Buscar

Atividade Prática Unidade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Camila Vargas Sanguiné.
Atividade Prática Unidade 2. 
Olá, vamos agora praticar um pouco do que vimos na Unidade 2? 
Lembre-se essa prática deverá ser entregue no último encontro. 
1. Os objetivos principais da adoção de sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) são facilitar a identificação da ação dos concorrentes e acompanhar os principais índices de atividade econômica da área de atuação da empresa adotante. 
PORQUE 
Os Sistemas Integrados de Gestão são construídos com as melhores características dos sistemas de informação executiva e dos sistemas especialistas.
 Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que a. as duas afirmações são verdadeiras, e 
a segunda justifica a primeira. 
b. as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda nãojustifica a primeira.
 c. a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
d. a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
· e. as duas afirmações são falsas. 
2. A revista INFO EXAME publicou a seguinte notícia: 
O investimento em estratégias de aproximação com o consumidor é um dos pontos centrais no negócio da fabricante de bebidas Femsa Cerveja Brasil, dona das marcas Kaiser, Bavaria, Xingu e Sol. A companhia foi a primeira em sua área de atuação a estampar, no rótulo dos produtos, um número de telefone para atendimento ao público. A empresa decidiu renovar a infraestrutura de TI que apoia o relacionamento com os clientes. A cervejaria, de origem mexicana, fez um upgrade em seu sistema de e ainda este ano adotará uma nova plataforma de call center. A central de atendimento tem uma importância comercial estratégica. Atualmente, as vendas por telefone representam 42% do faturamento da companhia no país. Nesse projeto, o principal objetivo da empresa, que no Brasil usa o sistema de distribuição da Coca-Cola, foi ganhar mais eficiência no tempo de resposta ao público, uma exigência em um setor que precisa seguir normas rígidas de atendimento devido a regras do código do consumidor. 
(http://info.abril.com.br/corporate/aplicacoes-de-gestao/cliente-bematendido.shtml)
 O sistema a que a notícia se refere é: 
a. Plataformas de E-Commerce. 
b. ERP − Enterprise Resource Planning. 
c. Gerenciamento de Serviços de TI. 
d. Sistema de gerenciamento de estoques. 
· e. CRM − Customer RelationshipManagement.
3. Explane sobre como os sistemas de informação estão relacionados aos objetivos dos negócios de uma organização. 
O sistema de informação favorece o plano de atuação das empresas, pois consegue armazenar, distribuir e produzir dados e informações baseados em pesquisas e relatórios já existentes da empresa, auxiliando na tomada rápida de decisões dos seus gerentes assim como a mudança de publico alvo e produtos.
4. Considere: 
I. Otimiza o uso compartilhado dos dados. 
II. Torna os módulos independentes uns dos outros, pois cada departamento independe das informações do módulo anterior. 
III. Minimiza a troca de dados manuais. 
IV. Aumenta a redundância de atividades. 
Quanto aos ERPs, é correto o que consta APENAS em: 
a. I, II e III. 
· b. I e III. 
c. II e III. 
d. II e IV. 
 e. I, III e IV.
5 O investimento é alto para a aquisição de um ERP. Por que as empresas de todos os portes tendem e buscam cada vez mais esta aquisição?
O investimento trás muitos benefícios as empresas, pois otimiza custos de TI, proporciona melhor transparência, relatórios aprimorados e baseados nos dados colocado pelos setores nos sistemas, personaliza e minimiza trocas por erros manuais, proporciona uma melhor segurança dos dados, trazendo conforto para empresa, fornecedores e clientes. As empresas também buscam essa ferramenta pela praticidade de ter todos seus sistemas integrados em um único sistema, como por exemplo o departamento financeiro, pode saber rapidamente quanto dinheiro destinar à quitação de impostos e quanto direcionar ao pagamento de funcionários, de acordo com as informações que o setor de recursos humanos (RH) disponibilizar no sistema. Isso otimiza tempo e tarefas, pois os dados que seriam solicitados a cada setor em seus respectivos sistemas, estarão todos disponíveis em um único lugar.
6. Diferentes níveis organizacionais possuem diferentes tipos de problema (figura abaixo). Comente sobre o porquê as decisões são diferentes em cada nível e como os SI atendem a esta diversidade de informação necessária. Dê exemplos para ilustrar sua resposta.
Nível operacional: O desperdício de recursos é uma medida que impacta diretamente na eficiência do nível operacional Esses sistemas empresariais básicos são denominados sistemas de processamento de transação (SPT). 
Exemplos de sistemas de processamento de transações (SPT).  - Sistema de registro de pedidos para produção e de expedição de mercadorias.
 
