Buscar

Revisão 3

Prévia do material em texto

-Revisão-AV2 legislação urbana e prática profissional
1. Sobre o que estabelece a NBR 9050:2020 para escadas, corrimãos e guarda-corpos, está correto afirmar:
a) Em rotas acessíveis, escadas com espelhos vazados são permitidas, desde que o bocel do degrau ultrapasse pelo menos 1,5cm do piso abaixo.
b) Considera-se degraus isolados a sequência de até 4 degraus.
c) Em escadas e rampas de rotas acessíveis, os corrimãos devem ser instalados em ambos os lados e devem prolongar-se pelo menos 0,30m nas extremidades.
d) Exige-se a instalação de corrimão intermediário nas rampas e escadas com mais de 2,00m de largura.
e) Nas rampas acessíveis, a dimensão longitudinal mínima dos patamares é de 1,50m.
2. Segundo a NBR 13532, a sequência das etapas de um projeto arquitetônico é:
a) Levantamento de dados, programa de necessidades, estudo preliminar, estudo de viabilidade, anteprojeto, projeto básico, projeto legal e projeto para execução.
b) Levantamento de dados, programa de necessidades, estudo de viabilidade, estudo preliminar, anteprojeto, projeto legal, projeto básico e projeto para execução.
c) Programa de necessidades, levantamento de dados, estudo de viabilidade, estudo preliminar, anteprojeto, projeto legal, projeto básico e projeto para execução.
d) Programa de necessidades, estudo preliminar, levantamento de dados, estudo de viabilidade, anteprojeto, projeto básico, projeto legal e projeto para execução.
3. A NBR 15575 empenha-se em atender as exigências dos usuários ao longo dos anos, dando uma grande importância à habitabilidade e à duração da qualidade da edificação, não considerando, apenas, a fase construtiva, mas todo seu uso. Em relação a NBR 15575, analise as proposições a baixo:
I - O usuário exige segurança estrutural, contra incêndios e no uso e operação da construção.
II - Quanto à sustentabilidade, a norma abrange a durabilidade, a manutenibilidade e os impactos ambientais da obra.
III - Para a habitabilidade são sete requisitos do usuário: estanqueidade da água, desempenho térmico, desempenho acústico, desempenho lumínico, saúde-higiene e qualidade do ar, funcionalidade/acessibilidade e conforto tátil.
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Apenas I e III estão corretas.
d) I, II e III estão corretas.
4. A NBR 9050 estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, à construção, à instalação e à adaptação do meio urbano e rural e de edificações às condições de acessibilidade. Em relação à acessibilidade, é correto afirmar que:
a) Na adaptação de edificações e equipamentos urbanos existentes, todas as entradas devem ser acessíveis e, caso não seja possível, desde que comprovado tecnicamente, deve ser adaptado o maior número de acessos. Nestes casos, a distância entre cada entrada acessível e as demais não pode ser superior a 100m.
b) Os corredores devem ser dimensionados de acordo com o fluxo de pessoas, assegurando uma faixa livre de barreiras ou obstáculos. As larguras mínimas para corredores em edificações e equipamentos urbanos são de 0,90m para corredores de uso comum com extensão até́ 4,00m.
c) São consideradas rampas as superfícies de piso com declividade igual ou superior a 8%.
d) O acesso de veículos aos lotes e seus espaços de circulação e estacionamento deve ser feito de forma a não interferir na faixa livre de circulação de pedestres, podendo criar degraus ou desníveis.
e) As obras eventualmente existentes sobre o passeio devem ser somente isoladas, assegurando-se a largura mínima de 0,90m para circulação, garantindo-se as condições de acesso e segurança de pedestres e pessoas com mobilidade reduzida.
