Buscar

Órgãos e Tecidos do Sistema Imune

Prévia do material em texto

Órgãos e tecidos do sistema imune 
Divididos em: 
· Órgãos linfoides primários ou centrais = maturação e produção de células. nestes órgãos ocorre a linfopoese (produção e/ou maturação de linfócitos), ou seja, as células se diferenciam das células tronco, proliferam e amadurecem tornando-se linfócitos funcionais. Ex: medula óssea, timo (linfócito T ou células T e glóbulos brancos) 
· Órgãos linfoides secundários = onde ocorrem as respostas das células aos antígenos, ativa resposta imune adquirida pela primeira vez. Onde os linfócitos encontram os antígenos. Ex: baço (eliminação de células velhas do sistema sanguíneo), linfonodos, sistema imune cutâneo, sistema imune de mucosas 
Órgãos linfoides primários 
Medula óssea = órgão gerador de todas as células sanguíneas ou precursores daquela célula final. 
Órgão chamado também de tutano, sendo um tecido gelatinoso que está localizado dentro dos ossos. Elas estão envolvidas com o processo de formação, produção e maturação de todas as células sanguíneas (hemácias, plaquetas e leucócitos - hematopoese), é lá que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos) e as plaquetas. Estas então, migram para a corrente sanguínea e alcançam órgãos e tecidos, nos quais as células maturam e se especializam. OBS: apenas a maturação de células T ocorre no TIMO, embora seu progenitor seja formado na medula.
Leucócitos: são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, nos defendem das infecções.
Hemácias: por elas, o oxigênio é transportado dos pulmões para as células de todo nosso organismo e o gás carbônico é levado destas para os pulmões, a fim de ser expirado.
Plaquetas: compõem o sistema de coagulação do sangue.
Quando nascemos, a maioria dos nossos ossos contêm um tipo de medula óssea vermelha que continuamente produz células de defesa, mas durante o curso da vida, cada vez mais medula óssea vermelha é substituída por tecido adiposo, restando apenas em alguns ossos, como costelas, esterno, e osso da pelve.
Timo = local de maturação do linfócito T. Linfócito T sai da medula novo e vai para o timo e só sai de lá quando estiver formado. Depois dos 17 anos de idade, o timo começa a ser recoberto por tecido adiposo já que já produzimos quantidade boa de linfócito T até o fim da vida sendo não mais tão necessária sua produção.
É uma glândula que está localizada no tórax, entre os pulmões e a frente do coração, comprometido com o processo de maturação dos linfócitos T, principalmente no período fetal e depois do nascimento. Essas células se movem pelo corpo e constantemente checam a superfície de todas as células procurando modificações. Para estarem aptas a realizar essa função, elas aprendem no timo quais estruturas na superfície das células são do nosso próprio organismo e quais não são estranhas. Quando elas entram em contato com corpos estranhos, elas disparam e regulam diferentes reações de defesa (sobre os diferentes tipos de células vamos conversar em outra oportunidade). O timo somente está totalmente desenvolvido nas crianças, e a partir da adolescência, ele é gradativamente transformado em tecido adiposo. 90-95 % dos timócitos entram em apoptose
Órgãos linfoides secundários 
Linfonodos, baço, placas de peyer e tecidos linfoides associados a mucosa são locais onde se inicia a resposta imune 
Linfonodos = são as lixeiras do corpo. Pontos de filtragem de antígenos na circulação linfática. O sistema linfático é composto por linfonodos e vasos linfáticos, sendo muito importante para troca constante de substâncias entre o sangue e os tecidos do corpo, formando uma rede bem fina de vasos que constantemente drenam fluidos dos diferentes tecidos do corpo e filtram antígenos do fluido linfático (linfa) e encaminham para a veia cava superior, entrando na corrente sanguínea. Algumas vezes os linfonodos ficam inchados, dolorosos ou endurecidos. Isso pode ser um sinal de uma reação de defesa ativa, por exemplo uma infecção.
· Córtex externo: aglomerados de linfócitos B (folículos linfóides, com LB virgens, e centros germinativos, com LB ativados)
· Paracórtex: Presença de LT e de células fagocíticas 
· Medula:  macrófagos e plasmócitos
· MALT – Tecido Linfoide Associado a Mucosas 
· GALT - Tecido Linfoide Associado ao Sistema Gastrointestinal
· BALT - Tecido Linfoide Associado ao Sistema Bronco-alveolar

Continue navegando