Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Hermenêutica é a filosofia que estuda a teoria da interpretação, que pode referir-se tanto à arte da interpretação quanto à prática e treino de interpretação. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Conforme a doutrina majoritária cabe aos doutrinadores e à jurisprudência fixar os critérios de interpretação. Apesar dessa ser a corrente majoritária, encontramos um grupo de doutrinadores que se posicionam que as regras de interpretação devem estar previstas nos códigos e em normas específicas, de tal sorte que as regras de interpretação irão ter a mesma força normativa que as demais normas jurídicas.
II- São três as espécies de regras de interpretação jurídica: as legais, as científicas e as da jurisprudência.
III- Conforme Carlos Maximiliano, interpretar é explicar, esclarecer; dar o significado o vocábulo, atitude ou gesto; reproduzir por outras palavras um pensamento exteriorizado; mostrar o sentido verdadeiro de uma expressão; extrair, de frase, sentença ou norma, tudo o que a mesma contém.
IV- A hermenêutica e a interpretação jurídica são os dois pilares estruturais da ciência jurídica. São essas duas estruturas fundamentais que vão fazer a diferença entre os juristas e os meros curiosos acerca do universo jurídico. A hermenêutica jurídica pode ser conceituada como “ uma ciência com um objeto específico – a sistematização e o estabelecimento das normas, regras e; ou processos que buscam tornar possível a interpretação e fixar o sentido e o alcance das normas jurídicas” fazer. Diferentemente do que nos diz Limongi França sobre o conceito de interpretação: “é a aplicação das regras que foram definidas anteriormente pela hermenêutica, para que assim possamos desenvolver e entender os textos legais.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

Lévi-Strauss dá um passo além ao utilizar o programa de Propp para aplicá-lo ao seu estudo dos mitos.
Com base num mito, assinale a alternativa CORRETA:
A Uma grande narrativa, de caráter bastante simbólico, portanto a sua significação está na sua estrutura acima.
B Uma pequena narrativa, de caráter bastante real, portanto a sua significação está na sua estrutura acima.
C Uma pequena narrativa, de caráter bastante simbólico, portanto a sua significação está na sua estrutura profunda.
D Uma grande narrativa, de caráter bastante empírico, portanto a sua significação está na sua estrutura profunda.

A vida do ser humano é permeada por um sem número de experiências, pois a vida consiste em uma constante experimentação de momentos, sensações e realizações. Algumas experiências humanas desagradáveis muitas vezes surgem na mente, perturbam e causam o desequilíbrio nas relações sociais e psíquicas. Esse comportamento chamado histérico resulta do próprio desequilíbrio. Sobre a histeria, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Deveria ser tratada como uma linguagem que carece de interpretação, pois é um recurso humano para contar indiretamente dos seus sentimentos inconscientes.
II- A pessoa que desenvolve essa conduta sofre a culpa e a censura.
III- É uma má formação na parte do cérebro, resultante de questões hereditárias.
IV- O uso do álcool e do tabaco aumentam os processos de histeria humana.
V- A histeria é um comportamento que afeta apenas as pessoas que são dependentes de drogas e medicamentos.
a) As sentenças II, III e V estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, IV e V estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Lévi-Strauss deu importante contribuição para compreendermos as relações parentais tribais. Para isto, ele lançou mão da distinção entre fala e língua feita por Saussure. Deste modo, é possível perceber a influência do estruturalismo sobre a antropologia desenvolvida por Lévi-Strauss. Sobre este teórico, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Seus estudos foram inteiramente direcionados para a etnologia e isto o levou a estudar as tribos Bororo e Caduveo.
II- Seus estudos foram uma reação contra os modelos historicistas e funcionalistas na maneira de entender as culturas tribais.
III- Sua principal tarefa foi refutar o modelo estruturalista, pois entendia a cultura como um sistema e não como uma estrutura.
IV- Para Strauss, o estruturalismo era incompatível com a antropologia filosófica desenvolvida no Brasil.
A As sentenças I e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

