Buscar

Saúde Coletiva II

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido I - Saúde Coletiva II
1.Qual foi o marco histórico para implementação do SUS no Brasil?
O SUS no Brasil teve como principal marco A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em março de 1996. Foi a primeira vez que a população participou das discussões da conferência.
2.Cite e descreva três áreas de atuação do SUS.
A Atenção Básica que abrange a prevenção, com ações como consultas e vacinação.
A Atenção Secundária que engloba o atendimento especializado.
A Atenção Terciária que enfoca os casos de internação; a Reabilitação é o acompanhamento posterior ao tratamento quando se faz necessário.
3.Descreva os Princípios e Diretrizes do SUS. 
As diretrizes do SUS são, portanto, o conjunto de recomendações técnicas e organizacionais voltadas para problemas específicos, produzidas pelo Ministério da Saúde, com o concurso de especialistas de reconhecido saber na área de atuação, de abrangência nacional, e que funcionam como orientadores da configuração geral.
Tendo com os princípios da universalização, da equidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.
4.Explique o sistema de hierarquização do SUS.
O Sistema de hierarquização do SUS, é o princípio organizativo que estabelece que o Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser organizado em níveis crescentes de complexidade, da Atenção Básica à Alta Complexidade.
5.Sabemos que o SUS é um dos principais sistemas de saúde do mundo, porém muitas vezes não consegue entregar o serviço de qualidade tal qual manda seus princípios e diretrizes. Em sua opinião, qual é o grande problema existente no SUS que o “impede” de cumprir todas as suas propostas?
6.Explique o Pacto pela Saúde e os pactos derivados a partir dele.
O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde. 
Pacto pela Vida: compromisso em torno das prioridades de impacto sobre a situação de saúde da população. 
Pacto em Defesa do SUS: expressa os compromissos entre os gestores para a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira. 
Pacto de Gestão do SUS: define as responsabilidades sanitárias, os espaços de co-gestão e o resgate do apoio entre os entes, no esteio de um processo compartilhado.
7.Explique quais foram as principais vantagens da organização dos Pactos. 
8.O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Considerando esse pacto uma ação de gestão em saúde pública, assinale a opção correta.
Entre as prioridades propostas pelo Pacto pela Vida, está a saúde do homem.
A redução da mortalidade infantil e a redução da mortalidade materna são objetivos do pacto, com vistas à redução dos índices de mortalidade.
A saúde do idoso é prioridade proposta no Pacto, sendo considerados nessa faixa etária os indivíduos com idade superior a oitenta anos.
Fortalecimento da atenção secundária.
9.O Pacto em Defesa do SUS contempla as seguintes diretrizes, EXCETO:
Articulação e apoio à mobilização social pela promoção e desenvolvimento da cidadania, tendo a questão da saúde como um direito.
Estabelecimento de diálogo com a sociedade, além dos limites institucionais do SUS.
Ampliação e fortalecimento das relações com os movimentos sociais, em especial os que lutam pelos direitos da saúde e cidadania.
Aprovação do orçamento do SUS, com garantia de financiamento de todas as ações pelo Governo Federal
10.São diretrizes do Pacto pela gestão do SUS, EXCETO:
Educação na Saúde
Universalidade
Programação Pactuada e Integrada (PPI)
Regionalização
Enviar

Continue navegando