Buscar

Atlas de embriologia

Prévia do material em texto

DEPARTAMENTO DE EMBRIOLOGIA
 
Atlas: Ovário e testículo 
DISCENTE: MARIA NÍVEA BEZERRA DA SILVA 
BIOMEDICINA (1º PERÍODO) 
SEMESTRE: 2021.2
Prof.ª ELIETE
TESTÍCULO
ORIGEM EMBRIOLÓGICA
O desenvolvimento ocorre a partir do mesoderma intermediário, há a proliferação de células na crista genital, que dão origem à parte somática das gônadas, cercando as células germinativas, que migrarão até essa região. A atividade funcional ou expressão genética do cromossomo Y produz a diferenciação da gônada indiferente, e os cordões sexuais primários se transformam em cordões seminíferos, que são sólidos até a puberdade, quando se forma a cavidade dos túbulos seminíferos.
TESTÍCULO
Com o cromossomo Y presente, inicia-se o desenvolvimento do testículo, que secreta um hormônio inibidor do ducto de Müller, induzindo a sua regressão, e com o hormônio testosterona, que induz a diferenciação do pênis, dos ductos e glândulas do sistema reprodutor masculino, inibindo o desenvolvimento dos esboços de glândulas mamárias.
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Túbulo seminífero
FUNÇÃO: Produz as células reprodutoras masculinas, os espermatozoides.
DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA: Tem sua parede composta por múltiplas camadas de epitélio seminífero , envolto por uma lâmina basal e uma bainha de tecido conjuntivo, ocupado em sua maior parte por células intersticiais.
Testículo
PREPARAÇÃO: Túbulos seminíferos (testículo) – Corado em (HE)
TÚBULO SEMINÍFERO
ALBUGÍNEA TESTICULAR
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Albugínea testicular ou túnica albugínea
FUNÇÃO: Mantém a ereção, devido à fáscia de Buck, que impede o sangue de sair dos vasos.
DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA: Envolve o escroto.
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Lâmina basal
FUNÇÃO: Permitir a adesão entre o epitélio e o tecido conjuntivo; é uma barreira de filtração seletiva para as substâncias que se movimentam entre esses dois tecidos.
DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA: Formação principal por colágeno do tipo IV, lamininas e proteoglicanos.
Testículo
PREPARAÇÃO: Túbulos seminíferos (testículo) – Corado em (HE) 
LÂMINA BASAL
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Epitélio pseudo-estratificado com estereocílios
FUNÇÃO: Renovação celular.
DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA: Possui células cilíndricas com núcleo oval e estereocílios longos, e células com o núcleo esférico e central, pequenas e arredondadas , que se apoiam na membrana basal, mas não alcançam a superfície do epitélio.
Testículo
PREPARAÇÃO: Corte de epidídimo – Corado com (HE) 
EPITELIO PSEUDO-ESTRATIFICADO COM ESTEREOCÍLIOS
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Epidídimo
FUNÇÃO: Recolher o esperma dos testículos, e assim amadurecer os espermatozoides para adquirirem a capacidade de se mover (cauda) através do sistema reprodutor feminino e fertilize um óvulo.
DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA: Apresenta e é revestido por epitélio pseudoestratificado com células basais e cilíndricas ciliadas. É circundado por tecido conjuntivo frouxo, contendo células musculares lisas em arranjo circular. 
Testículo
PREPARAÇÃO: Corte de epidídimo – Corado com (HE) 
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Espermatogônia, espermatócitos I e II e espermátide
FUNÇÃO: Participam do processo de espermiogênese. A espermatogônia se diferencia em espermatócito I, que por sua vez, se diferencia em espermatócito II, em seguida o espermatócito II se diferenciam em espermátide que irá se diferenciar em espermatozoide, o gameta sexual masculino. 
Testículo
PREPARAÇÃO: Túbulo seminífero (testículo) – Corado em (HE) 
ESPERMATOGÔNIA
ESPERMATÓCITO
ESPERMÁTIDE
