Buscar

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS EAD - AULA 02 BASES DA BIOLOGIA CELULAR, MOLECULAR E TECIDUAL (1)

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 02
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: CITOLOGIA, HISTOLOGIA E GENÉTICA
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Jakeline Chagas Batalha
	MATRÍCULA: 47015664
	CURSO: Farmácia 
	POLO: UNIFAEL
 
				TEMA DE AULA: TECIDO CARTILAGINOSO E CONJUNTIVO 
RELATÓRIO:
1. Decorrer sobre os diferentes os tipos de tecido conjuntivo observados de acordo com as características morfológicas e funcionais de seus componentes.
Tecido conjuntivo
Tecido conjuntivo é um tecido que faz a conexão entre diferentes partes do corpo humano como órgãos e sistemas, é muito importante pois faz o transporte de substâncias necessárias para o funcionamento do organismo. A composição diferenciada da sua matriz extra celular, faz com que absorva impactos, resiste á tração ou tenha elasticidade, a classificação dos diferentes tecidos conjuntivos pode ser feita de acordo com o material e o tipo de célula s que o compõem.
Tecido conjuntivo propriamente dito: realizar a principal função de conjunção ou seja de união entre outros tecidos do corpo, assim como os outros tecido conjuntivo e formado de matriz extracelular e também formado de células, a matriz extracelular do tecido conjuntivo ela é muito abundante em água um dos principais componentes desse tecido ,junto com essa água temos proteínas, carboidratos, lipídios, ela também não e constituída apenas por agua, assim como estruturas importantíssimas chamada de fibras da matriz extracelular são composta por de três tipos como fibra elásticas, colágenas e reticulares. Atua na sustentação e preenchimento dos tecidos e, dessa forma contribui para que fiquem juntos e estruturando os órgãos,pode ser classificado em tecido conjuntivo frouxo e tecido conjuntivo denso.
Tecido Conjuntivo Frouxo: é tipicamente encontrado em duas situações: formando os tendões, mediando a ligação entre os músculos e os ossos; e nos ligamentos, unindo os ossos entre si, geralmente preenche espaços entre as células musculares e dá suporte ao tecido epitelial.
Tecido conjuntivo denso: sua constituição é semelhante ao conjuntivo frouxo, no entanto, apresenta uma maior concentração de fibras colágenas, o que o torna menos flexível, além de ser resistente e protege outros órgãos, Está presente nos tendões e ligamentos, e é pobre em células. Pode ser classificado em denso modelado (presente nos tendões) e em denso não modelado (presente na derme).
Tecido conjuntivo adiposo: é a variedade de tecido conjuntivo com predomínio de adipócitos, Suas funções incluem a modelagem da superfície do corpo (sob a pele), proteção contra choques mecânicos (particularmente pelos coxins plantares – acúmulos de tecido adiposo na planta das patas de alguns animais e nos humanos na planta dos pés, na palma das mãos e nas nádegas), servir de isolante térmico, visto que a gordura não possui boa condutividade térmica, além de atuar na produção de calor (em alguns casos),o tecido adiposo pode ser disposto em duas variedades: 
tecido adiposo branco (amarelo, comum ou unilocular) ou marrom (pardo ou multilocular), apresentando distribuição, morfologia e funções diferentes.
Tecido elástico: Composto por fibras dispostas em feixes espessos e paralelos. Abundantes em fibras elásticas e de cor amarelada. Está presente nos ligamentos amarelos da coluna vertebral e em pequenas lâminas nas cordas vocais. 
Tecido mucoso: O tecido mucoso tem consistência gelatinosa devido a predominância de matriz fundamental, composta pelo predomínio de ácido hialurônico com pouca quantidade de fibras. O tecido mucoso é o principal componente do cordão umbilical (Geleia de Wharton) mantendo a nutrição das células, e da polpa jovem dos dentes.
Tecido reticular ou linfoide: contém uma grande quantidade de fibras reticulares, sintetizadas pelas células reticulares. Além dessas células, há células de defesa, como os macrófagos, os linfócitos e os plasmócitos. Esse tecido constitui o arcabouço dos órgãos linfoides.
Tecido cartilaginoso: forma especializada de tecido conjuntivo e possui uma consistência rígida, desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, onde absorve choques, e facilita o deslizamento dos ossos na articulação. Esse tecido não apresenta nervos ou vasos sanguíneos e linfáticos, diferentemente da maioria dos tecidos conjuntivos. De acordo com os seus constituintes o tecido cartilaginoso é dividido em: cartilagem hialina, cartilagem elástica e cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem.
Tecido ósseo: O tecido ósseo é um tecido de sustentação responsável pela formação dos nossos ossos, é um dos principais tecido constituintes do esqueleto humano, sendo caracterizado pela sua rigidez e dureza. O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo especial, tendo como uma de suas características mais marcantes a presença de material extracelular calcificado (matriz óssea). O tecido ósseo apresenta três tipos de células especializadas: os osteócitos, osteoblastos e osteoclastos.
Tecido sanguíneo: O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo sendo constituído de glóbulos sanguíneos e plasma, é um tecido especializado pois apresenta sua matriz extracelular totalmente fluida. As funções do tecido sanguíneo incluem o transporte de hormônios até seu local de atuação; transporte de gás oxigênio e nutrientes às células, captura de gás carbônico e excreções celulares; e defesa a agentes estranhos. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros dessa substância em seu corpo. O sangue é formado por uma parte líquida na qual se encontram substâncias dissolvida
				TEMA DE AULA: TECIDO MUSCULAR 
	
RELATÓRIO:
1. Decorrer sobre as diferenças entre os tecidos musculares observados de acordo com as características morfológicas e funcionais dos seus componentes.
			TEMA DE AULA: TECIDO ÓSSEO
RELATÓRIO:
1. Desenhe a lâmina correspondente ao tecido ósseo (osso por desgaste) e identifique os componentes do tecido ósseo: canalículas, osteoplastos, canais de Havers e canais de Volkman.

Mais conteúdos dessa disciplina