5. Normas de desempenho são estabelecidas buscando atender às exigências dos usuários. O foco da NBR 15575 (Parte 1) está nas exigências dos usuários para o edifício habitacional e seus sistemas. Em relação às exigências do usuário relativas à sustentabilidade, é correto afirmar que ela é expressa pelos seguintes fatores:
a) Segurança no uso e na operação; manutenibilidade; funcionalidade e acessibilidade.
b) Saúde, higiene e qualidade do ar; funcionalidade e acessibilidade.
c) Estanqueidade; segurança estrutural; conforto tátil e antropodinâmico.
d) Durabilidade; manutenibilidade; impacto ambiental.
e) Durabilidade; funcionalidade e acessibilidade; segurança no uso e na operação.
6. São consideradas APPs (áreas de preservação permanente) as áreas
a) públicas ou privadas com declividade superior a 100%.
b) públicas ou privadas com declividade superior a 45%.
c) públicas junto a todas as linhas de drenagem.
d) públicas com declividade superior a 45%.
e) públicas com declividade superior a 30º.
7. Assinale a única alternativa INCORRETA referente aos objetivos da estratégia para a sustentabilidade urbana e rural da Agenda 21 brasileira.
a) Gestão do espaço urbano e da autoridade metropolitana.
b) Desenvolvimento sustentável do Brasil rural.
c) Promoção da agricultura sustentável.
d) Implantar o transporte de massa e individual com mobilidade sustentável.
8. Na legislação ambiental, a etapa que consiste na elaboração de uma descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, composto pela caracterização do meio físico, do meio biológico, dos ecossistemas naturais, e do meio socioeconômico é
a) o plano de manejo.
b) o diagnóstico ambiental.
c) a licença prévia.
d) a medida mitigadora.
e) o monitoramento ambiental.
9. Ainda de acordo com o Código Florestal, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.
1 – Reserva Legal
2 – Área de Preservação Permanente 
3 – Utilidade Pública 
4 – Amazônia Legal 
5 – Interesse Social
( ) Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservação permanente, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos e à conservação da biodiversidade. 
( ) Área destinada a obras, planos ou projetos previstos em resolução do Conama, atividades de segurança nacional e proteção sanitária. 
( ) Área coberta, ou não, por vegetação nativa, com função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora; proteger o solo; e assegurar o bem-estar das populações humanas.
( ) Área dos Estados do Acre, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e Mato Grosso e, ainda, de regiões situadas em parte dos estados do Tocantins, Goiás e Maranhão.
( ) Área de ocorrência de atividades imprescindíveis à proteção da integridade da vegetação nativa, tais como: prevenção e controle do fogo, da erosão, da erradicação de invasores e proteção de plantios com espécies nativas, conforme resolução do Conama. 
A sequência correta é:
a) 3, 5, 1, 4, 2.
b) 5, 3, 2, 4, 1.
c) 2, 3, 1, 4, 5.
d) 1, 3, 2, 5, 4.
10. A Agenda 21 é um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Com base no conceito de cidades sustentáveis e suas aplicações, pode-se afirmar que:
a) melhorar a mobilidade urbana e a poluição sonora não contribuem para tornar uma cidade sustentável.
b) para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, deve-se considerar apenas métodos de proteção ambiental.
c) a Política Nacional de Resíduos Sólidos tem como pilar o princípio da responsabilidade individual, isto é, a indústria tem a responsabilidade pelos resíduos sólidos gerados e deve garantir que eles tenham uma disposição final adequada.
d) o planejamento das cidades brasileiras através de instrumentos urbanísticos de regulação de solo, como os Planos Diretores, não afeta o desenvolvimento urbano sustentável.
e) buscar um melhor ordenamento do ambiente urbano primando pela qualidade de vida da população é trabalhar por uma cidade sustentável.
11. A Compatibilização de Projetos deve acontecer em cada uma das etapas do projeto: Estudos Preliminares, Anteprojetos, ProjetosLegais e Projetos Executivos, indo de uma integração geral das soluções até as verificações de interferências geométricas das mesmas. Podemos afirmar então que a importância da compatibilização promove: 
I. Redução de Custos. 
II. Eliminação de Erros devido a Interferências entre Projetos. 
III. Minimização do Retrabalho. 
IV. Redução de Prazos de Execução. 
V. Redução de Desperdício de Materiais. 
Das assertivas acima, quais estão corretas?
a) Estão corretas as assertivas I, II, III, IV e V.
b) Estão corretas apenas as assertivas I, III e V.
c) Estão corretas apenas as assertivas II e IV.
d) Estão corretas apenas as assertivas II, III e IV.
