Buscar

Resumo filósofos pré-socraticos

Prévia do material em texto

EAD- UNIASSELVI-2022.2
POLO: Vitória da Conquista 
DATA: 10/08/2022
TUTORA EXTERNA: JÉSSICA MIRANDA
ALUNA(O): Daniela Alves da Silva
MATRÍCULA: 4457749
 MÓDULO DE METOLOGIA CIENTÍFICA
ATIVIDADE: ENTEDIMENTO SOBRE OS FILOSOFOS DA AULA DA 1 UNIDADE.
 
 Resumo:
O ser humano é tido como um ser pensante e, como tal, potencializa a sua capacidade de evoluir e progredir mediante a ação reflexão sobre si próprio e o que o cerca, “Ao agir, está também agindo sobre si, modificando-se, evoluindo”. 
Cita-se a Filosofia evidenciada a partir do período clássico, ou seja, a que historicamente é protagonizada por Sócrates (principal personagem nos diálogos de seu sucessor Platão e creditado pelo também sucessor, Aristóteles), pois esse período é marcado pelo amadurecimento e estruturação da filosofia e pelo desenvolvimento de temáticas relativas à ética e a política, temas praticamente ausentes no período conhecido como pré-socrático.
Os filósofos denominados pré-socráticos:
Heráclito: Considerado o “Pai da Dialética”, nasceu em Éfeso (540 a.C. – 476 a.C.) e explorou a ideia do devir (fluidez das coisas). Para ele, o princípio de todas as coisas estava contido no elemento fogo.
Tales de MiIleto: Nascido na cidade de Mileto, região da Jônia, (624 a.C. – 548 a.C.) acreditava que a água era o principal elemento; era a essência de todas as coisas.
Parmênides: Nasceu em Eléia, (530 a.C. – 460 a.C.). Focou nos conceitos de “aletheia” e “doxa”, onde o primeiro significa a luz da verdade, e o segundo, é relativo à opinião. 
Anaximandro: Discípulo de Tales, nascido em Mileto (610 a.C. – 547 a.C.), acreditava que o princípio de tudo estava no elemento denominado “ápeiron”, uma espécie de matéria infinita.
Pitágoras: Filósofo e matemático nascido na cidade de Samos (570 a.C. – 497 a.C.), afirma que os números foram seus principais elementos de estudo e reflexão, do qual se destaca o “Teorema de Pitágoras”. A partir dele, utilizou-se o termo filosofia.
Anaxímenes de Mileto: Discípulo de Anaximandro, nascido em Mileto (588 a.C. – 524 a.C.), acreditava que o princípio de todas as coisas estava no elemento ar.
Demócrito: Nascido na cidade de Abdera, (460 a.C. – 370 a.C.) foi discípulo de Leucipo. Para ele, o átomo (o indivisível) era o princípio de todas as coisas, desenvolvendo assim, a “Teoria Atômica”.
Empédocles de Agrigento: foi um notório filósofo pré-socrático da Escola Jônica. Como cosmólogo, ele atribuiu a origem do universo a quatro elementos: terra, fogo, água e ar. Empédocles (492 a.C. – 430 a.C.) nasceu na cidade de Agrigento, região que compõe atualmente a Sicília.
Zenão: Nasceu em Eléia, (490 a.C. – 430 a.C.), foi grande defensor das ideias de seu mestre, filosofando, sobretudo, acerca dos conceitos de “Dialética” e “Paradoxo”.
Xenófanes: Nascido em Cólofon (570 a.C. – 475 a.C.), foi um dos fundadores da Escola Eleática, se opondo contra o misticismo na filosofia e o antropomorfismo.
2

Continue navegando