Buscar

Trabalho Direitos Humanos 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vitória E. Motta 
Matricula: 20210250495
Trabalho de Direitos Humanos
O multiculturalismo relaciona várias culturas e também tem relação com a globalização social. Mostra que assim como em sociedades distintas, até em apenas uma sociedade pode existir diversidade cultural. No prisma dos direitos humanos, entende-se que as sociedades multiculturais devem reconhecer a diversidade como integrante do respeito a dignidade humana e concordam entre si desde que seus parâmetros sejam respeitados dentro de cada cultura. O que dificulta a concretização dos direitos humanos está na forma como cada Estado atua ao positivar em sua cultura interna, atos que violam a dignidade humanas e os normalizam por ser considerada cultural, como é o caso da mutilação genital feminina nos 28 países africanos, onde mulheres têm seus órgãos genitais externos mutilados por motivo da crença em que mulheres com o órgão chamado clitóris seriam menos férteis e menos prováveis de darem a luz a meninos (entre outras crenças da mesma sociedade relacionadas a isto), fato negado pela ciência. Praticas consideradas normais dentro dessa cultura, como outros atos em outras culturas, mas que infringem a dignidade humana.
Na minha opinião, os direitos humanos são de suma importância dentro das sociedades e sem nenhuma dúvida fazem parte dos direitos fundamentais onde todo ser humano, independente de cultura, raça ou religião deveria ter sua dignidade preservada. O vídeo também chamou minha atenção para os relatos e fato de uma mulher que também obtinha aquela crença, ser umas das principais mulheres de um movimento contra essa violação ao corpo das mulheres dentro desta sociedade, acho importante essa consignação e a luta delas dentro da própria cultura. 
Como existem tratados internacionais visando a proteção dos direitos humanos dentro de sociedade multiculturais, ao meu ver, seria interessante que todos os países assinassem esses tratados para que houvesse não só o reconhecimento e o respeito com outras culturas, mas que também além do respeito com a própria cultura houvesse o respeito a dignidade humana de cada indivíduo.

Outros materiais