A psicanálise consiste em um projeto e processo hermenêutico, uma vez que se trata de um esforço interpretativo. A psicanálise tem como objetivo tornar manifesto aqueles significados subjacentes ao discurso e ações comportamentais de alguém. Nesse sentido, ela aproxima-se da hermenêutica, adotando dela o método, tendo em vista tornar consciente os sentidos do inconsciente. Sobre a relação psicanálise/hermenêutica e as suas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A psicanálise interpreta o inconsciente através da livre associação.
( ) A psicanálise deixa ao paciente a interpretação de seu inconsciente.
( ) A psicanálise ocupa-se exclusivamente daquele discurso que é consciente.
( ) A psicanálise procede como a hermenêutica, apreendendo a totalidade.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - V - F - F.
d) F - F - F - V.

No campo jurídico, a interpretação das normas conduz à aplicação da melhor forma do direito, não se restringindo à rigidez textual do legislador. Nesse sentido, a hermenêutica é um instrumento fundamental na área jurídica. Pelo fato de lidar com a interpretação das leis, são necessárias que sejam aplicadas algumas regras para estas interpretações. Sobre a hermenêutica jurídica, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Apesar de o direito ter normas jurídicas, no momento de interpretar as leis, cabe apenas ao entendimento do juiz, sem a necessidade de considerar tais normas.
II- As leis têm origem nos usos e costumes de uma sociedade e adquirem força jurídica nos usos e costumes sancionados por todos, tornando-se parâmetro legal para aquela sociedade.
III- A jurisprudência é uma interpretação da lei feita em uma determinada jurisdição e em um caso específico, tornando-se modelos em casos parecidos.
IV- As leis são muito bem elaboradas, não permitindo que haja duas ou mais interpretações.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

No processo de comunicação, o ser humano utiliza a linguagem como meio de comunicar uma ideia ou pensamento que está em sua mente. Por este motivo, conhecer a linguagem é muito importante no processo de comunicação, pois do contrário, é possível que haja muitas dificuldades de se fazer entender ou de entender o que está sendo comunicado. Nesse sentido, a linguagem possui diferentes funções na comunicação. Sobre as funções da linguagem na comunicação, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Função conativa ou apelativa tem por objetivo influenciar o receptor no sentido de persuadi-lo e aceitar um determinado ponto de vista.
II- Função emotiva é uma mensagem elaborada de maneira inovadora e imprevista com o objetivo de influenciar a atitude do receptor.
III- Função referencial refere-se a um determinado objeto ou situação de que se trata a mensagem.
IV- Função poética está relacionada às características pessoais do transmissor, impressas na mensagem que transmite.
V- Função fática é uma linguagem usada para chamar a atenção do receptor e frequentemente utiliza como recursos sons e ruídos.
A As sentenças I e IV estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças II, III e V estão corretas.
D As sentenças I, III e V estão corretas.

Inspirada fundamentalmente nas ideias e no pensamento político de John Locke, a concepção jurídica do Estado liberal diferencia-se da concepção do Estado social, na medida em que o modelo liberal propõe algo.
Com base no que propõe, assinale a alternativa CORRETA:
A Um Estado de direito, com ênfase na proteção dos direitos sociais, econômicos e culturais, enquanto o modelo do Estado social propõe um Estado totalitário, com ênfase na proteção dos direitos civis e políticos.
B Um Estado mínimo, com ênfase na proteção dos direitos civis e políticos, enquanto o modelo do Estado social propõe um Estado mais amplo e intervencionista, com ênfase na proteção dos direitos sociais, econômicos e culturais.
C O princípio da separação das funções do poder, com ênfase na proteção dos direitos sociais, econômicos e culturais, enquanto o modelo do Estado social propõe a concentração do poder do Estado em um único órgão, com ênfase na proteção dos direitos civis e políticos.
D Um Estado federal, politicamente descentralizado, com ênfase na proteção dos direitos civis e políticos, enquanto o modelo do Estado social propõe um Estado unitário, politicamente centralizado, com ênfase na proteção dos direitos sociais, econômicos e culturais.