Nível gerencial: Atraso na produção, os atrasos na produção estão comumente associados à falta de planejamento e a falhas no gerenciamento de processos. Dois tipos de sistemas de informação se apresentam para dar suporte a essas atividades: os sistemas de informação gerenciais (SIG) e os sistemas de apoio à decisão (SAD).
Exemplos de relatórios de sistemas de informação gerenciais (SIG).  - Relatórios de produção diários ou semanais e demonstrativos financeiros mensais (relatórios periódicos programados).  
Exemplos do Sistema de Apoio a Decisão (SAD): - Gerenciamento de dados - consiste num banco de dados especialmente construído, que contém dados relevantes para a situação da decisão.
Nível estratégico: Falta de planejamento estratégico:Dificuldade de crescimento
A alta administração usa uma categoria de sistema de informação chamada de sistemas de informação executiva, ou, como são mais conhecidos, EIS.
Exemplos de Sistema de informação executiva:
- Os EIS fornecem acesso rápido a informações atualizadas, de forma bastante amigável, fazendo uso intensivo de recursos gráficos (símbolos,imagens e gráficos), e capacidade de multivisão (manuseio de diversas mídias, mostrando numa mesma tela, gráficos, textos e tabelas).
7. Como o web site do Geórgia Aquarium ofereceu transações mais fáceis para os visitantes? Que benefícios os visitantes puderam perceber?
Usando o software o f- the-shelf personalizado para atender as necessidades do aquário, Beach Clark que projetaram um sistema de processamento de transação e um sistema de venda de ingressos diferente de quaisquer outros sistemas usados anteriormente modificando o software de carrinho de vendas para gerenciar as transações de venda de ingressos e para controlar o numero de visitantes no aquário durante cada hora de operação.
8. Como a gerência do Geórgia Aquarium se beneficia de sua abordagem peculiar de vendas de ingressos on-line?
O maior beneficio é ser o primeiro aquário que não possui fila de espera e também pode manter o congestionamento da multidão sob controle (limite razoável). A gerência pode também planejar antes e determinar quantos funcionários e recursos para se ter em mãos a qualquer hora. 
 
9. Identifique no sistema relatado as atividades básicas de um sistema de processamento de transações (SPT), apresentadas na figura ao lado. 
Os Sistemas de Processamento de Transações são sistemas usados em nível operacional, estruturados para atender às necessidades diárias das empresas. É por meio desse tipo de sistema de informação que são registradas as transações rotineiras, como valores recebidos, despesas, folhas de pagamento e controle de estoque. Entre os setores atendidos estão contabilidade,Recursos Humanos, vendas e produção. 
- Coleta de dados – preencher os dados,escolher a data e a hora; 
- Edição de dados – se não há disponibilidade no horário escolhido pode ser alterado ; 
- Manipulação de Dados –Organização da agenda de visitação; 
- Armazenamento de Dados – Armazenar em um bancode dados os dados dos clientes, agendamentos, etc. 
- Produção de Documentos – gera os ingressos para impressão; 
10.Você consegue identificar o uso de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) em seu cotidiano? Cite esta situação e explique os benefícios da aplicação desta tecnologia neste exemplo. 
A Gestão Eletrônica de Documentos (GED) é a transformação de todos os arquivos de vídeo, som, imagem, textos, planilhas etc, armazenados em mídia física, em arquivos digitais. Assim, eles podem ser consultados e compartilhados com uma conexão de internet e com um software em nuvem. Exemplos: escanear documentos, digitalização de DVDs, digitalização de fitas cassete, livros digitalizados.

Outros materiais