Buscar

RELATÓRIO_DE_AULAS_PRÁTICAS_EAD_AULA_01_BASES_DA_BIOLOGIA_CELULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 01
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: CITOLOGIA, HISTOLOGIA E GENÉTICA
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: 
	MATRÍCULA: 
	CURSO: FARMACIA
	POLO: 
 
				TEMA DE AULA: CONHECENDO O MICROSCÓPIO ÓPTICO
RELATÓRIO:
1. Descreva as partes do microscópio óptico e como eles se classificam.
Microscópio Óptico é utilizado para observação de células, podendo ser dividido em parte mecânica e parte óptica. O sistema mecânico é como o microscópio é construído, garante a estabilidade do microscópio, já o sistema óptico é o sistema formado por luz e lentes, através deles é possível ampliar a imagem.
Parte mecânica:
· Canhão: (Cabeçote binocular). É uma parte utilizada como suporte para as lentes. Possui um parafuso que o fixa para não deslizar ou ficar frouxo.
· Revolver: É um disco rotativo onde são acopladas as lentes objetivas. Através dele é possível girar e selecionar qual a lente mais adequada para a visualização da amostra.
· Platina: Base onde é possível apoiar a lâmina para visualização da amostra.
· Presilha /Pinça: Serve para prender e auxiliar na função de movimentação lateral e anteroposterior. 
· Macrométrico e micrométrico: Partes do microscópio que permitem focar a amostra ao movimentar a platina.
· Braço: Suporte para as demais peças do microscópio, interliga a base ao conjunto de lentes do microscópio. É utilizado quando se quer mudar o equipamento de lugar.
· Base: Instrumento de apoio para todo o microscópio.
Parte Óptica:
· Objetivas: As lentes objetivas podem ter um grau de ampliação de até 100 vezes. Ele amplia a imagem formada pela luz que atravessa o material corado interposto entre lâmina e a lamínula.
· Oculares: Posicionam-se à frete dos olhos do observador e ampliam a imagem formada pelas lentes objetivas. Os materiais a serem observados no microscópio são dispostos em uma lâmina de vidro, coberta por uma lamínula. É um sistema de lentes que pode ser monocular, binocular e trinocular.
· Diafragma: Controla a quantidade de luz que entra no condensador e incide no campo de visão do microscópio.
· Condensador: Concentra os feixes de luz que incidem sobre a amostra a ser analisada.
· Fonte de luz: É a fonte que projeta a iluminação, passando pelo condensador, diafragma, a lâmina e a amostra.
				TEMA DE AULA: TECIDO EPITELIAL
RELATÓRIO:
2. Dentre as lâminas visualizadas a respeito do Tecido Epitelial, escolha duas lâminas correspondentes ao Tecido Epitelial de Revestimento e duas lâminas ao Tecido Epitelial glandular e descreva o nome do tecido ou glândula, localização no corpo humano, função e classificação.
Traqueias: A traqueia apresenta-se revestida internamente por epitélio cilíndrico pseudoestratificado ciliado. No seu interior, observa-se um muco que é formado pelas as secreções liberadas por glândulas seromucosas e células caliciformes. Esse muco é levado para a faringe por meio de batimentos ciliares, que atuam varrendo impurezas. Essa movimentação garante que impurezas retidas no muco sejam deglutidas
Esôfago: A mucosa é a camada mais interna do órgão, composta por um epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado, que é formada por tecido conjuntivo rico em vasos sanguíneos e é separada da submucosa pela camada muscular da mucosa, composta por camadas de células musculares lisas. A submucosa é constituída por tecido conjuntivo que contém glândulas esofágicas com ácinos mucosos. 
Pâncreas: O pâncreas é uma glândula mista, com parte exócrina e endócrina. A porção exócrina, onde são produzidas enzimas digestivas, é uma glândula acinosa composta. A unidade morfofuncional do pâncreas exócrino é o ácino seroso. A parte endócrina, onde são secretados hormônios, é formada pelas ilhotas pancreáticas (Ilhotas de Langerhans). Estas são grupos cordonais.
Estomago: O estômago apresenta pregas da mucosa gástrica cobertas por fossetas gástricas, que são depressões profundas da mucosa gástrica. O epitélio que reveste as fovéolas e a superfície de todo o estômago é cilíndrico simples. No fundo dessas fossetas se abrem muitas glândulas pequenas e se estendem até a faixa de músculo liso, a muscular da mucosa. A distribuição dos diferentes tipos celulares epiteliais nas glândulas gástricas não é uniforme.
3. Desenhe a lâmina correspondente a Pele, descreva o nome do tecido e suas partes. 
A pele fina possui 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme. A epiderme é constituída por um epitélio pavimentoso estratificado queratinizado. Abaixo da epiderme encontra-se a derme, constituída por um tecido conjuntivo frouxo na região papilar, próximo às papilas dérmicas e tecido conjuntivo denso na região mais profunda da derme, a região reticular.  A camada hipoderme é constituída de tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo, que une a derme aos órgãos adjacentes. Glândulas sudoríparas também podem ser observadas na derme de uma pele fina.
			TEMA DE AULA: DIVISÃO CELULAR
RELATÓRIO:
4. Diante da lâmina de corte de cebola visualizada no laboratório, desenhe e nomeei os eventos da divisão celular (mitose).

Continue navegando