Buscar

Giardíase: Doença Parasitária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução 
Doença infecciosa parasitária de altíssima prevalência e incidência mundial. Presente principalmente em regiões de climas tropicais e subtropicais, está relacionada a condições socioeconômicas precárias e falta de de saneamento básico. Seu agente causador é o protozoário Giárdia lamblia e giardia intestinalis , pode se apresentar tanto na forma de cisto quanto na forma de trofozoíto, para um melhor entendimento, podemos dizer que os cistos funcionam como ovos e os trofozoítas são os filhotes que saem do mesmo. Em geral, a infecção é assintomática, mas pode causar síndrome diarréica, sobretudo em crianças e pessoas com imunodeficiência (primárias e HIV).
TRANSMISSÃO E CONTÁGIO:
Sua forma de infecção se dá pelo contado direto ou indireto com as fezes de pessoas infectadas. Na sua forma de contagio direto a mão é o principal veículo, pois transporta e favorece a ingestão de cistos existentes nos dejetos infectados. A contaminação indireta ocorre através da ingestão de água e alimentos contaminados. Uma vez dentro de seu hospedeiro, este parasita passa por um período de incubação que pode durar de uma a quatro semanas. Após este período, ele pode agir tanto na forma assintomática (que é a mais comum) quanto na sintomática. A complicação mais comum causada pela Giardíase é a Síndrome da má absorção (caracterizada pela diarreia, perda de peso, fezes volumosas e excepcionalmente fétidas.
O tratamento
SINTOMATOLOGIA:
Os sintomas da giardíase costumam surgir entre 1 e 3 semanas depois da infecção, quando aparecem. Mas, é importante ficar atento aos sintomas:
- Cólicas abdominais
- Diarreia, que pode surgir de forma aguda e intensa ou pode ser leve e persistente.
- Inchaço abdominal
- Perda de peso
- Fezes amareladas, com sinais de presença de gordura
- Aumento dos gases intestinais
- Azia, queimação e má digestão.
Esses sintomas podem surgir de repente ou de forma gradual, e quanto mais a doença demora para ser identificada, maiores são as chances de o paciente desenvolver problemas como desnutrição e anemia, devido à má absorção dos nutrientes no intestino.
TRATAMENTO:
O tratamento da infecção pela Giardia tem dois objetivos: eliminar os sintomas nos pacientes sintomáticos e interromper a eliminação dos cistos pelas fezes, quebrando a cadeia de transmissão. A maioria dos casos desaparece por conta própria dentro de algumas semanas. Os casos mais graves são tratados com antibióticos.

Outros materiais