Por um longo tempo, as crenças religiosas predominaram em quase todas as áreas da vida humana como verdades absolutas. A ciência moderna, criada para combater as crenças religiosas e a ignorância social, foi marcada, em seu início, por características positivistas e um discurso da neutralidade, que em certo sentido produzia uma exegese objetiva. Reprodutor dos 'dogmas científicos' foi Rudolf Bultmann, que critica tal visão exegética. De acordo com a posição do autor, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Nenhuma exegese é sem pressuposições, à medida que o exegeta não é uma tábula rasa.
II- Se existem pressuposições, o exegeta não pode ler o texto de modo neutro.
III- O exegeta não é determinado por sua própria individualidade.
IV- Ao ler o texto, o exegeta não deve formular um entendimento inicial do que o texto está dizendo.
V- A posição do autor é que a exegese deve partir da verdade absoluta da tradição religiosa ter sentido literal.
a) As sentenças I e V estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II, III e V estão corretas.

Analise a matéria a seguir sobre um pai que recorre à jurisdição para ter de fato seus direitos atendidos, e assim poder gozar dos benefícios que a lei determina:
Qual método de interpretação foi utilizado pela Justiça Federal Paranaense na situação em epígrafe?
A Teleológico.
B Literal.
C Extensivo.
D Histórico.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Hermenêutica é a filosofia que estuda a teoria da interpretação, que pode referir-se tanto à arte da interpretação quanto à prática e treino de interpretação. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Conforme a doutrina majoritária cabe aos doutrinadores e à jurisprudência fixar os critérios de interpretação. Apesar dessa ser a corrente majoritária, encontramos um grupo de doutrinadores que se posicionam que as regras de interpretação devem estar previstas nos códigos e em normas específicas, de tal sorte que as regras de interpretação irão ter a mesma força normativa que as demais normas jurídicas.
II- São três as espécies de regras de interpretação jurídica: as legais, as científicas e as da jurisprudência.
III- Conforme Carlos Maximiliano, interpretar é explicar, esclarecer; dar o significado o vocábulo, atitude ou gesto; reproduzir por outras palavras um pensamento exteriorizado; mostrar o sentido verdadeiro de uma expressão; extrair, de frase, sentença ou norma, tudo o que a mesma contém.
IV- A hermenêutica e a interpretação jurídica são os dois pilares estruturais da ciência jurídica. São essas duas estruturas fundamentais que vão fazer a diferença entre os juristas e os meros curiosos acerca do universo jurídico. A hermenêutica jurídica pode ser conceituada como “ uma ciência com um objeto específico – a sistematização e o estabelecimento das normas, regras e; ou processos que buscam tornar possível a interpretação e fixar o sentido e o alcance das normas jurídicas” fazer. Diferentemente do que nos diz Limongi França sobre o conceito de interpretação: “é a aplicação das regras que foram definidas anteriormente pela hermenêutica, para que assim possamos desenvolver e entender os textos legais.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

Lévi-Strauss dá um passo além ao utilizar o programa de Propp para aplicá-lo ao seu estudo dos mitos.
Com base num mito, assinale a alternativa CORRETA:
A Uma grande narrativa, de caráter bastante simbólico, portanto a sua significação está na sua estrutura acima.
B Uma pequena narrativa, de caráter bastante real, portanto a sua significação está na sua estrutura acima.
C Uma pequena narrativa, de caráter bastante simbólico, portanto a sua significação está na sua estrutura profunda.
D Uma grande narrativa, de caráter bastante empírico, portanto a sua significação está na sua estrutura profunda.

