Buscar

TE_2015 - Tópicos Especiais - Avaliação III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:)
Tópicos Especiais (TE2015) – Prova - Período para responder 
1.O terceiro setor instalou-se como alternativa em meio ao setor estatal (primeiro setor) e o setor privado (segundo setor), buscando intermediar, gerenciar e prestar serviços de interesse público em situações em que os dois outros setores não alcançam. Os órgãos que compõem o terceiro setor podem ser sociedades, associações, fundações, institutos, ONGs e OSCIPs (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Disserte sobre as ONGs, apresentando o seu papel desempenhado na sociedade brasileira atual.
Resposta Esperada:
As ONGs são as Organizações Não Governamentais que não apresentam fins lucrativos e recebem doações de empresas e pessoas físicas. No Brasil, temas como direitos humanos, meio ambiente e fome têm sido alvo das ONGs, que estão envolvidas com grupos e com questões não trabalhadas sistematicamente. Temas relativos a grupos minoritários no país, como direitos homoafetivos, indígenas e moradores de rua, são sistematicamente trabalhados pelas ONGs. Atualmente, as ONGs possuem em nosso país uma atuação política real, pressionando o governo por uma atuação mais social.
2.Oliveira (2015) afirma que no Brasil há um reduzido nível de investimento em pesquisa e desenvolvimento, e esse número vem marcando, na história, as políticas privadas e também as públicas. Os campos mais afetados são os da formação profissional e do desenvolvimento industrial. Com base nisso, disserte sobre quais são as abrangências das políticas públicas. FONTE: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Políticas públicas para o ensino profissional: o processo de desmantelamento dos Cefets. São Paulo: Papirus, 2015.
Resposta Esperada:
As políticas públicas abrangem os direitos e os deveres do estado em relação às pessoas, ao conjunto de normas jurídicas e sociais, abrangem o gozo do Estado em seus direitos civis e políticos. A política é composta pela sociedade.
1 O terceiro setor instalou-se como alternativa em meio ao setor estatal (primeiro setor) e o setor privado (segundo setor), buscando intermediar, gerenciar e prestar serviços de interesse público em situações em que os dois outros setores não alcançam. Os órgãos que compõem o terceiro setor podem ser sociedades, associações, fundações, institutos, ONGs e OSCIPs (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Disserte sobre as ONGs, apresentando o seu papel desempenhado na sociedade brasileira atual. 0 de 4000 caracteres
Para começar a falar sobre as ONGS, precisamos saber que expressão “Organização não Governamental” foi utilizada pela primeira vez no ano de 1950 pela ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer referência às organizações civis que não tinham vínculos com o governo. As ONG´s fazem parte do Terceiro Setor e são instituições privadas, sem fins lucrativos e tem como finalidade complementar os serviços de ordem pública e devem funcionar legalmente, com registro em cartório, CNPJ e inscrição estadual. Nos anos de 1960 e 1970, a questão da degradação ambiental passou a ser preocupação de muitas pessoas pelo mundo afora, assim, surgiram movimentos que deram origem as ONGs. Uma ONG é mantida financeiramente por pessoas físicas, empresas privadas, fundações e em alguns casos com a colaboração do próprio Estado e seus trabalhos são desenvolvidos por funcionários contratados, mas, e principalmente por voluntários.
As ONGs também cumprem o papel de lidar com questões que todos os governos, sejam eles de países desenvolvidos ou em desenvolvimento, não querem ou não são capazes de tratar. Pela relevância das atividades que desenvolvem, geralmente complementares às do poder público, as ONGs se popularizaram e garantiram um espaço permanente na sociedade. Mas e quanto as polemicas, ao longo dos últimos anos, várias organizações não governamentais foram acusadas de desviar dinheiro público. Essas organizações recebiam recursos por meio de convênios de ministérios do governo federal, como Turismo, Educação e Trabalho; assim, o governo cancelou diversos convênios com ONGs em situação irregular, esses casos demonstram que mesmo as ONGs correm risco de se desviar de seu papel original. Muitos desses escândalos contribuíram para o fortalecimento de uma imagem negativa das ONGs, gerando descrença por parte da sociedade e prejudicando as “boas organizações”.
Então torna-se um desafio provar que há muito mais organizações boas do que ruins e que em qualquer setor da sociedade encontram-se ambas as realidades, sendo assim, é necessário separar-se o joio do trigo. Por exemplo, as ONGs brasileiras mais influentes na atualidade: Fundação SOS Mata Atlântica, AACD, Transparência Brasil, Fundação Abrinq, IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), Saúde Criança, Instituto da Criança e o Centro de Inclusão Digital; contam com pessoas profundamente engajadas com questões socialmente relevantes, são entidades que podem oferecer novos insumos para o trabalho do poder público, fortalecendo a busca por soluções para desafios sociais. É por causa desses exemplos que as ONGs continuam a existir e a cumprir seu papel.
2 Oliveira (2015) afirma que no Brasil há um reduzido nível de investimento em pesquisa e desenvolvimento, e esse número vem marcando, na história, as políticas privadas e também as públicas. Os campos mais afetados são os da formação profissional e do desenvolvimento industrial. Com base nisso, disserte sobre quais são as abrangências das políticas públicas.
FONTE: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Políticas públicas para o ensino profissional: o processo de desmantelamento dos Cefets. São Paulo: Papirus, 2015.
No Brasil, as políticas públicas são elaboradas através da análise de necessidades e pela participação dos cidadãos, os dos governos podem oferece a possibilidade de que as pessoas indiquem as necessidades que consideram urgentes em sua região, isso pode ser feito de várias maneiras, o governo federal, usando-o como exemplo, emite diversas pesquisas de opinião para saber quais são os desejos da população, então a criação e o planejamento dessas ações ficam a cargo da administração do governo após a identificação das necessidades que devem ser atendidas. As políticas públicas são medidas criadas pelos governos para garantir direitos, assistência ou prestações de serviços à população, seu o objetivo é assegurar que a população tenha acesso aos direitos garantidos pela lei.
Essas medidas são uma parte importante da administração pública, pois representam planejamentos dos governos e são criadas para melhorar a sociedade e atender necessidades dos cidadãos. As políticas públicas também são uma forma de ajudar a diminuir desigualdades sociais que existam em um país e podem ser usadas como uma ferramenta de inclusão social. Podem existir muitos tipos políticas públicas, em todas as áreas, que são escolhidas conforme a necessidade local. São alguns exemplos: políticas de saúde, educação, assistência social, cultura, entre outras, sempre visando a garantia ao atendimento das necessidades da população.

Continue navegando