Buscar

Globalização e avanço tecnológic1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Globalização e avanço tecnológico
Atividade 
(FCC 2016) Leia o texto a seguir:
O mundo, após a segunda metade do século XX, depois da Segunda Guerra Mundial, ingressou em uma etapa de profundas evoluções no campo tecnológico desencadeada principalmente pela junção entre conhecimento científico e produção industrial. O processo industrial pautado no conhecimento e na pesquisa caracteriza a chamada Terceira Revolução Industrial.
(MUNDO EDUCAÇÃO, 2019)
As principais características da Terceira Revolução Industrial são: 
a) Produção em massa; expansão da manufatura (pequenas empresas); maior acessibilidade às novas tecnologias de produção. 
b) Crescente valorização das matérias-primas; mundialização dos direitos trabalhistas; inclusão da certificação ambiental na linha de produção. 
c) Criação do sistema de linhas de produção (Fordismo); expansão do emprego industrial; parcerias entre a indústria e produtores artesanais. 
d) Intensa mecanização da produção; utilização intensiva de mão de obra barata e pouco qualificada; produtos com baixo conteúdo tecnológico. 
e) Informatização e robotização da produção; redução da mão de obra industrial (desemprego estrutural); novos sistemas produtivos (Toyotismo). 
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra e.
A Terceira Revolução Industrial permitiu o desenvolvimento de atividades na indústria que aplicam tecnologias de ponta em todas as etapas produtivas. As atividades que mais se destacam no mercado estão vinculadas à produção de computadores, softwares, microeletrônica, chips, transistores e circuitos eletrônicos, além da robótica, com grande aceitação em indústrias, telecomunicações e informática em geral. Destacam-se ainda: a expansão de transmissores de rádio e televisão; a telefonia fixa, móvel e internet; a indústria aeroespacial; a biotecnologia e muitas outras inovações.
2. (FCC 2018) Uma diferença importante entre a Terceira Revolução Industrial e as duas primeiras ocorridas anteriormente reside na constatação de que o produto final, no caso da Terceira Revolução Industrial:
a) Tem elevado valor agregado, considerando-se os altos custos e investimentos em seu processo de produção. 
b) Produz impacto reduzido na sociedade, uma vez que permanecem inalterados os hábitos e padrões de consumo. 
c) Gera distribuição de riqueza, uma vez que promove a participação de pequenos produtores no processo industrial. 
d) Causa poucos danos ao meio ambiente, uma vez que os materiais envolvidos são recicláveis e gasta-se pouca energia em sua fabricação. 
e) Favorece a autonomia do trabalhador, uma vez que independe da lógica de produção industrial e em série. 
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra a.
A Terceira Revolução Industrial não se limita a produtos de pouco valor agregado, como nas revoluções industriais anteriores; pelo contrário, o conhecimento inserido, no qual foram gastos anos de estudos e pesquisas, agrega elevados valores ao produto final, mesmo que tenha sido gasta pouca quantidade de matéria-prima. 
3. (Cesgranrio 2013) Na força de trabalho de um país, há pessoas em situação de ociosidade involuntária: são os desempregados. Há vários tipos de desemprego, classificados de acordo com suas causas.
O desemprego estrutural decorre, por exemplo, de:
a) Sazonalidade da demanda por trabalho em certas regiões. 
b) Insuficiência da demanda agregada por bens e serviços. 
c) Inovações tecnológicas que alteram os processos produtivos. 
d) Contratações irregulares de mão de obra em desacordo com a legislação trabalhista. 
e) Salários nominais excessivamente baixos. 
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra c.
O desemprego estrutural é uma consequência do desenvolvimento tecnológico das indústrias. A robotização e a informatização de grande parte dos processos industriais fazem com que o trabalhador seja substituído pelas máquinas ou pela tecnologia. Exemplo: em vez de muitos trabalhadores empregados em uma linha de montagem, há a necessidade de apenas um que seja capaz de operar computadores que controlam muitos robôs.

Continue navegando