A vida do ser humano é permeada por um sem número de experiências, pois a vida consiste em uma constante experimentação de momentos, sensações e realizações. Algumas experiências humanas desagradáveis muitas vezes surgem na mente, perturbam e causam o desequilíbrio nas relações sociais e psíquicas. Esse comportamento chamado histérico resulta do próprio desequilíbrio. Sobre a histeria, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Deveria ser tratada como uma linguagem que carece de interpretação, pois é um recurso humano para contar indiretamente dos seus sentimentos inconscientes.
II- A pessoa que desenvolve essa conduta sofre a culpa e a censura.
III- É uma má formação na parte do cérebro, resultante de questões hereditárias.
IV- O uso do álcool e do tabaco aumentam os processos de histeria humana.
V- A histeria é um comportamento que afeta apenas as pessoas que são dependentes de drogas e medicamentos.
a) As sentenças II, III e V estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, IV e V estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Lévi-Strauss deu importante contribuição para compreendermos as relações parentais tribais. Para isto, ele lançou mão da distinção entre fala e língua feita por Saussure. Deste modo, é possível perceber a influência do estruturalismo sobre a antropologia desenvolvida por Lévi-Strauss. Sobre este teórico, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Seus estudos foram inteiramente direcionados para a etnologia e isto o levou a estudar as tribos Bororo e Caduveo.
II- Seus estudos foram uma reação contra os modelos historicistas e funcionalistas na maneira de entender as culturas tribais.
III- Sua principal tarefa foi refutar o modelo estruturalista, pois entendia a cultura como um sistema e não como uma estrutura.
IV- Para Strauss, o estruturalismo era incompatível com a antropologia filosófica desenvolvida no Brasil.
A As sentenças I e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

A psicanálise consiste em um projeto e processo hermenêutico, uma vez que se trata de um esforço interpretativo. A psicanálise tem como objetivo tornar manifesto aqueles significados subjacentes ao discurso e ações comportamentais de alguém. Nesse sentido, ela aproxima-se da hermenêutica, adotando dela o método, tendo em vista tornar consciente os sentidos do inconsciente. Sobre a relação psicanálise/hermenêutica e as suas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A psicanálise interpreta o inconsciente através da livre associação.
( ) A psicanálise deixa ao paciente a interpretação de seu inconsciente.
( ) A psicanálise ocupa-se exclusivamente daquele discurso que é consciente.
( ) A psicanálise procede como a hermenêutica, apreendendo a totalidade.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - V - F - F.
d) F - F - F - V.

No campo jurídico, a interpretação das normas conduz à aplicação da melhor forma do direito, não se restringindo à rigidez textual do legislador. Nesse sentido, a hermenêutica é um instrumento fundamental na área jurídica. Pelo fato de lidar com a interpretação das leis, são necessárias que sejam aplicadas algumas regras para estas interpretações. Sobre a hermenêutica jurídica, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Apesar de o direito ter normas jurídicas, no momento de interpretar as leis, cabe apenas ao entendimento do juiz, sem a necessidade de considerar tais normas.
II- As leis têm origem nos usos e costumes de uma sociedade e adquirem força jurídica nos usos e costumes sancionados por todos, tornando-se parâmetro legal para aquela sociedade.
III- A jurisprudência é uma interpretação da lei feita em uma determinada jurisdição e em um caso específico, tornando-se modelos em casos parecidos.
IV- As leis são muito bem elaboradas, não permitindo que haja duas ou mais interpretações.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

