Buscar

ATIVIDADE PROCESSO CIVIL 06 09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
As avaliações serão presenciais e digitais, alinhadas à cargahorária da disciplina, divididas da seguinte forma: 
· Avaliação 1 (AV1), 
· Avaliação 2 (AV2), 
· Avalição Digital (AVD) e 
· Avaliação 3 (AV3):  
AV1  Contemplará os temas abordados na disciplina até a sua realização e será assim composta:  
 Prova individual com valor total de 7 (sete) pontos;  
AV2  Contemplará todos os temas abordados pela disciplina e será composta por uma prova teórica no formato PNI  Prova Nacional  Integrada, que poderá ter os seguintes formatos:  
AVD  
Avaliação digital do(s) tema(s) / tópico(s) vinculado(s) ao crédito digital no valor total de 10 (dez) pontos ou AVDS  Avaliação digital do(s) tema(s) / tópico(s) vinculado(s) ao crédito digital no valor total de 10 (dez) pontos.  
AV3  
Contemplará todos os temas abordados pela disciplina. Será composta por uma prova no formato PNI  Prova Nacional Integrada, com total de 10 pontos, substituirá a AV1 ou AV2 e não poderá ser utilizada como prova substituta para a AVD.  
Para aprovação na disciplina, o aluno deverá: 
 atingir resultado igual ou superior a 6,0, calculado a partir da média aritmética entre os graus das avaliações presenciais e digitais, sendo consideradas a nota da AVD ou AVDs e apenas as duas maiores notas entre as três etapas de avaliação presencial (AV1, AV2 e AV3). 
A média aritmética obtida será o grau final do aluno na disciplina; 
 obter grau igual ou superior a 4,0 em, pelo menos, duas das três avaliações presenciais;  
 frequentar, no mínimo, 75% das aulas ministradas
ATIVIDADE PROCESSO CIVIL 06.09.22
1. Situação-problema: A concepção de jurisdição foi se modificando ao longo da história, reconhecendo- se hoje o exercício da atividade jurisdicional, enquanto monopólio estatal, como permeado pelas garantias processuais. Porém, encontra-se a máxima que todo juiz, regularmente investido, após aprovação em concurso de provas e títulos, tem jurisdição, mas nem todo juiz tem competência. Com base nos conceitos de jurisdição e de competência, analise o caso a seguir: Mário, brasileiro, foi casado com Mariah, norte-americana, e, durante o casamento, houve a aquisição de bens no Brasil.
Porém, após diversas brigas, o casal resolveu se divorciar, tendo Mariah retornado à sua terra natal. Para a sua surpresa, após alguns meses, Mário recebeu uma citação, cujo teor esclarecia a tramitação, nos Estados Unidos, de um processo sobre o divórcio e a partilha dos bens imóveis que adquiriram durante o casamento, todos situados em território brasileiro. Preocupado, Mário procura um advogado, para saber se o que for decidido nos Estados Unidos poderá ser homologado e, consequentemente, produzir seus efeitos aqui no Brasil. Como o advogado poderá responder à consulta sobre a homologação da sentença estrangeira neste caso? E se a ação fosse ajuizada no Brasil, qual seria o juízo competente?
2. Situação-problema: Leia a notícia retirada de um site da internet: Um advogado que pediu para não ter seu nome identificado divulgou uma petição que ele teria redigido para uma de suas causas, a intenção dele seria provar que juiz não leria a manifestação das partes. Teria constado na petição que ?Nossas petições nunca são lidas com a atenção necessária. A maior prova disso será demonstrada agora, pois se somos tratados como pamonhas, nada mais justo do que trazer aos autos a receita desta tão famosa iguaria. Rale as espigas ou corte-as rente ao sabugo e passe no liquidificador?, diz um trecho da petição do advogado que não quis se identificar. (disponível em https://jusdecisum.com.br/advogado- escreve-receita-de-pamonha-para-provar-que-juiz-nao-le-os- autos/#:~:text=Advogado%20escreve%20receita%20de%20pamonha%20para%20provar%20que%20 juiz%20n%C3%A3o%20l%C3%AA%20os%20autos,- Jusdecisum%201%20de&text=Um%20advogado%20que%20pediu%20para,que%20juiz%20n%C3% A3o%20l%C3%AA%20jurisprud%C3%AAncias)
Analise o caso, à luz dos princípios processuais.
