Buscar

ALIMENTAÇÃO E O CONTROLE DA ASMA

Prévia do material em texto

ALIMENTAÇÃO E O CONTROLE DA ASMA
1. Consumir alimentos anti-inflamatórios
Os alimentos anti-inflamatórios diminuem a produção de substâncias no organismo que estimulam a inflamação do tecido pulmonar. Além de favorecer o sistema imune.
O ômega-3, a vitamina C, vitamina A e E, a alicina, os polifenóis, entre outras substâncias, são potentes antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias. Alguns dos alimentos que podem ser incluídos no dia-a-dia são salmão, atum, sardinhas, azeite de oliva, sementes de chia, sementes de linhaça, abacate, laranja, morango, kiwi, goiaba, brócolis, repolho, alho, cebola, entre outros.
2. Ingerir maior quantidade de proteínas
É importante ingerir maiores quantidades de alimentos ricos em proteínas.
3. Aumentar o consumo de líquidos
Para ajudar a fluidez e eliminar as secreções produzidas como consequência da asma com maior facilidade, é recomendado ingerir no mínimo 2 litros de líquidos por dia, podendo ser consumidos água, chás ou sucos naturais.
4. Diminuir o consumo de açúcar
É importante que a pessoa com asma evite os alimentos ricos em açúcares simples e gorduras saturadas, além de produtos industrializados, principalmente durante uma crise. Estes alimentos são pró-inflamatórios, de modo que favorecem a inflamação do organismo e diminuem as defesas, dificultando o controle da asma.
Além disso, o consumo em excesso de alimentos ricos em açúcar pode dificultar a respiração, já que durante o seu metabolismo é utilizada maior quantidade de oxigênio para ser digerido e é liberada maior quantidade de dióxido de carbono, causando fadiga nos músculos respiratórios.
Por esse motivo, deve-se evitar o consumo de refrigerantes, açúcar branco, biscoitos, chocolates, bolos, doces, lanches, refeições pré-cozidas e fast-food.
5. Diminuir o consumo de alimentos ricos em ômega-6
É importante que o consumo de ômega-6 não seja maior que o consumo de ômega-3, porque também pode aumentar a inflamação do organismo. Alguns exemplos de alimentos ricos em ômega 6 são azeite de soja, azeite de maçã e azeite de girassol. E os alimento ricos em ômega 3 são salmão, atum, sardinha, bacalhau, e em algumas sementes, castanhas, óleos vegetais e alguns tipos de vegetais como o espinafre, agrião, alface, couve-flor entre outros.

Continue navegando