12. O Projeto Executivo serve como instrumento para a realização da obra, pressupondo a homologação da ideia exposta no anteprojeto. Assim, trata-se de um sistema de instruções, que informa de que maneira deve ser construído o prédio. Assim, trata-se de um sistema de instruções, que informa de que maneira deve ser construído o prédio. Fazendo-se uma análise sistemática e classificatória, obtêm-se as seguintes informações necessárias ao projeto executivo:
I. Compartimentos (disposição, formato, dimensões e área, acabamento e características espaciais).
II. Aberturas (posição, formato, dimensões, funcionamento, material e acabamento e características especiais). 
III. Equipamento (natureza e finalidade, posição, formato, dimensões, material e acabamento e características especiais). 
IV. Orçamento de Preços (preços de materiais, equipamentos e máquinas necessárias para execução da obra).
Das assertivas acima, quais estão corretas?
a) Estão corretas as assertivas III e IV.
b) Estão corretas as assertivas I, II e III.
c) Estão corretas as assertivas I, II, III e IV.
d) Estão corretas as assertivas II e III.
13. Acerca de planejamento urbano, equipamentos públicos e sistemas de infraestrutura urbana, assinale a opção correta.
a) O saneamento ambiental compreende, entre outros aspectos, o abastecimento de água potável, a drenagem urbana e o controle de doenças.
b) Desmembramento é a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação a partir da abertura de novas vias e logradouros públicos.
c) Plano diretor é um instrumento básico da política de regulação urbana ancorado nos planos orçamentários anuais dos governos estaduais, seus principais agentes propositores e articuladores.
d) Em um loteamento, a equidistância corresponde à distância vertical entre as curvas de nível, tido como referência o ponto mais próximo ao logradouro público.
e) As redes de esgotamento de um sistema sanitário são fortemente dependentes da força da gravidade, o que impede a sua integração com demais projetos, como o parcelamento e o desenho de vias, por exemplo.
14. Na legislação ambiental, a etapa que consiste na elaboração de uma descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, composto pela caracterização do meio físico, do meio biológico, dos ecossistemas naturais, e do meio socioeconômico é:
a) o plano de manejo.
b) o diagnóstico ambiental.
c) a licença prévia.
d) a medida mitigadora.
e) o monitoramento ambiental.
15. A Lei no 11.445/2007 − que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico − define que os serviços públicos de saneamento básico serão prestados com base nos seguintes princípios fundamentais:
I. universalização do acesso.
II. abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente.
III. eficiência e sustentabilidade econômica.
IV. controle político.
Está correto o que consta em:
a) I, II e III, apenas.
b) I, II, III e IV.
c) II e III, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I e II, apenas.
16. Sobre a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, pode-se afirmar:
a) a área contaminada é o local em que há contaminação causada pela disposição, regular ou irregular, de quaisquer substâncias radioativas ou resíduos.
b) a logística reversa é o conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável.
c) cabe ao poder público a responsabilidade unilateral pela efetividade das ações voltadas para assegurar a observância da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
d) é proibido o lançamento “in natura” a céu aberto, incluindo os resíduos de mineração.
e) quando decretada emergência sanitária, a queima de resíduos a céu aberto pode ser realizada, desde que autorizada e acompanhada pelos órgãos competentes do SISNAMA, do SNVS e, quando couber, do SUASA.
