Buscar

Atividade Discursiva - Hidrologia e Drenagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva – Hidrologia e Drenagem
Lorrayne Souza Silva – Engenharia Civil 9º Período 
A consolidação das medidas do sistema de drenagem urbana, com a definição das medidas estruturais e não estruturais, se dá através do plano diretor de drenagem da cidade e/ou de uma bacia hidrográfica. Sendo este, o principal instrumento de planejamento e gestão da drenagem do município (BARROS, 2005).
Qual a finalidade geral do Plano Diretor de Drenagem Urbana?
RESOLUÇÃO:
O plano diretor, além de ser um instrumento estabelecido na Constituição Federal de 1988, regulamentado pelo Estatuto da Cidade, visa orientar a ocupação do solo urbano, tendo por base os interesses coletivos de preservação da natureza e também os interesses particulares de seus moradores.
Seu principal objetivo é redigir um plano de drenagem urbana e de manejo das águas pluviais, criando mecanismos de gestão para a bacia hidrográfica, o zoneamento urbano e as estruturas de macro e microdrenagem. Ele se faz essencial uma vez que direciona as novas condutas dos sistemas de drenagem e do planejamento de obras na cidade, contribuindo com a diminuição de perdas econômicas, a desenvolvimento das condições de saneamento, redução de inundações e consequentemente na melhora da qualidade de vida da população e do meio ambiente da região.
A elaboração de um plano diretor está relacionado ao crescimento urbano, uma vez que tem provocado impactos significativos na população e no meio ambiente e, são desencadeados principalmente pela forma como as cidades se desenvolvem seja pela falta de planejamento, a inexistência do controle de uso e ocupação do solo especialmente em áreas de risco e, o uso de sistemas de drenagem inadequados. São tratadas nos planos aspectos significativos como a viabilização de novos pontos de permeabilidade além dos impactos provenientes das novas construções e sua repercussão com o derredor.

Outros materiais