Buscar

MODELO ENVIO DISCENTE - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 15

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LICITACAO E CONTRATOS
Nome Completo Miller Elias Kuklinski De Oliveira
Matrícula 01512124
Curso Gestão Publica
 Existem agora seis diferentes métodos de licitação disponíveis no Brasil para a administração pública escolher com base no valor do contrato ou na natureza da obrigação , o que melhor se adequar às circunstâncias de cada caso individual . São elas :
1 Concorrência;
2 Tomada de preços;
3 Convite;
4 Concurso;
5 Leilão;
6 Pregão;
7 Consulta.
Agora que temos uma compreensão mais profunda de cada tipo, vamos ver cada uma de suas características únicas que os tornam únicos .
1 Concorrência 
Começamos nosso exame detalhado de cada modalidade com a mais desafiadora de todas. A concorrência pode ser o método utilizado em qualquer situação que o governo julgue adequada ou para qualquer valor de contrato .
Você também perceberá que ela é responsável pela compra e venda de imóveis para uso na administração pública , além de atuar como veículo para licitações internacionais e celebração de contratos administrativos de prestação de serviços públicos . 
Antes da publicação do edital , essa modalidade tem uma característica que a diferencia das demais .O sumário do edital deve ser publicado antes da efetiva utilização do instrumento de convocação .
Importante ressaltar que em casos de concurso acima de R $ 1.500.000,00 ( um milhão e quinhentos mil reais ) , será necessária a realização de audiência pública prévia à publicação da convocação . 
2 Tomada de preço 
A tomada de preços é um exemplo de licitação de média complexidade .Nela , os interessados ​​sao cadastrado anteriormente ​​para participar do processo licitatório . 
A habilitação é a primeira fase, ou seja, de entregar documentos obrigatórios e verificar se está tudo dentro dos requisitos do edital. Aqueles não cadastrados poderão inscrever-se até o dia útil antes dos dados do recebimento das propostas.
Três membros escolhidos pela administração pública (geralmente funcionários públicos ) compõem a fase de julgamento , que são responsáveis ​​por avaliar as propostas apresentadas .
3 Convite 
O convite é uma espécie de licitação bem curiosa , na qual as pessoas interessadas no ramo de atividade da busca pela administração são convidadas pela mesma a participar do procedimento.
Para que a licitação tenha início , serão escolhidos e convidados no mínimo três participantes .Se os três primeiros estiverem ausentes, seja por limitações de mercado ou desinteresse do convidado , pode excepcionalmente ser realizado por menos de três concorrentes, embora isso seja uma exceção.
O instrumento convocatório para essa modalidade é a carta-convite e não o edital, que será enviada para os interessados e fixada sua cópia em local público para os demais que possuam cadastros, mas que não foram convidados, possam participar.
Esta é a mais simples das várias opções previstas pela Lei 8.666 de 1993 , pois inclui um processo inteligente para contratos de menor valor.
4 Concurso
O concurso é o nosso quarto formato e envolve a administração em busca de pessoas interessadas em realizar projetos técnicos , artísticos ou científicos .Nesta situação, o vencedor pode receber um prémio ou compensação .
Ao contrário de outras modalidades, a seleção desse tipo é baseada na natureza do objeto e não no valor do contrato .
Uma comissão especial será montada para julgar o trabalho, o que é outro diferencial das demais modalidades. Esse comitê será formado por indivíduos de reputação duvidosa e reconhecida experiência no assunto , que podem ou não estar servindo como servidores públicos .
5 Leilão
Este método difere dos demais por ser utilizado para vender bens e serviços a quem tem a melhor oferta , que é igual ou superior à primeira avaliação .
Portanto, serão objetos do leilão:
 Bens móveis inservíveis à administração;
- Produtos legalmente apreendidos ou penhorados;
- Bens imóveis adquiridos através de procedimento judicial ou dação em pagamento (bem dado para quitação de dívida).
 E os bens imóveis com valores de até R$ 650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil reais) poderão ser alienados através do leilão. Em valores superiores ao mencionado, utiliza-se a concorrência.
6 Pregão 
Lições de Pregão – o termo que poderá ser aplicado pelos Estados, Estados e Municípios – não está elencado em lei 8666, mas sim na lei 10.520 de 2002. Essa lei geral, assim como aquela, normas sobre licitação de modo mais a médio para cada jurisdição da União.
A própria lei menciona que a administração pode utilizar o método da prerrogativa para adquirir bens ou serviços comuns .O parágrafo único do artigo 1º estabelece que aqueles cujos “padrões de desempenho e qualidade possam ser definidos objetivamente pelo editorial, por meio de especificações usuais de mercado “, são os “ bens comuns “.Ou seja , as mercadorias em questão carecem de características técnicas únicas .
Podemos mencionar ainda que o pregão dispõe de uma espécie de procedimento mais rápido, realizado mediante apresentação de propostas de lances em sessão pública e adotará sempre o tipo menor preço.
7 Consulta
Por último , mas não menos importante, temos a opção de consultar um modo de operação que não foi contemplado na lei 8666 nem na lei geral de telecomunicações 9.472 de 1997.É um tipo de solicitação que visa a aquisição de bens e prestação de serviços comuns aos órgãos reguladores .
Isso significa que não poderá ser aplicada a uma compra realizada por uma Prefeitura, por exemplo, mas somente para o caso mencionado acima.

Outros materiais