No processo de comunicação, o ser humano utiliza a linguagem como meio de comunicar uma ideia ou pensamento que está em sua mente. Por este motivo, conhecer a linguagem é muito importante no processo de comunicação, pois do contrário, é possível que haja muitas dificuldades de se fazer entender ou de entender o que está sendo comunicado. Nesse sentido, a linguagem possui diferentes funções na comunicação. Sobre as funções da linguagem na comunicação, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Função conativa ou apelativa tem por objetivo influenciar o receptor no sentido de persuadi-lo e aceitar um determinado ponto de vista.
II- Função emotiva é uma mensagem elaborada de maneira inovadora e imprevista com o objetivo de influenciar a atitude do receptor.
III- Função referencial refere-se a um determinado objeto ou situação de que se trata a mensagem.
IV- Função poética está relacionada às características pessoais do transmissor, impressas na mensagem que transmite.
V- Função fática é uma linguagem usada para chamar a atenção do receptor e frequentemente utiliza como recursos sons e ruídos.
A As sentenças I e IV estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças II, III e V estão corretas.
D As sentenças I, III e V estão corretas.

Inspirada fundamentalmente nas ideias e no pensamento político de John Locke, a concepção jurídica do Estado liberal diferencia-se da concepção do Estado social, na medida em que o modelo liberal propõe algo.
Com base no que propõe, assinale a alternativa CORRETA:
A Um Estado de direito, com ênfase na proteção dos direitos sociais, econômicos e culturais, enquanto o modelo do Estado social propõe um Estado totalitário, com ênfase na proteção dos direitos civis e políticos.
B Um Estado mínimo, com ênfase na proteção dos direitos civis e políticos, enquanto o modelo do Estado social propõe um Estado mais amplo e intervencionista, com ênfase na proteção dos direitos sociais, econômicos e culturais.
C O princípio da separação das funções do poder, com ênfase na proteção dos direitos sociais, econômicos e culturais, enquanto o modelo do Estado social propõe a concentração do poder do Estado em um único órgão, com ênfase na proteção dos direitos civis e políticos.
D Um Estado federal, politicamente descentralizado, com ênfase na proteção dos direitos civis e políticos, enquanto o modelo do Estado social propõe um Estado unitário, politicamente centralizado, com ênfase na proteção dos direitos sociais, econômicos e culturais.

Por um longo tempo, as crenças religiosas predominaram em quase todas as áreas da vida humana como verdades absolutas. A ciência moderna, criada para combater as crenças religiosas e a ignorância social, foi marcada, em seu início, por características positivistas e um discurso da neutralidade, que em certo sentido produzia uma exegese objetiva. Reprodutor dos 'dogmas científicos' foi Rudolf Bultmann, que critica tal visão exegética. De acordo com a posição do autor, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Nenhuma exegese é sem pressuposições, à medida que o exegeta não é uma tábula rasa.
II- Se existem pressuposições, o exegeta não pode ler o texto de modo neutro.
III- O exegeta não é determinado por sua própria individualidade.
IV- Ao ler o texto, o exegeta não deve formular um entendimento inicial do que o texto está dizendo.
V- A posição do autor é que a exegese deve partir da verdade absoluta da tradição religiosa ter sentido literal.
a) As sentenças I e V estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II, III e V estão corretas.

Analise a matéria a seguir sobre um pai que recorre à jurisdição para ter de fato seus direitos atendidos, e assim poder gozar dos benefícios que a lei determina:
Qual método de interpretação foi utilizado pela Justiça Federal Paranaense na situação em epígrafe?
A Teleológico.
B Literal.
C Extensivo.
D Histórico.