17. A arquitetura sustentável surgiu no final da década de 60 com a crítica feita pela contracultura ao dogma modernista de que a tecnologia poderia solucionar qualquer problema. Com a crise do petróleo em 1973, vinculou-se à consciência da finitude dos recursos naturais e depois passou a englobar várias narrativas, com destaque para a ameaça do aquecimento global. A resposta a essas questões preocupantes foi a arquitetura verde, que incorporava pelo menos três estratégias principais: a primeira trata-se da redução de consumo de energia, que, em climas mais frios, significa essencialmente usar aquecimento solar passivo e conservar o calor pelo aperfeiçoamento da insolação e do uso de trocadores de calor; em climas mais quentes, as medidas principais são a expulsão do calor e o uso de ventilação passiva, a fim de diminuir a dependência de ar-condicionado; a segunda se refere à adoção de painéis fotovoltaicos, turbinas eólicas e outras formas de gerar energia elétrica sem emissão de carbono. Considerando os preceitos da arquitetura sustentável, assinale a alternativa que representa corretamente uma terceira estratégia de sustentabilidade.
a) Usar materiais naturais, substituíveis ou recicláveis, além da atenção à energia incorporada dos edifícios, bem como sua extração, transporte, produção e eventual descarte ou reúso.
b) Não promover campanhas de conscientização para a adoção de sistemas de reaproveitamento das águas para reúso, pois são extremamente caras aos governos municipais, implicando em gastos desnecessários de verbas públicas.
c) Criar teses contrárias à implantação de sistemas de reaproveitamento das águas para reúso, pois os sistemas convencionais antigos são mais econômicos, mesmo quando as águas que podem ser reaproveitadas são descartadas.
d) Criar campanhas que incentivem o uso tradicional de sistemas elétricos nas edificações, onde energia elétrica é fornecida através das concessionárias, uma vez que a implantação de sistemas de captação de energia solar para gerar energia elétrica implica em grandes valores de investimento.
18. De acordo com o Estatuto da Cidade (Lei n.º 10.257/2001), o plano diretor é parte integrante do processo de planejamento municipal. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
a) As cidades com menos de cinquenta mil habitantes estão desobrigadas da aprovação de plano diretor.
b) Independentemente do porte da cidade, deverá ser elaborado um plano de transporte urbano integrado, compatível com o plano diretor.
c) Nas cidades inseridas na área de influência de empreendimentos com significativo impacto ambiental de âmbito regional, o plano diretor é dispensável.
d) As cidades integrantes de áreas de especial interesse turístico são obrigadas a ter plano diretor.
e) A lei municipal que instituir o plano diretor deverá ser revista, pelo menos, a cada quinze anos.
19. Os fundamentos da política municipal de desenvolvimento sustentável correspondem à garantia, entre outros, dos direitos à:
a) dignidade humana, à terra urbanizada, à moradia e ao saneamento ambiental.
b) dignidade humana, ao direito de posse e à livre iniciativa privada de acesso ao trabalho.
c) infraestrutura e serviços públicos, à construção de edifícios públicos e ao transporte coletivo.
d) mobilidade urbana e acessibilidade, ao emprego, à cultura e ao lazer.
e) sustentabilidade,ao direito de posse e à construção de edifícios de serviços públicos.
20. Uma diretriz geral da política urbana é a ordenação e controle do uso do solo, de forma a evitar, dentre outros, os seguintes itens:
I - A utilização adequada dos imóveis urbanos;
II - A proximidade de usos incompatíveis ou inconvenientes;
III - O parcelamento do solo, a edificação ou o uso excessivos ou inadequados em relação à infraestrutura urbana;
IV - A instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, sem a previsão da infraestrutura correspondente.
Dos itens acima:
a) Apenas os itens I e II estão corretos.
b) Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
c) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
d) Todos os itens estão corretos.
21. Em relação ao Licenciamento Ambiental, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. “O licenciamento ambiental é uma __________ legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade ____________ poluidora ou __________do meio ambiente”.
a) obrigação / potencialmente / não
b) obrigação / potencialmente / degradadora
c) obrigação / impactante / urbana
d) legislação / potencialmente / não
e) legislação / potencialmente / degradadora
Gabarito
1.C
2.B
3.D
4.B
5.D
6.A
7.D
8.B
9.B
10.E
11.A
12.B
13.A
14.B
15.A
16.E
17.A
18.D
19.A
20.C
21.B

Continue navegando