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Tecido intersticial
DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA: Constituem os espaços entre os micro canais que produzem o sêmen.
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Células de Leydig ou Células intersticiais
FUNÇÃO: Secretar e produzir o hormônio testoterona.
DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA:
Células poliédricas, com núcleo esférico ou ovoide.
Testículo
PREPARAÇÃO:Túbulos seminíferos – Corado em (HE) 
TECIDO INTERSTICIAL
CÉLULAS DE LEYDIG
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Células de Sertoli
FUNÇÃO: Controlam a maturação e a migração das células germinativas; sintetizam proteínas e esteroides; controlam a passagem das secreções entre compartimentos tubulares e intersticiais e, formam a barreira hemato-testicular.
DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA: Possuem formato piramidal, envolvem parcialmente as células da linhagem espermatogênica. Com bases aderidas à lâmina basal dos túbulos, e extremidades apicais no lúmen dos túbulos seminíferos.
Testículo
PREPARAÇÃO: Corte de túbulo seminífero – Corado em (HE) 
CÉLULA DE SERTOLI
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Espermatozoides 
FUNÇÃO: Fecundar o óvulo feminino.
DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA: Espermatozoide normal = formato oval, com cabeça de 5 a 6 micrômetros de comprimento e 3 a 4 de largura. Acrossomo cobrindo de 40 a 70% de sua cabeça e sem anormalidades nas regiões da peça intermediária e da cauda.
Testículo
PREPARAÇÃO: Corte de epidídimo – Corado com (HE)
ESPERMATOZOIDES
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Ducto deferente
FUNÇÃO: Transportar os espermatozoides depois de seu amadurecimento para que eles se juntem aos líquidos seminais formando o sêmen. Ligam os epidídimos às vesículas seminais.
DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA:
Revestimento por epitélio pseudo-estratificado cilíndrico com estereocílios, com uma lâmina própria de tecido de sustentação, o conjuntivo frouxo e camadas de músculo liso.
Ductos
PREPARAÇÃO: Ducto deferente – Corado em (HE) 
TECIDO CONJUNTIVO
TECIDO MUSCULAR
LÚMEN
EPITÉLIO PSEUDO-ESTRATIFICADO
OVÁRIO
ORIGEM EMBRIOLÓGICA
O desenvolvimento ocorre a partir do mesoderma intermediário. O esboço de ovário sintetiza estrógenos, que permitem orientar o desenvolvimento do ducto de Müller para o sistema de ductos reprodutores femininos. A falta de cromossomos Y, induz a diferenciação da gônada indiferente em ovário.
Os cordões sexuais primários são pouco proeminentes e se deslocam em direção à medula, onde posteriormente involuem e desaparecem. Porém, simultaneamente, a partir do epitélio germinal, desenvolvem-se os cordões sexuais secundários, que se estendem do epitélio germinativo superficial até a medula e incorporam, dentro deles, as células germinativas primitivas. Por volta da 16ª semana, os cordões corticais formam grupamentos denominados folículos primordiais, constituídos por uma ovogônia derivada das células germinativas primitivas, envolvida por uma camada de células foliculares achatadas, derivadas dos cordões corticais.
OVÁRIO
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Albugínea ovariana/ túnica albugínea
FUNÇÃO: Responsável pela cor esbranquiçada do ovário.
DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA: É uma camada de tecido conjuntivo denso não modelado, pouco vascularizada.
Ovário
PREPARAÇÃO: Ovário (Região Cortical) – Corado em (HE) 
EPITÉLIO SIMPLES OVARIANO
ALBUGÍNEA OVARIANA
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Folículos primordiais 
FUNÇÃO: Proporcionam um ambiente ideal para a manutenção da viabilidade, bem como o crescimento e a maturação do ovócito.
DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA:
São constituídos por um ovócito primário, circundado por uma única camada de células foliculares achatadas aderidas umas às outras através de desmossomos.