Prévia do material em texto

19/07/2022 14:23 Avaliação II - Individual
1/9
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual
(Cod.:741435)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 49605314
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 8/2
Nota 8,00
Hermenêutica é a filosofia que estuda a teoria da interpretação, que 
pode referir-se tanto à arte da interpretação quanto à prática e treino 
de interpretação. Com base no exposto, analise as sentenças a 
seguir:
I- Conforme a doutrina majoritária cabe aos doutrinadores e à 
jurisprudência fixar os critérios de interpretação. Apesar dessa ser a 
corrente majoritária, encontramos um grupo de doutrinadores que 
se posicionam que as regras de interpretação devem estar previstas 
nos códigos e em normas específicas, de tal sorte que as regras de 
interpretação irão ter a mesma força normativa que as demais 
normas jurídicas.
II- São três as espécies de regras de interpretação jurídica: as legais, 
as científicas e as da jurisprudência.
III- Conforme Carlos Maximiliano, interpretar é explicar, 
esclarecer; dar o significado o vocábulo, atitude ou gesto; 
reproduzir por outras palavras um pensamento exteriorizado; 
mostrar o sentido verdadeiro de uma expressão; extrair, de frase, 
sentença ou norma, tudo o que a mesma contém.
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
19/07/2022 14:23 Avaliação II - Individual
2/9
IV- A hermenêutica e a interpretação jurídica são os dois pilares 
estruturais da ciência jurídica. São essas duas estruturas 
fundamentais que vão fazer a diferença entre os juristas e os meros 
curiosos acerca do universo jurídico. A hermenêutica jurídica pode 
ser conceituada como “ uma ciência com um objeto específico – a 
sistematização e o estabelecimento das normas, regras e; ou 
processos que buscam tornar possível a interpretação e fixar o 
sentido e o alcance das normas jurídicas” fazer. Diferentemente do 
que nos diz Limongi França sobre o conceito de interpretação: “é a 
aplicação das regras que foram definidas anteriormente pela 
hermenêutica, para que assim possamos desenvolver e entender os 
textos legais.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B
Somente a sentença I está correta.
 
