastão de vidro
Fita pH 
Inicialmente, Pesa-se todos os materiais separadamente e identificados, sendo, Coco amido Propil betaina em um Becker, Lauril Éter Sulfato de sódio em um Becker, água destilada também em um Becker, Nipagin utilizando um papel manteiga e o vidro relógio, essência. 
A principio transferimos o coco amido betaina para um recipiente e adicionamos água destilada aos poucos, em seguida adicionamos o Lauril éter Sulfado tendo cautela para não formar espuma, e por fim adicionamos os demais componentes em sua respectiva ordem, sendo ela o Nipagin, a essência e o corante para adquirir a coloração desejada. Juntando todos os componentes, homogeneizamos até obter uma melhor uniformidade, e usamos a fita de pH, para verificar se o shampoo estava ótimo para a utilização, não estando otimo adiciona o ácido citrico pra ajuste do pH.
E finalmente foi adicionado o NaCl numa q.s para adquirir a viscosidade característica do shampoo
Fontes:
http://www.usp.br/massa/2014/qfl2453/pdf/Tensoativos-livrodeDecioDaltin-Capitulo1.pdf
http://www.abq.org.br/cbq/2010/trabalhos/5/5-194-6513.htm

Outros materiais