Buscar

Avaliação de Pesquisa (Ação Supervisora) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ação Supervisora
Aluno (a): LUCIANA APARECIDA RIBEIRO CASSIANO
Data:25 / 08 /2022
Atividade de Pesquisa 
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. Construa uma linha de tempo, indicando, cronologicamente, os principais momentos históricos da supervisão educacional no Brasil.
1939- AÇÃO SUPERVISORA VOLTADA PARA O ENSINO PRIMARIO DECRETO 1.190/39
1968-INDUSTRIAL HABILITAÇÕES -LEI 5.540/68
1970-FORMAÇAO DE TREINAMENTO E ORIENTAÇÃO,DURANTE A DITADURA MILITAR (1964-1985).
1970-1980-COMO QUESTIONAMENTO .
1989-1990 -CONCEITO REPENSADO DE ESCOLA.
2003- o Conselho Nacional de (CNE) designou uma Comissão com a finalidade de
2003-O CONSELHO NACIONAL (CNE)DESIGNOU UMA COMISSÃO COM A FINALIDADE DE DEFINIR AS DIRETRIZES CURRÍCULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA.
2. Celso Vasconcellos (2002, p. 86-87), com sua habitual forma clara e direta, também escreveu sobre a supervisão educacional. Leia atentamente o texto a seguir, em que ele apresenta uma proposição do que o supervisor educacional não faz.
[...] não é fiscal do professor; não é quem entrega os professores para a direção ou mantenedora (dedo-duro), não é pombo-correio (que leva recado da direção para os professores e vice-versa), não é coringa/tarefeiro/quebra-galho/salva-vidas (ajudante de direção, auxiliar de secretaria, enfermeiro, assistente social etc.), não é tapa-buraco (que fica “toureando” os alunos em sala de aula no caso de falta de professor), não é burocrata (que fica às voltas com relatórios e mais relatórios, gráficos, estatísticas sem sentido, mandando um monte de papéis para os professores preencherem – escola de “papel”), não é gabinete (que está longe da prática e dos desafios efetivos dos educadores), não é dicário (que tem dicas e soluções para todos os problemas, uma espécie de fonte inesgotável de técnicas, receitas), não é generalista (que entende quase nada de quase tudo).
Agora, escolha uma área de atuação entre as três que foram vistas no triângulo planejamento – acompanhamento – avaliação e escreva um pouco sobre ela: descreva como, na sua opinião, o supervisor educacional pode desempenhar bem o seu papel em prol do desenvolvimento institucional da escola.
Ele fala de definição negativa do pedagogo porque este profissional, em muitos momentos, é visto como um fiscal. Assim como o coordenador, que é visto com alguém que tem a função de fiscalizar e essa imagem ele possui desde muito tempo. Porém, não é este o papel do pedagogo, o papel deste docente é de contribuir com os professores para o crescimento educacional.Ele auxilia os outros professores. 
3. Na minha escola, há duas supervisoras educacionais. A que trabalha mais próxima de mim, porque atende às séries iniciais do Ensino Fundamental, é sempre muito séria e exigente. Muito preocupada com a disciplina, toma conta dos alunos. De vez em quando, assiste às nossas aulas e até pede para examinar os cadernos de planos de aula.
Tendência pedagógica:
As Tendências Pedagógicas, são de extrema relevância para a Educação, principalmente as mais recentes, pois as mesmas contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, baseado nas demandas atuais da clientela em questão,  propostas e modelos que devem ser observados devido a constante metamorfose social de um povo.
4. Faça um quadro e procure listar os seus interesses, necessidades e expectativas quando escolheu
a sua profissão.
A escola da minha profissão hj e voltada naquilo q eu acredito no futuro do nosso País ,somente a educação pode modar um ser e transformar a vida do outro eu acredito q tudo q se faz com amor gostando exatamente do q se faz passa ser prazeroso (obs desculpa mais meu celular não cria um quadro )
Interesses:trabalhar no q eu acredito e gosto..
Necessidades:somente a humana precisaria dar mais valor no q se tem pra apreender 
Expectativa:poder garantir uma educação de qualidade voltada ao aprendizado igual a todos....
5. Selecione algumas ações supervisoras entre as que foram discutidas na disciplina e coloque-as na coluna adequada. Não basta apenas colocar o nome da ação, é preciso escrever um pouco sobre ela, deixando claro porque foi classificada como rotina ou como inovação. Portanto, classifique o que são ações rotineiras e ações inovadoras.
Ação supervisora voltada para o Ensino Primário – no primeiro momento de sua história, a supervisão escolar era voltada unicamente para o Ensino Primário. Possuía a competência de inspeção, sendo encarregada de fiscalizar o prédio escolar e a frequência de alunos e professores.
ção supervisora industrial – trazendo referências da primeira fase da Revolução Industrial, esse
segundo momento s urge com o crescimento da população, que indica a necessidade de mais
professores. As escolas tornam-se instituições complexas e hierarquizadas, assemelhando-se às
empresas. Em decorrência diss o, a supervisão realizada no trabalho da indústria e do comércio
estendeu-se para outros segmentos da sociedade, chegando ao âmbito da educação escolar.
Ação supervisora industrial – trazendo referências da primeira fase da Revolução industrial, esse segundo momento s urge com o crescimento da população, que indica a necessidade de mais professores. As escolas tornam-se instituições complexas e hierarquizadas, assemelhando-se às empresas. Em decorrência disso, a supervisão realizada no trabalho da indústria e do comércio estendeu-se para outros segmentos da sociedade, chegando ao âmbito da educação escolar.
Ação supervisora como forma de treinamento e orientação – nesse momento, a supervisão sofre a
influência das teorias administrativas e organizacionais, o que marca uma importante etapa na história
da supervisão escolar no Brasil. Surgem novas literaturas que ainda hoje são utilizada pelos
supervisores quando se referem ao desenvolvimento de suas ações. O supervisor s olidifica o vínculo
com o poder administrativo das escolas. Agora, além de assegurar o s ucesso das atividades docentes de
seus colegas – professores regentes de classe –, o profissional deve também “controlar” suas atividades.
Ação supervisora como forma de treinamento e orientação – nesse momento, a supervisão sofre a influência das teorias administrativas e organizacionais, o que marca uma importante etapa na história da supervisão escolar no Brasil. Surgem novas literaturas que ainda hoje são utilizadas pelos supervisores quando se referem ao desenvolvimento de suas ações. O supervisor solidifica o vínculo com o poder administrativo das escolas. Agora, além de assegurar o sucesso das atividades docentes de seus colegas – professores regentes de classe –, o profissional deve também “controlar” suas atividades.
6. A supervisora pedagógica da minha escola só se preocupa com quadros, gráficos e planilhas. Ela quer que nós elaboremos planos de aula de acordo com o roteiro que apresentou, e sempre tenta nos fazer aplicar uma taxonomia de objetivos educacionais.
Tendência pedagógica:
Ele é responsável por fiscalizar se o trabalho estava sendo realizado de acordo com itinerário repassado ao professor. Tudo devia ser aplicado sem mudanças muitas vezes as diretrizes de base já vem pronta o coordenador pedagógico somente o repassa onde toda a equipe deverá seguir conforme a orientação 
Avaliação de Pesquisa: Ação Supervisora

Continue navegando