Buscar

AOL5 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com base nos seus estudos e no ebook da disciplina, escreva um texto de até 30 linhas explicando os seguintes movimentos:
1. Protocolo de Quioto:
O Protocolo de Quioto é um um tratado internacional em que os países signatários se comprometeram a reduzir as suas respectivas emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Um acordo derivado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCC), ele foi negociado e adotado pelas partes em Quioto, no Japão, em 11 de dezembro de 1997 e entrou em vigor em 16 de Fevereiro de 2005, quando atingiu a meta de 50% de ratificações dentre os 84 signatários originais. O Protocolo tem por base as premissas comprovadas pela ciência de que o aquecimento global é fato real e que ele é causado pela ação humana.
2. Eco 92 e Rio + 20:
A ECO-92 ou Rio-92 foi uma das principais conferências ambientais do planeta. Ela foi realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 14 de junho de 1992. O principal objetivo da ECO-92 foi debater o cenário ambiental global. Essa conferência ambiental centralizou suas discussões no conceito de desenvolvimento sustentável, considerado inovador para o período em questão.
3. Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
Na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro de 2015), os líderes de governos e de Estado de 193 países adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém um conjunto de 17 Objetivos, entre elas a proteção dos recursos naturais e ambientais de populações sob opressão, dominação e ocupação; os Estados devem respeitar o Direito Internacional e proteger o meio ambiente em tempos de conflitos armados; a Paz, o Desenvolvimento e a Proteção Ambiental são interdependentes e indivisíveis.
REFERÊNCIAS 
https://oeco.org.br/dicionario-ambiental/28947-o-que-e-o-protocolo-de-quioto/
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/eco92.htm
https://exposicao.enap.gov.br/collections/show/31#:~:text=Na%20C%C3%BApula%20das%20Na%C3%A7%C3%B5es%20Unidas,um%20conjunto%20de%2017%20Objetivos%E2%80%A6

Outros materiais