Buscar

Aula 2 Soja

Prévia do material em texto

Grandes Culturas 2
Aula 2 – Soja
Pesquisa
O desenvolvimento de técnicas de manejo integrado de invasoras e de pragas possibilitam redução sensível na quantidade de agroquímicos utilizados no seu controle.
A seleção de estirpes eficientes de B. japonicum aumentou a eficiência dos inoculantes, permitindo a substituição completa da adubação nitrogenada na soja.
Nos Cerrados, trabalhos sobre manejo de solos e rotação de culturas, resultaram na substituição quase total do plantio convencional pelo plantio direto (SPD).
Produto principal = grão
Sub-produtos = óleo e farelo
Importância socioeconômica da soja
Principal produto de exportação do Brasil 
Maior exportador mundial (Brasil) – de certa forma não é uma grande vantagem para o Brasil. Embora sejamos o maior exportador de soja do mundo, exportamos essa soja em forma de matéria prima, esse grão é beneficiado no seu destino final e volta a ser comprado pelo Brasil na forma de seu produto final. Porém, o ideal seria que o grão fosse beneficiado no Brasil para abastecer nosso mercado interno.
Brasil é o maior produtor de soja do mundo
Safra 19/20
Ultrapassamos os EUA porque eles vêm investindo em aumentar a produção de milho (sendo os maiores produtores de milho), e as áreas de soja foram substituídas por áreas de milho e a soja eles adquirem de outros países.
Curiosidades sobre o cultivo da soja
É uma das principais commodites mundiais, com a produção em mais de 60 países
Tem como subprodutos o farelo e o óleo de soja, muito importantes para alimentação animal e humana. Desvantagem: é a competição em a indústria de alimentação animal e humana e ainda tem outras indústrias que como de biodiesel. Essa concorrência forte entre as indústrias alimentícias faças com que existam normas para a comercialização do óleo da soja.
Em 2019, a soja representou aproximadamente 48% da produção total de grãos do país.
Dentre os vegetais a soja é que contém a maior quantidade de proteína. 
Embora a carne se aproxime da quantidade de proteína da soja, ela não tem todos os aminoácidos essenciais disponíveis. Em termos de qualidade proteica a soja é melhor do que a carne.
Utilidades
Hoje a soja é a maior fonte de óleo vegetal e de proteína tanto para a alimentação humana quanto como a animal.
Leite de soja
Lecitina de soja – esse é o suplemento mais caro de origem vegetal. Ela é considerada um fitoestrógeno (é considerada o hormônio da soja, mesmo que ao pé da letra não seria isso).
Na Ásia estudos revelam que há menores taxas de mortalidade por câncer de mama e mais baixa incidência de da incidência de doenças cardíacas e de osteoporose em comparação com o ocidente.
Os orientais têm um alto consumo de alimentos ricos em fitoestrógenos, sobretudo a soja e seus derivados.
A indústria usa o óleo na fabricação de tintas e sabões.
O processo de extração é através da prensagem igual ao da mamona.
Na primeira prensagem se obtém o óleo bruto, e a torta restante é prensado novamente adicionando-se algum solvente e se obtém o óleo de segunda linha, que não entra na alimentação humana e são usados na fabricação de tintas, sabões e plástico.
A torta de soja é a principal fonte de proteína para suínos, bovinos e aves. 
Óleo de soja pra bio-diesel
Adição obrigatória de 10% de biodiesel ao diesel (10) criou um novo mercado para a soja no país.
Diversas usinas para produção de biodiesl

Continue navegando