Buscar

CASAMENTO INEXISTENTE E INVÁLIDO (NULO E ANULÁVEL) ESTUDO DE CASOS

Prévia do material em texto

CASAMENTO INEXISTENTE E INVÁLIDO (NULO E ANULÁVEL)
ESTUDO DE CASOS
1. Gustavo iria se casar com Joana em Porto Alegre em julho. Após encaminhar os documentos para obter a habilitação no Cartório de Registro Civil, os nubentes receberam a informação que Joana estava casada no Recife há dois anos. Joana afirma que nunca esteve naquela cidade, não conhece ninguém que mora lá e não tem nenhum contato com pessoas de lá. O Oficial do Registro Civil sugeriu que o casal procurasse um advogado para ajuizar a ação competente. Analise o caso e dê a solução adequada, com os efeitos jurídicos.
2. Glória ficou viúva, tem três filhos menores, e se casou com Mario, seu (ex) sogro, que está com 78 anos e em estágio avançado de uma doença incurável. No processo de habilitação não restou configurado o parentesco, pois Glória convivia em união estável com Jorge. O Ministério Público descobriu que a real intenção do casamento entre nora e sogro foi receber o benefício previdenciário, aposentadoria. Mario faleceu e Glória já recebeu 6 meses da pensão. Qual a fundamentação jurídica que o Ministério Público alega para invalidar o casamento? O casamento será declarado como nulo ou desconstituído como anulável? Qual é o prazo para invocar? O MP é parte legítima?
3. Patrícia Nunes descobriu que seu atual marido cometeu crimes dolosos antes de conhece-la. A condenação criminal tornou a vida insustentável. O casamento ocorreu em 20 de julho de 2020. De que forma ela pode romper com o relacionamento? Explique detalhadamente.
4. Maria e Joaquim se casam. No entanto, a felicidade do matrimônio não dura muito: Joaquim descobre, por meio de terceiros, que sua esposa estava envolvida com drogas, mesmo antes de se casarem. Para Joaquim, divórcio é pouco. Em razão do fato novo, ele vai a Justiça pedir o rompimento. O que deve pedir? Qual o fundamento legal? Explique.
5. Analise a seguinte ementa: “APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE ANULAÇÃO DE CASAMENTO. ALEGAÇÃO DE QUE A CÔNJUGE SE RECUSA A MANTER RELAÇÕES SEXUAIS E A AUXILIAR NOS AFAZERES DOMÉSTICOS E DO CAMPO. ERRO ESSENCIAL SOBRE A PESSOA NÃO CONFIGURADO. ROL TAXATIVO DO ART. 1.577 DO CC. INADEQUAÇÃO DA VIA ELEITA. CÔNJUGE QUE DEVERÁ BUSCAR A SEPARAÇÃO OU O DIVÓRCIO PARA A DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL. SENTENÇA DE EXTINÇÃO MANTIDA. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO. TJSC/ 2010.055631-9 (Acórdão do Tribunal de Justiça)/ 26/07/2011). Explique os motivos pelo qual o TJSC julgou improcedente o pedido.

Continue navegando