Buscar

Mineração_de_Texto_P.O. I_5ºEPR_Giselle,Mikelly,Bárbara

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO
MULTIVIX - CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PESQUISA OPERACIONAL I
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 
JULHO/ 2015
BÁRBARA DE ALMEIDA DELORENCI 
GISELLE LADEIRA MACARINELI 
MIKELLY BELONIA MUSSI 
Trabalho apresentado à disciplina de Pesquisa Operacional I para obtenção de nota sob orientação e coordenação do prefessor Valderedo Sedano Fontana.
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 
JULHO/ 2015
MINERAÇÃO DE TEXTO
APOIO MULTICRITÉRIO À DECISÃO (AMD)
mineração 
de 
texto
MINERAÇÃO DE TEXTO
Considerada uma evolução da área de Recuperação de Informações (RI), Mineração de textos (Text Mining) é um Processo de Descoberta de Conhecimento, que utiliza técnicas de análise e extração de dados a partir de textos, frases ou apenas palavras. 
Envolve a aplicação de algoritmos computacionais que processam textos e identificam informações úteis e implícitas, que normalmente não poderiam ser recuperadas utilizando métodos tradicionais de consulta, pois a informação contida nestes textos não pode ser obtida de forma direta, uma vez que, em geral, estão armazenadas em formato não estruturado. 
Os benefícios da mineração de textos pode se estender a qualquer domínio que utilize textos, sendo que suas principais contribuições estão relacionadas à busca de informações específicas em documentos, à análise qualitativa e quantitativa de grandes volumes de textos, e a melhor compreensão do conteúdo disponível em documentos textuais.
FONTE:
 Relatório técnico sobre Mineração de Texto por Edison Andrade Martins Morais e Ana Paula L. Ambrósio do Instituto de Informática da Universidade Ferderal de Goiás (UFG).
(www.portal.inf.ufg.br)
MINERAÇÃO DE TEXTO
Atualmente existem links que realizam a mineração de texto gratuitamente. Dentres eles:
Tools 4 Noobs (https://www.tools4noobs.com/summarize/)
Text Compactor (http://textcompactor.com/)
Automatic Text Summarizer (http://autosummarizer.com/index.php)
De forma a apresentar a melhor opção, foi realizado um teste prático de mineração de texto para análise de eficiência dos links acima sugeridos pelo professor Valderedo em sala de aula.
Para isso, foi selecionado um artigo de dezoito (18) páginas sobre a obra de Adolf Hitler, Mein Kempf, de autoria de Tiago Lemanczuk Fraga Caetano do Centro Universitário UNIEURO, disponível no site da instituição (http://www.unieuro.edu.br/).
MINERAÇÃO DE TEXTO
Texto escolhido:
MINERAÇÃO DE TEXTO
Tools 4 Noobs
Esse site disponibiliza duas opções de mineração: a partir da URL do texto a ser minerado e pelo texto em sua íntegra.
Além disso, apresenta opções de mineração. São elas:
Limite (Threshold ): Define a porcentagem do texto a ser minerado;
Número de Linhas (Number of lines): Define a quantidade de tópicos apresentados como importantes após a mineração;
Comprimento Mínimo da Frase (Mininum sentence length): Define a quantidade de carcateres por frase apresentada nos tópicos após a mineração; e
Comprimento Mínimo da Palavra (Mininum word length) a partir das sub-opções Mostrar relevância sentença (Show sentence relevance), mostrar melhores palavras (Show best words), realçar palavras-chave (Keyword highlighting) e mostrar sentenças (Show sentences).
MINERAÇÃO DE TEXTO
Tools 4 Noobs
Mineração a partir da URL do texto escolhido (opção disponibilizada pelo site).
MINERAÇÃO DE TEXTO
Tools 4 Noobs
Mineração a partir do preenchimento da caixa de texto (disponibilizada pelo site) com o artigo na íntegra.
MINERAÇÃO DE TEXTO
Tools 4 Noobs
Opções de mineração seleciodas para melhor resultado de mineração obtido com os testes.
MINERAÇÃO DE TEXTO
Text Compactor
Esse site disponibiliza três “passos”. São eles:
Passo 1 - Digite ou cole o texto na caixa (Step 1 Type or paste your text into the box);
Passo 2 - Arraste o controle deslizante ou digite um número na caixa, para definir o percentual de texto para manter no resumo (Step 2 - Drag the slider, or enter a number in the box, to set the percentage of text to keep in the summary);
Passo 3 - Leia o texto resumido. Se você gostaria de um resumo diferente, repita o Passo 2. Quando você está feliz com o resumo, copie e cole o texto em um processador de texto ou programa de texto para fala, ou ferramenta de tradução (Step 3 - Read your summarized text. If you would like a different summary, repeat Step 2. When you are happy with the summary, copy and paste the text into a word processor, or text to speech program, or language translation tool).
MINERAÇÃO DE TEXTO
Text Compactor
Mineração a partir do preenchimento da caixa de texto (disponibilizada pelo site) com o artigo na íntegra.
MINERAÇÃO DE TEXTO
Automatic Text Summarizer
Esse site disponibiliza apenas a opção de preencher o campo com o texto escolhido para mineração.
MINERAÇÃO DE TEXTO
Automatic Text Summarizer
Mineração a partir do preenchimento da caixa de texto (disponibilizada pelo site) com o artigo na íntegra.
MINERAÇÃO DE TEXTO
Análise Crítica
Após teste realizado nos três sites sugeridos pelo professor, pode-se observar que a melhor opção de site para a mineração de um texto como o escolhido para teste entre as opções Tools 4 Noobs, Text Compactor e Automatic Text Summarizer, é:
 o site Tools 4 Noobs.
Levando em consideração que essa ferramenta seria utilizada para auxiliar em pesquisas para trabalhos acadêmicos onde as fontes são normalmente artigos longos, com muita informação e várias outras referências bibliográficas, o Tools 4 Noobs foi o unico site que, após a mineração, apresentou as informações mais importantes contidas no artigo: conteúdo relevante, origem da informação e outras opções de pesquisa a partir de referências bibliograficas nele contidas.
Quando por outro lado, o Text Compactor identificou o artigo como “Source text too long” (Texto de origem muito longo) e o Automatic Text Summarizer apresentou sentenças muito superficiais e imparciais não satisfatórias.
Além disso, o Tools 4 Noobs foi o único que apresentou variadas ferramentas que auxiliam na melhor mineração do texto escolhido, ao contrário do Text Compactor e do Automatic Text Summarizer 
Obrigado!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais