Buscar

A diferença que existe entre microeconomia e macroeconomia é microeconomia é conhecida como o ramo da ciência económica destinada a estudar o comportamento dos agentes económicos tomados isoladamente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A diferença que existe entre microeconomia e macroeconomia é microeconomia é conhecida como o ramo da ciência económica destinada a estudar o comportamento dos agentes económicos tomados isoladamente, enquanto a macroeconomia pode ser definida como o ramo da ciência económica que estuda o sistema económico como um todo, a nível dos agregados económicos, tais como a produção, nível de emprego, poupança agregada, o nível de preços, investimentos totais, o consumo e a renda de toda a população, seu comportamento e inter-relações.	
2. Os cinco instrumentos da política macroeconómica são: a política fiscal, a política monetária, a política cambial e por fim a política de rendas.
3. Política fiscal diz respeito aos instrumentos disponíveis pelo governo para a arrecadação de impostos e contribuições, e o controle de suas despesas. Ela também é utilizada para estimular ou inibir os gastos do sector privado e o objetivo é reduzir a taxa de inflação, as medidas fiscais empregadas são a redução dos gastos da coletividade ou o aumento da carga tributária, o que inibe o consumo. e a política monetária o governo actua sobre a quantidade de moeda e títulos públicos, sendo os recursos disponíveis a sua emissão, compra e venda de títulos, regulamentação sobre crédito e taxas de juros, entre outros e o objetivo é controlar a inflação, por exemplo, compra-se títulos públicos, diminuindo o estoque monetário da economia. Quando se anseia o crescimento econômico, o meio seria aumentar o estoque de moedas.
4. As 3 principais funções do estado são: a função alocativa, função distributiva e função estabilizadora.
5. O Estado é que regulamenta contratos e cria estrutura legal de protecção a consumidores e produtores. Os direitos e deveres contratuais são garantidos por regras criadas, implantadas e fiscalizadas pelo Estado. É o que acontece com contratos de trabalho, processos de compra e venda de bens móveis, imóveis, prestação de serviços, concorrência entre as empresas, dentre outros. O Estado oferece determinados bens que apresentam características de produção ou de consumo que fazem com que não sejam fornecidos pelo sistema de mercado. É o caso, por exemplo, da saúde pública. Como o sistema de mercado não garante, necessariamente, o elevado nível de emprego, a estabilidade de preços, a justa distribuição de renda e a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto desejada pela sociedade, a acção do Estado torna-se necessária para assegurar esses objectivos.

Outros materiais