3. Situação-problema: Maria e Raimunda são vizinhas e estão constantemente em conflito. Atualmente, Maria reclama que há uma infiltração no muro que separa sua casa da residência de Raimunda e que a não realização do reparo já está lhe causando danos. Raimunda, por sua vez, afirma que não tem, nesse momento, dinheiro para o conserto da infiltração. Porém, na verdade, o conflito entre as vizinhas já é antigo, fruto de uma história má resolvida de amor que envolveu um rapaz ainda na adolescência. E essa situação conflituosa já gerou diversos processos no Poder Judiciário, existindo, atualmente, ainda 5 (cinco) em tramitação, além dessa infiltração não resolvida. A partir do caso, qual seria o meio mais adequado para a solução do conflito em questão?
4. Situação-problema: Pedro pretende comprar um carro para uso pessoal. Ao fazer algumas pesquisas, descobre que a concessionária WWW concede grande desconto para as compras feitas por pessoa jurídica. Como Pedro é sócio de uma empresa, resolve fazer a compra em nome da sociedade empresária da qual tem controle diretivo. Pedro, então, compra o carro da fabricante ZZZ. Dias depois, o carro começa a apresentar defeitos, aparentemente de fabricação. Sem conseguir resolver amigavelmente o problema, Pedro procura advogado para a propositura de ação judicial cabível. A ação é ajuizada apenas em nome de Pedro, apesar de o carro estar em nome da empresa. Diante desta constatação, o juízo preferiu sentença extinguindo o processo, ao fundamento de que faltaria uma condição para o regular exercício do direito de ação. Diante do caso, analise a sentença proferida pelo juiz, à luz das condições para o regular exercício do direito de ação.
5. Situação-problema: A lei é uma das fontes do direito processual. O Código de Processo Civil de 1973 (CPC/1973) previa um procedimento sumário, que não mais persistiu no Código de Processo Civil de 2015 (CPC/2015). Hoje, o procedimento é apenas o comum. Imagine que Maria ajuizou uma ação, durante a vigência do CPC/1973, no procedimento sumário. Com a entrada em vigor do Código de Processo Civil de 2015, como ficaria o processo da Maria?
6. Situação-problema: Gil, brasileira, conheceu Johny, italiano, no carnaval de Salvador em 2009. Apaixonaram-se e decidiram se casar. O casamento foi realizado na Itália, mas o casal decidiu, tempos depois, voltar para o Brasil, residindo na capital baiana até o ano de 2019, quando, por desavenças diversas, resolveram se divorciar. Johny voltou para o seu país natal, onde atualmente reside. Johny pretende obter o divórcio, porém ele e Gil não estão chegando a um consenso sobre a partilha de alguns bens localizados na cidade de Salvador. Johny procura um advogado. A partir disso, é possível responder: Onde deverá tramitar a ação de divórcio c/c partilha pretendida por Johny?
7. Situação-problema: Leia a notícia retirada de um site da internet: Um advogado que pediu para não ter seu nome identificado divulgou uma petição que ele teria redigito para uma de suas causas, a intenção dele seria provar que juiz não lê jurisprudências. Nossas petições nunca são lidas com a atenção necessária. A maior prova disso será demonstrada agora, pois se somos tratados como pamonhas, nada mais justo do que trazer aos autos a receita desta tão famosa iguaria. Rale as espigas ou corte-as rente ao sabugo e passe no liquidificador, diz um trecho da petição do advogado que não quis se identificar (disponível em https://jusdecisum.com.br/advogado-escreve-receita-de-pamonha-para-provar-que- juiz-nao-le-os- autos/#:~:text=Advogado%20escreve%20receita%20de%20pamonha%20para%20provar%20que%20
juiz%20n%C3%A3o%20l%C3%AA%20os%20autos,- Jusdecisum%201%20de&text=Um%20advogado%20que%20pediu%20para,que%20juiz%20n%C3% A3o%20l%C3%AA%20jurisprud%C3%AAncias Acesso em 27/11/2020)

Continue navegando