C As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.
Lévi-Strauss dá um passo além ao utilizar o programa de Propp 
para aplicá-lo ao seu estudo dos mitos.
Com base num mito, assinale a alternativa CORRETA:
A
Uma grande narrativa, de caráter bastante simbólico, portanto a
sua significação está na sua estrutura acima.
B
Uma pequena narrativa, de caráter bastante real, portanto a sua
significação está na sua estrutura acima.
C
Uma pequena narrativa, de caráter bastante simbólico, portanto
a sua significação está na sua estrutura profunda.
D
Uma grande narrativa, de caráter bastante empírico, portanto a
sua significação está na sua estrutura profunda.
2
19/07/2022 14:23 Avaliação II - Individual
3/9
A vida do ser humano é permeada por um sem número de 
experiências, pois a vida consiste em uma constante 
experimentação de momentos, sensações e realizações. Algumas 
experiências humanas desagradáveis muitas vezes surgem na 
mente, perturbam e causam o desequilíbrio nas relações sociais e 
psíquicas. Esse comportamento chamado histérico resulta do 
próprio desequilíbrio. Sobre a histeria, analise as sentenças a 
seguir: 
I- Deveria ser tratada como uma linguagem que carece de 
interpretação, pois é um recurso humano para contar indiretamente 
dos seus sentimentos inconscientes. 
II- A pessoa que desenvolve essa conduta sofre a culpa e a censura. 
III- É uma má formação na parte do cérebro, resultante de questões 
hereditárias. 
IV- O uso do álcool e do tabaco aumentam os processos de histeria 
humana. 
V- A histeria é um comportamento que afeta apenas as pessoas que 
são dependentes de drogas e medicamentos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, IV e V estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II, III e V estão corretas.
Lévi-Strauss deu importante contribuição para compreendermos 
as relações parentais tribais. Para isto, ele lançou mão da distinção 
entre fala e língua feita por Saussure. Deste modo, é possível 
perceber a influência do estruturalismo sobre a antropologia 
desenvolvida por Lévi-Strauss. Sobre este teórico, analise as 
sentenças a seguir: 
I- Seus estudos foram inteiramente direcionados para a etnologia e 
3
4
19/07/2022 14:23 Avaliação II - Individual
4/9
isto o levou a estudar as tribos Bororo e Caduveo. 
II- Seus estudos foram uma reação contra os modelos historicistas e 
funcionalistas na maneira de entender as culturas tribais. 
III- Sua principal tarefa foi refutar o modelo estruturalista, pois 
entendia a cultura como um sistema e não como uma estrutura. 
IV- Para Strauss, o estruturalismo era incompatível com a 
antropologia filosófica desenvolvida no Brasil. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.
A psicanálise consiste em um projeto e processo hermenêutico, 
uma vez que se trata de um esforço interpretativo. A psicanálise 
tem como objetivo tornar manifesto aqueles significados 
subjacentes ao discurso e ações comportamentais de alguém. Nesse 
sentido, ela aproxima-se da hermenêutica, adotando dela o método, 
tendo em vista tornar consciente os sentidos do inconsciente. Sobre 
a relação psicanálise/hermenêutica e as suas características, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A psicanálise interpreta o inconsciente através da livre 
associação. 
( ) A psicanálise deixa ao paciente a interpretação de seu 
inconsciente. 
( ) A psicanálise ocupa-se exclusivamente daquele discurso que é 
consciente. 
( ) A psicanálise procede como a hermenêutica, apreendendo a 
totalidade. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - F.
B F - F - F - V.
5
19/07/2022 14:23 Avaliação II - Individual
5/9
C F - V - F - F.
D V - F - F - V.
No campo jurídico, a interpretação das normas conduz à 
aplicação da melhor forma do direito, não se restringindo à rigidez 
textual do legislador. Nesse sentido, a hermenêutica é um 
instrumento fundamental na área jurídica. Pelo fato de lidar com a 
interpretação das leis, são necessárias que sejam aplicadas algumas 
regras para estas interpretações. Sobre a hermenêutica jurídica, 
analise as sentenças a seguir: 
I- Apesar de o direito ter normas jurídicas, no momento de 
interpretar as leis, cabe apenas ao entendimento do juiz, sem a 
necessidade de considerar tais normas. 
II- As leis têm origem nos usos e costumes de uma sociedade e 
adquirem força jurídica nos usos e costumes sancionados por todos, 
tornando-se parâmetro legal para aquela sociedade. 
III- A jurisprudência é uma interpretação da lei feita em uma 
determinada jurisdição e em um caso específico, tornando-se 
modelos em casos parecidos. 
IV- As leis são muito bem elaboradas, não permitindo que haja 
duas ou mais interpretações. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.
No processo de comunicação, o ser humano utiliza a linguagem 
como meio de comunicar uma ideia ou pensamento que está em sua 
mente. Por este motivo, conhecer a linguagem é muito importante 
no processo de comunicação, pois do contrário, é possível que haja 
6
7
19/07/2022 14:23 Avaliação II - Individual
6/9
muitas dificuldades de se fazer entender ou de entender o que está 
sendo comunicado. Nesse sentido, a linguagem possui diferentes 
