Buscar

Marketing aplicado à medicina veterinária e ao agronegócio

Prévia do material em texto

Marketing aplicado à medicina veterinária e ao agronegócio
Conceito e introdução ao marketing
Marketing é uma palavra de origem inglesa, que se sagrou em todo o mundo. Market significa mercado, e a palavra marketing pode ser traduzida como mercadologia
Conceito de marketing 
O marketing tem como função ser capaz de identificar e satisfazer as necessidades humanas e sociais, transformando tais necessidades pessoais em oportunidades lucrativas de negócios. O objetivo do marketing é fazer com que o produto se venda por si só, idealmente, buscando conhecer o cliente de forma profunda, a ponto de oferecer aquilo que ele deseja obter ou aquilo que ele julga precisar.
Conceito de marketing 
As empresas ou negócios precisam ser divulgados, mesmo que ofereçam serviços ou produtos de extrema qualidade, eles precisam ser vistos e conhecidos porque, caso contrário, em pouco tempo o negócio poderá falir. 
Portanto, o marketing é muito importante para o negócio, e não se resume apenas a propagandas ou promoções.
Conceito de marketing 
É uma abrangente área de estudo envolvendo:
 Pesquisa, 
Desenvolvimento (criação, inovação),
 Administração de produtos/serviços, comunicação com mercado (publicidade, propaganda), 
Vendas (levar ao comércio)
Atividade pós-venda (trocas de produtos e apresentação de novos produtos relacionados que possam interessar ao cliente).
A história da mercadologia
 Princípios do marketing foram construídos nos Estados Unidos na era colonial
O marketing em grande escala só começou a ser o que hoje representa após a Revolução Industrial, no final do século XIX
A história da mercadologia
No Brasil, os estudos sobre marketing foram trazidos por um professor conveniado à Universidade de Michigan para a Fundação Getúlio Vargas.
O mercado hoje é muito diferente do de 10, 20 anos atrás, as forças sociais e tecnologias vão moldando as características do marketing, agregando cada vez mais competências, tanto por parte dos clientes (consumidores) como das empresas.
Marketing como ciência
O marketing é considerado uma arte envolvida em muita criatividade e competência por associar os desejos e interesses do cliente aos do investidor/fornecedor
Não é função do marketing a criação de necessidades, mas, sim, juntamente a outros fatores, influenciar os desejos dos consumidores. 
Na pesquisa de marketing são pontos cruciais estudar e conhecer os mercados e selecionar cuidadosamente o público-alvo, pois é impossível atingir a todos ao mesmo tempo. 
Marketing como ciência
 Orientações que também direcionam a atividade e a pesquisa do marketing: 
Orientação da produção: 
Orientação de produto:
Orientação de vendas: 
Orientação voltada ao marketing:
Marketing holístico:
Marketing como ciência
Marketing holístico:
 Propaganda x marketing 
O marketing é um processo que ocorre muito antes de chegar às vias da publicidade e da propaganda, definindo quem é a empresa (marca; objetivos), quais são seus produtos, os seus diferenciais, assim como quem é seu cliente. 
Já a propaganda divulga o produto ou serviço a ser anunciado ao mercado, para atrair o público-alvo. A propaganda busca persuadir o cliente, com fins ideológicos, emocionais, políticos, para que ele se identifique com o que está sendo ofertado e deseje adquirir aquele produto. 
 Ética no marketing
Ética não diz respeito somente às coisas fora da lei, como roubar ou sonegar. As empresas podem estar dentro da lei e ser antiéticas. A ética trata de regras que nos dizem se algo é um bem ou um mal. Essas regras são construídas pelas pessoas em conjunto, através de um acordo, um pacto e podem mudar com o tempo. A ética é um guia que dirige nossos passos. Significa respeito às pessoas. Ela nos mostra o que pode ferir os direitos e as liberdades dos outros.
Ética no marketing
O marketing promove realmente a satisfação dos desejos?
Será que não há um aproveitamento excessivo de emoções e fragilidades sociais? 
Será que há estímulo ao desperdício e à supervalorização de bens materiais? 
Será que sempre há um benefício mútuo entre o cliente e o empresário? 
Qual o limite que o preço, as propagandas e as vendas devem assumir?

Continue navegando