Ovário
PREPARAÇÃO: Ovário – Corado em (HE) 
FOLÍCULOS PRIMORDIAIS
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Estroma do ovário
DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA: Possui algumas células fusiformes, denominadas de células intersticiais ou de Leydig.
Ovário
PREPARAÇÃO: Ovário – Corado em (HE) 
ESTROMA OVARIANO
Os folículos são classificados em primordiais, primários (unilamelares), secundários (multilamelares ou em crescimento) e maduros (ou de Graaf). Enquanto os folículos ovarianos se diferenciam (primordiais, primários, secundários), os ovócitos que encontram-se na primeira divisão meiótica; constituem os ovócitos primários.
Folículos ovarianos
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Folículo ovariano primário
DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA: Constituído por um ovócito primário circundado por uma única camada de células foliculares cúbicas, ouuma mistura de pavimentosas com cúbicas. Ao redor desse folículo organizam-se células do estroma, formando uma camada, a teca interna.
Ovário
PREPARAÇÃO: Ovário – Corado em (HE) 
ZONA PELÚCIDA
OVÓCITO I
CÉLULAS FOLICULARES CÚBICAS
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Folículo secundário 
DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA: Consiste num ovócito rodeado por duas ou mais camadas de células somáticas de suporte (células da granulosa).
Ovário
PREPARAÇÃO: Ovário – Corado em (HE)
ZONA PELÚCIDA
OVÓCITO I
CÉLULAS FOLICULARES CÚBICAS (+2 CAMADAS)
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Folículo terciário (ou de Graaf)
FUNÇÃO: Produção de gametas femininos (os ovócitos); produção de hormônios sexuais e manutenção do embrião, e depois, o feto, ao longo de seu desenvolvimento até o nascimento.
DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA:
Acumula fluido apresentando o antro, também é chamado de folículo antral. 
Ovário
PREPARAÇÃO: Ovário – Corado em (HE)
OVÓCITO II
CAMADA GRANULOSA
TECAS
ANTRO FOLICULAR
CUMULLUS OOPHORUS
ZONA PELÚCIDA
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Região Medular do ovário
FUNÇÃO e DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA: Possui tecido conjuntivo frouxo, rico em vasos e nervos. Há uma quantidade razoável de fibras colágenas, e uma pequena quantidade de fibras elásticas que amarram os tecidos. Existem também células que produzem estrogênio, formando um corpo difuso de produção de estrogênio (corpo lúteo).
Ovário
PREPARAÇÃO: Ovário (Região Medular) – Corado em (HE) 
CÓRTEX
MEDULA
CORPO LÚTEO
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Corpo Lúteo
FUNÇÃO e DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA: É uma glândula endócrina temporária que se forma após a ovulação e tem importante função como fonte dos hormônios reprodutivos estrogênio e progesterona. Em ciclos normais (quando não há gravidez) essa estrutura se desfaz antes do período menstrual.
Ovário
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Tecido conjuntivo frouxo (reveste toda a região)
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Vasos sanguíneos de grande calibre
Ovário
PREPARAÇÃO: Ovário (Região Medular) – Corado em (HE) 
TECIDO CONJUNTIVO FROUXO
VASOS SANGUÍNEOS DE GRANDE CALIBRE
ÓRGÃO/ESTRUTURA: Tuba uterina
FUNÇÃO: Levar o ovócito secundário liberado após a ovulação ao útero.
DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA/MORFOLÓGICA: Mucosa revestida por epitélio cilíndrico simples secretor, contendo células produtoras de muco intercaladas com células cilíndricas ciliadas. A lâmina própria unida diretamente à túnica muscular, que apresenta uma camada circular interna e uma longitudinal externa.
 
Ovário
PREPARAÇÃO: Tuba uterina – Corada em (HE) 
EPITÉLIO SIMPLES
CAMADA MUSCULAR
LÚMEN
TECIDO CONJUNTIVO
FIM!

Continue navegando