Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA ANÁLISE HORIZONTAL E VERTICAL-FABIANA RODRIGUES PEREIRA SILVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – ANÁLISE HORIZONTAL E VERTICAL
Fabiana Rodrigues Pereira Silva
 47014808
Administração
Existem várias técnicas dentro da contabilidade que são utilizadas para avaliar situações econômicas das empresas dentre elas a análise horizontal e vertical.
A análise horizontal é uma técnica que serve para avaliar o desempenho das empresas. Segundo Reis (2009), é uma técnica de analise que compara cada item demonstrativo, em cada ano, com valor correspondente em determinado ano. O objetivo da análise horizontal é mostrar a evolução de cada conta.
Para Ludicibus (2007) a principal finalidade da análise horizontal é apresentar o crescimento de itens dos balanços e das demonstrações de resultados a fim de caracterizar tendencias. Diz o autor que a tabela da análise horizontal sempre é realizada em termos de índices. No primeiro ano do período analisado, o índice terá como base 100, e os valores dos anos seguintes serão expressos em relação ao índice 100, desta forma, o analista observa a evolução.
Esse tipo de análise permite a avaliação do aumento ou da diminuição dos valores, que acompanham o balanço patrimonial ou de resultados entre cada períodos. O cálculo é bastante simples: adota-se o índice 100 como representativo dos valores monetários do no que serve de base, para confronto com os valores dos demais períodos. Aplica-se regra de três simples e direta, e calculam-se os índices correspondentes aos períodos que serão confrontados com cada período.
A análise vertical avalia a estrutura do ativo e do passivo, além da formação do lucro e prejuízos.
A análise vertical calcula a porcentagem de cada item. E o valor pode ser o Ativo Total ou Passivo Total e a Receita Operacional Liquida. Ao aplicar a analise vertical, o analista está transformando os valores monetários das demonstrações financeiras em medidas ativas, chamadas coeficientes ou percentuais. O uso da analise vertical tem como objetivo medir o percentual de cada componente em relação a base. 
A análise vertical permite comparar o desempenho de diferentes setores em um mesmo período, enquanto a análise horizontal serve para entender a variação de um mesmo setor ao longo do tempo. 
https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/176554/pdf/0?code=7X9BPpN7t3p5OJWOk56sksMz/RduhhxJeMTFLEtbya4Qt7HUw0PZF98STNpKW9yYlIABBNmJlRnRVgqMrMkGJQ==
chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://canal.cecierj.edu.br/012016/276a2d0f2640d64b618f06de97ec212c.pdf
https://capitalresearch.com.br/blog/analise-vertical-e-horizontal/#:~:text=A%20an%C3%A1lise%20vertical%20permite%20comparar,setor%20ao%20longo%20do%20tempo.

Continue navegando