Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA MICROBIOLOGIA AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1 (0,5 ponto): No Brasil, quais as principais fontes de contaminação? E como a divulgação sistematizada de informações facilita o conhecimento da sociedade e das empresas sobre o tamanho do problema e o potencial do uso de microrganismos como solução para conter e biorremediar as contaminações?
No Brasil, as principais fontes de contaminação de áreas ocorrem por resíduos de postos de combustíveis, seguidos por metais e solventes halogenados (aqueles com cloro, flúor, bromo e iodo, muito utilizados em indústrias). A divulgação sistematizada de informações gera conhecimento para as pessoas que atuam nessa área, possam realmente vislumbrar a biorremediação como algo que traga um benefício não só ecológico, mas de sustentabilidade econômica. 
Questão 2 (0,5 ponto): As bactérias são utilizadas na despoluição das águas de rios e lagos, como vimos das disciplinas e reportagem dois. A reportagem cita um processo de biorremediação, qual é e comente como é feito este processo? Além do processo cito na reportagem outro processo muito utilizado na despoluição de ambientes é o “landfarming”, o que é este processo e como e feito?
É usado uma placa de cera com nanominerais dentro dela para estimular a criação de bactérias saudáveis que ajudam na limpeza dos lagos, rios e lagoas, o uso desta tecnologia, a produção de bactérias pode crescer de oito mil vezes para 10 milhões de vezes a cada 10 horas, isso faz com que o consumo de materiais orgânicos e inorgânicos seja mais rápido e, depois, com a água sem sujeira, as bactérias morrem de inanição. 
LANDFARMING: é um método de biorremediação de solos que consiste na degradação biológica de resíduos, onde é empregada uma técnica de tratamento biológico dos resíduos. O processo visa reduzir a concentração de resíduos orgânicos sólidos dispostos no solo onde a própria microbiota do solo atua como agente de biodegradação. A técnica consiste no espalhamento do material oleoso sobre o solo preparado e a incorporação do óleo na camada arável até que a ação microbiana degrade os componentes presentes na borra (com auxílio do controle da umidade, pH e nutrientes no solo).

Continue navegando