Buscar

Com a publicação da Carta de Burra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com a publicação da Carta de Burra, em 1980, surge um novo conceito implantado, pelos restauradores, baseado em medidas de segurança e manutenção, além de prever a destinação do bem. 
Esta definição se refere ao conceito de:
a. Conservação 
Questão 2
Texto da questão
Podemos definir preservação como o conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.
Verdadeiro 
Questão 3
Texto da questão
Arraste e solte: 
No campo dos  em branco , o Programa de  em branco  define riscos como: “é a chance de algo  em branco , causando danos e perda de valor para  em branco  por meio da ação de um ou mais agentes de riscos”.
   
museusGestão de Riscos ao Patrimônio Musealizadoaconteceracervos musealizados
Questão 4
Texto da questão
No Brasil, o art. 216 da Constituição Federal Brasileira de 1988 define como patrimônio cultural brasileiro: os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. 
Qual opção não se encontra nos dispositivos da Constituição Federal?
a. As formas de expressão.
Texto da questão
Vimos neste primeiro módulo a definição do Estatuto dos Museus para o termo museus. Complete os campos em branco de acordo com o material estudado.
Arraste e solte:
Consideram-se  em branco , para os efeitos desta Lei, as  em branco  que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de  em branco , estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor  em branco , artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.
   
museusinstituições sem fins lucrativospreservaçãohistórico
Questão 6
Texto da questão
O conceito de bem cultural musealizado foi publicado em qual legislação brasileira?
b. Decreto nº 8.124/13.

Outros materiais