funções na comunicação. Sobre as funções da linguagem na 
comunicação, analise as sentenças a seguir: 
I- Função conativa ou apelativa tem por objetivo influenciar o 
receptor no sentido de persuadi-lo e aceitar um determinadoponto 
de vista. 
II- Função emotiva é uma mensagem elaborada de maneira 
inovadora e imprevista com o objetivo de influenciar a atitude do 
receptor. 
III- Função referencial refere-se a um determinado objeto ou 
situação de que se trata a mensagem. 
IV- Função poética está relacionada às características pessoais do 
transmissor, impressas na mensagem que transmite. 
V- Função fática é uma linguagem usada para chamar a atenção do 
receptor e frequentemente utiliza como recursos sons e ruídos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e IV estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças II, III e V estão corretas.
D As sentenças I, III e V estão corretas.
Inspirada fundamentalmente nas ideias e no pensamento político de 
John Locke, a concepção jurídica do Estado liberal diferencia-se da 
concepção do Estado social, na medida em que o modelo liberal 
propõe algo.
Com base no que propõe, assinale a alternativa CORRETA:
A
Um Estado de direito, com ênfase na proteção dos direitos
sociais, econômicos e culturais, enquanto o modelo do Estado
social propõe um Estado totalitário, com ênfase na proteção dos
direitos civis e políticos.
8
19/07/2022 14:23 Avaliação II - Individual
7/9
B
Um Estado mínimo, com ênfase na proteção dos direitos civis e
políticos, enquanto o modelo do Estado social propõe um
Estado mais amplo e intervencionista, com ênfase na proteção
dos direitos sociais, econômicos e culturais.
C
O princípio da separação das funções do poder, com ênfase na
proteção dos direitos sociais, econômicos e culturais, enquanto o
modelo do Estado social propõe a concentração do poder do
Estado em um único órgão, com ênfase na proteção dos direitos
civis e políticos.
D
Um Estado federal, politicamente descentralizado, com ênfase
na proteção dos direitos civis e políticos, enquanto o modelo do
Estado social propõe um Estado unitário, politicamente
centralizado, com ênfase na proteção dos direitos sociais,
econômicos e culturais.
Por um longo tempo, as crenças religiosas predominaram em 
quase todas as áreas da vida humana como verdades absolutas. A 
ciência moderna, criada para combater as crenças religiosas e a 
ignorância social, foi marcada, em seu início, por características 
positivistas e um discurso da neutralidade, que em certo sentido 
produzia uma exegese objetiva. Reprodutor dos "dogmas 
científicos" foi Rudolf Bultmann, que critica tal visão exegética. De 
acordo com a posição do autor, analise as sentenças a seguir: 
I- Nenhuma exegese é sem pressuposições, à medida que o exegeta 
não é uma tábula rasa. 
II- Se existem pressuposições, o exegeta não pode ler o texto de 
modo neutro. 
III- O exegeta não é determinado por sua própria individualidade. 
IV- Ao ler o texto, o exegeta não deve formular um entendimento 
inicial do que o texto está dizendo. 
V- A posição do autor é que a exegese deve partir da verdade 
absoluta da tradição religiosa ter sentido literal. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II, III e V estão corretas.
9
19/07/2022 14:23 Avaliação II - Individual
8/9
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I e V estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
Analise a matéria a seguir sobre um pai que recorre à jurisdição 
para ter de fato seus direitos atendidos, e assim poder gozar dos 
benefícios que a lei determina:
O operador de produção Valdecir Kessler, 39 anos, conseguiu na 
Justiça Federal do Paraná o direito de receber o salário-
maternidade. A sua mulher morreu no sétimo mês de gestação 
devido a complicações no parto, e ele ficou como único 
responsável por Ariane, uma menina que nasceu prematura. Este é 
o primeiro caso no regime de iniciativa privada em que é concedida 
licença-maternidade ao pai, destaca sua advogada, Fabiane 
Stockmanns. Em dezembro de 2010, Kessler, que mora na cidade 
de Toledo (PR) e trabalha num frigorífico, requisitou o benefício ao 
INSS. O pedido foi negado em primeira instância, pois o órgão o 
considerou improcedente sob o fundamento que a legislação 
concede o benefício apenas à gestante, no caso a mulher. A 
empresa também se negou a pagar o salário. O pai ficou quatro 
meses em casa cuidando da filha, contando com ajuda de amigos. 
Kessler recorreu. Um ano e dois meses depois de dar entrada com o 
processo, a Justiça federal paranaense considerou o recurso 
procedente por maioria dos votos. Ele vai receber o valor dos 
quatro meses do salário-maternidade retroativo, com juros e 
correção monetária. Segundo Fabiane, a Justiça não pode negar um 
direito por ausência de previsão legal. "A Constituição prevê a 
proteção da vida da criança. Não é a mãe que precisa de cuidados, é 
a criança", argumentou ela.
Qual método de interpretação foi utilizado pela Justiça Federal 
Paranaense na situação em epígrafe?
A Teleológico.
B Literal.
C Extensivo.
10
19/07/2022 14:23 Avaliação II - Individual
9/9
D Histórico.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina