Buscar

Pensamento econômico ao longo da história 02

Prévia do material em texto

Pensamento econômico ao longo da história 02
Atividade 
1. Leia este texto: 
Ao compreender-se a Revolução Francesa (1789) como fundadora dos direitos civis, reconhece-se também o século XVIII como o século do Iluminismo ilustrado de Voltaire, Montesquieu, Kant, Goethe, Rousseau, Mozart e Beethoven, entre outros luminares. Nele se deu também a tentativa de transformar as ciências da natureza em ciência da razão e da experimentação como verdadeiro caminho para o estabelecimento do conhecimento científico. 
Este sistema firmou-se na Europa ocidental, ficando conhecido como: 
O lema maior da Revolução Francesa era:
a) Liberdade, igualdade e fraternidade. 
b) Igualdade, soberania e tripartição dos poderes. 
c) Soberania, fraternidade e pluralismo político. 
d) Liberdade, igualdade e pluralismo político. 
e) Autodeterminação, liberdade e igualdade. 
Parabéns! Você acertou!
A resposta correta é a alternativa a. Os principais ideais da Revolução Francesa fazem referência a este lema, adotado ainda nas primeiras fases da revolução. 
2. (FCC-2018) Um dos conceitos fundamentais na análise do Capitalismo feita por Karl Marx é o de materialismo dialético. Com ele, Marx expressa que o movimento da história ocorre tendo por base o antagonismo entre duas classes: 
a) A nobreza, que vive de privilégios, e os plebeus, que constituem o restante da sociedade. 
b) Os grandes latifundiários, que detêm o poder político, e os escravos, que eram suas propriedades. 
c) Os senhores feudais durante a Idade Média, e os vassalos, que lhes devem lealdade. 
d) A burguesia, que detém os meios de produção, e o proletariado, que vende sua força de trabalho. 
e) Os ricos, que acumulam dinheiro com a exploração capitalista, e os servos, que servem a seus caprichos. 
Infelizmente, você errou!
A resposta correta é a alternativa d. Aqueles que possuem os meios de produção são os proprietários, enquanto aqueles que vendem a sua força de trabalho em troca de um salário são chamados de trabalhadores. 
3. (Cesgranrio-2010) Para compreender o tema exposto na figura e no texto ao lado, faz-se necessário, no contexto apresentado, o domínio dos significados de neoliberalismo e de keynesianismo. Essas duas opções de políticas e/ou teorias econômicas são: 
a) Semelhantes, porque ambas estão apoiadas num Capitalismo sem atuação do aparato estatal de regulamentação da economia. 
b) Complementares, porque as práticas neoliberais reforçam os interesses do setor público e das empresas estatais e a livre circulação de mercadorias. 
c) Divergentes, porque, no neoliberalismo, o mercado garante elevada qualidade de vida na sociedade, enquanto o keynesianismo se distancia do estado de bem-estar social. 
d) Instáveis, porque tanto o Estado quanto o mercado são ineficientes para regular a economia na dinâmica do Capitalismo. 
e) Contraditórias, porque o neoliberalismo se apoia no Estado mínimo, enquanto o keynesianismo é uma teoria fundamentada na afirmação do Estado como um agente de controle da economia. 
Infelizmente, você errou!
A resposta correta: Letra e.
Keynesianismo e neoliberalismo são ideologias políticas opostas. O neoliberalismo é a defesa de que mercados precisam trabalhar de forma livre, sem interferência do Estado, fazendo valer a concorrência como fator de queda dos preços e de pleno funcionamento da economia. Já no keynesianismo, o Estado precisa interferir nas ideias e nas empresas para que sempre haja emprego. 
4. O liberalismo foi reinventado pelos neoliberais nos fins dos anos 1970 e 1980 como forte reação teórica e política ao keynesianismo e ao welfare state, espraiando-se na década seguinte por todo o mundo. Uma das premissas neoliberais é um(a): 
a) Estado parco para gastos sociais e regulamentações econômicas. 
b) Ampliação dos direitos sociais. 	
c) Estado fraco para romper o poder dos sindicatos e controlar a moeda. 
d) Reforma fiscal, aumentando os impostos sobre os rendimentos mais altos. 
e) Fraca disciplina orçamentária. 
Infelizmente, você errou!
A resposta correta: Letra a.
Os defensores do neoliberalismo advogam em favor de políticas de liberalização econômica extensas, como as privatizações, austeridade fiscal, desregulamentação, livre comércio e corte de despesas governamentais a fim de reforçar o papel do setor privado na economia.

Continue navegando